segunda-feira, 19 de junho de 2023

Estamos seguros na Finansfera?

 Netos e Netas,

Não costumo entrar na paranoia da segurança (sem sentido pejorativo), mas a "perda" de um integrante na finansfera me deixou pensativo.



Navegando pela finansfera, me bateu uma saudade do AA39, fui ao blog dele e tive a triste surpresa: ele encerrou o blog. Não por ter atingido a FAT FIRE, não por ter falta de criatividade ou incentivo, mas sim por receio da violência!!!

Gostava do blog dele pois é o típico brasileiro que se aposentou direcionando a grana para os imóveis pra se aposentar recebendo aluguel.

Mas... um receio que também me assola endemicamente fez a finasfera perder este cascudo integrante.

Estamos seguros da finansfera?

A partir de qt de patrimônio preciso me preocupar realmente com isso? Is this a rich people problem?

Não raro (infelizmente até frequente), pipoca no noticiário casos de furtos/assaltos, sequestro e mesmo mortes envolvendo as mais diversas quantias de dinheiro. Desde casos clássicos da filha que convence o namorado a matar os pais para ficar com a herança, passando pelo aspirante a ator enterrado numa mala a dois metros e concretado por cima, pelo ganhador da mega sena e mesmo da mulher que planejou a morte do namorado para ficar com o seguro de 120 mil reais (fui jogar na internet para colar o link aqui, surpresa q apareceram tantos casos semelhantes que nem vou pegar um específico).

Dos crimes que citei, a violência contra a integridade humana é (obviamente) abjeta em todos. Porém, ainda me surpreende premeditar matar uma pessoa por quantias tão baixas tipo, menos de 100 mil reais... é muito bizarro.

Mas Neto, crime sempre existiu e vai existir, se ficar pensando nisso vc vai enlouquecer.

Pode ser que vc tenha razão, meu fleumático leitor, mas tbm acho que não devemos dar sorte ao acaso.

Quando abrimos nossas carteiras em nossos post, será q ninguém com acesso aos dados da cblc não conseguiria ver quem as pessoas que tem 500 ações da empresa A, 200 ações da empresa B e 543 ações da empresa C? (deve haver apenas 1 pessoa com essa combinação de ações)

Será que não teria alguém no banco X ou na corretora Y que tenha acesso a conta corrente dos seus clientes e saiba quais contas fecharam o dia 28 de fevereiro de 2023 com exatamente R$ 7.345,47 na conta?

Eu mesmo, nunca abri minha carteira de ações com medo disso. (na verdade é mais por não me orgulhar de ter feito minha carteira com dicas de youtubers e relatórios de research).

Às vezes posto uma operação de câmbio mais detalhada, ou a compra de algum papel, e volta e meia me pergunto: Não estaria essa informação muito rastreável?

E vcs, Netos? Se sentem seguros na finansfera?

Gostam de contar uma mentirinha ou outra para despistar os stalkers?

Bora lá!!!


12 comentários:

  1. A preocupação é 100% válida, há histórias de mortes por dinheiro de pinga. Meu blog é anônimo, quem conhece o blog não me conhece pessoalmente, quem me conhece pessoalmente não sabe que eu tenho um blog de finanças.
    Então acho que estou seguro, outra segurança involuntária que eu tenho é não ostentar, parece brincadeira, mas o nome do meu blog vem em parte porque eu me visto quase como um mendigo :))
    Já aconteceu de um cara melhor vestido do que eu me pedir dinheiro, eu me divirto.
    Acho mais perigoso ficar falando sobre investimentos com conhecidos e parentes, é só algum desses comentar algo com alguém com dívida de drogas e você logo vira a vitima perfeita.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Neto
    Penso nisso caso alguém próximo descubra o meu blog. Mas não por questão de crime, mas sim de saber sobre minhas finanças. Porque geralmente quando vemos uma pessoa bem sucedida, não sabemos o valor patrimonial exato, e em riqueza de detalhes. Na verdade estimamos. É sempre bom manter em segredo alguns investimentos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, C&P. E muitos, como eu, usam o blog para um excesso de sinceridade tanto para controle como para desabafo. Aí esse excesso que é o segredo que guardamos dos outros.

      Excluir
  3. Realmente não é prudente dar detalhes da vida pessoal, profissional, etc porque alguém conhecido pode acabar te identificando. Acho que o pior caso é alguém do trabalho te identificar, mas se for alguém da família é bem chato também.
    A sua ideia de colocar informações falsas é uma boa para burlar essa hipótese de você ser "a única pessoa do Brasil com determinada combinação de ações" . Realmente alguém mal intencionado de uma corretora ou banco poderia te identificar. Embora a possibilidade seja remota, acho que é possível sim e não deve ser completamente ignorado.
    Por estes motivos que não falo qual é a minha corretora, nem onde trabalho, nem quando saio de férias, minha área profissional, idade, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, várias vezes ao escrever esse post lembrei de vc e seu esquema de moedas.

      Excluir
  4. Eu já fui descoberto kkkk mas me considero um pequeno investidor, e acho que as pessoas que se interessam por finanças/investimentos na maioria são gente boa, que não cometeriam algum crime pra tentar obter meus trocados... mas também já pensei de encerrar o blog algumas vezes, ou só parar de divulgar valores, também poderia ser interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bi, infelizmente há casos de latrocínio arquitetados por causa 100 mil reais... é assustador.

      Excluir
  5. Boa noite Neto! É sim sempre uma preocupação no Brasil...por esse motivo que não abro meu patrimônio e opto por divulgar minhas informações apenas em %. Se é possível identificar alguém pela carteira que ela possui acredito que seria um trabalho muito grande para tentar pegar nós, reles mortais de classe média...Dá menos trabalho fazer um sequestro relâmpago de um rico na frente de sua casa no Morumbi... No mais foco apenas para não divulgar informações demais a ponto de permitir me identificarem com baixa dificuldade...No ambiente de trabalho e familiar sabem que invisto, mas acredito que não saibam nada sobre FIRE ou a minha estratégia de aposentadoria antecipada... Prefiro assim...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, VVI, tbm penso nisso pra me tranquilizar, que sou peixe pequeno e tal... mas há casos como citei q o motivo do sequestro e morte foi 100 mil reais....bizarro demais.

      Excluir
  6. Vivendo no Brasil certamente essa preocupação é pertinente. A hipótese que você colocou parece remota, já que somos milhões de investidores, mas bem possível também. Minha paranoia costuma ir no sentido inverso: fico imaginando alguém ao meu redor que também frequenta o universo FIRE descobrir o meu blog e, pelas informações que compartilho, me "descobrir". Recentemente escrevi no blog sobre uma viagem que fiz e fiquei pensando sobre isso. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, FT. Me lembrou um seriado sobre o unabomber que foi descoberto pela forma de escrita dele.

      Excluir