segunda-feira, 1 de maio de 2023

Patrimônio - 04/2023 - 3.048.411,00 [R] (ou) USD 611,039.00 [R]

 Esse dia chegou!!! 3MM

Será que vou me manter neles? Será que sobe? Será que cai?

Valeu a pena esperar?




Comecei o blog em junho de 2021, com patrimônio de 2,5 MM. Hj alcanço 3 MM. Apesar de ser a meta de aposentadoria de muita gente, me permito ser um pouco egoísta (em meu próprio blog) e confessar aos meus 2 leitores que pensei q fosse ficar mais feliz.

Deixa de ser esnobo, Neto, aproveite as conquistas intermediárias!!! É um baita número!!!

Eu sei, meu acalentador leitor. Não estou desanimado pela soma, da qual me orgulho de cada centavo conquistado com suor, estresse, noites em claro. Mas, não tem como não parar para refletir por alguns instantes com a realidade escancarada na figura abaixo:



Aportando (!) e escolhendo meus investimentos, praticamente consegui igualar a SELIC!!!

Calma, Neto!!! Sua janela de observação pegou subida da SELIC de 4,25 para os atuais 13,75 e um ibovespa de 126k caindo para 100k... Não há RV que resista!!!

Eu compreendo, meu estatista leitor... Admito que suas observações já estão fazendo me sentir melhor. Cresci escrevendo, lendo e acompanhando a esvaziada finansfera atual. Mas que da vontade de liquidar tudo e  travar num ipca+ as vezes dá.

Passado o momento de fraqueza, vamos às atualizações do mês!!!

Talvez umas das causas que me faça perder pro cdi (eu sei eu sei, voltei à melancolia, mas foi só para dar uma continuidade dramática) seja a minha insistência e alguns ativos exóticos: Tava sobrando um caixa que coloquei em (umas 30 cotas) URPR11.


Papel vem apanhando muito. Minha tranquilidade com ele é que (supostamente) a gestão dimensiona bem as garantias, que, no limite de falta de pagamento, "basta" executar a garantia!!! A grande verdade é que é delicioso ser gestor de um FII!!! Taxa de adm e taxa de gestão em cima do patrimônio contábil e o risco da variação da cota fica pro cotista.

Outro ponto que me chateou um pouco, foi meu AAI novo. Meu AAI antigo nem sabia fazer câmbio, mudei para o novo q "prometia" fazer taxas competitivas com a Remessa Online. Antes de mudar, simulei varias cotações de mercado para ele e em todas ele disse q conseguiria um cambio melhor.

Mudei de assessor, dólar caiu para 4,90, faço uma cotação e... 10 centavos por dólar mais caros que o remessaonline. Me mantive no bem e velho remessa online!!!

Acabou que mandei pra fora a grana mas não comprei VWRA, vai ficar pra maio!

E, finalizando, meus inestimáveis 2 leitores, gostaria sim de mandar uma mensagem positiva. Estou muito feliz com essa marca!!! Esse número me dá muito conforto por saber que minha família está relativamente protegida financeiramente. E eu estou cada dia mais próximo da IF!!!

Parte da saúde!!!


Felizmente, a tendencia ainda e de queda no peso. Foco terminar o ano abaixo de 77,5 Kg!!! Com desafio de fechar o ano abaixo de 75,0 kg!

Corridas me deram uma dorzinha na panturrilha.

Comprei uma bicicleta, estilo mountain bike mesmo, como encareceu esse mundo de bicicleta, comprei a mais barata, 700 reais!!! Me lembro que aquelas q vendiam em mercado eram 100 e pouco!!! (estou ficando velho). Dei umas voltas na vizinhança, mas complicado... nunca gostei de andar na rua dividindo com os carros, sempre achei uma excessiva exposição ao risco desnecessário, aliado ao fato de eu estar andando de moto, os reflexos musculares são bem diferentes. Vamos ver se vou usá-la mais no dia a dia ou se vou usa-la só pra passear no parque no fds.


E vcs, netos? Como foi o abril e vcs?

Alcançaram alguma meta? Ainda sabem andar de bicicleta? Têm coragem de pagar mais de 10 mil numa bicicleta?

Bora lá!!!

15 comentários:

  1. Parabéns pelos 3 milhos grandes. Dinheiro apenas por dinheiro deixa de empolgar com o tempo, temos que nos concentrar no que esse dinheiro proporciona: menos stress, mais segurança, possibilidade de melhores experiências.
    A tendência é que no longo prazo (mais de 10 anos) uma carteira bem montada e corretamente diversificada bata tanto a inflação quanto a SELIC com folga, no curto prazo tudo pode acontecer. Sempre há a opção de reduzir sua exposição ao risco e aumentar a alocação em SELIC.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mendigo! Esses milhos dão uma boa pipoca!!! rs

      Não acho q meu caso seja dinheiro pelo dinheiro. Acho até o oposto, admito um pouco de "frustração" (essa palavra é forte demais, seria mais um incômodo) de achar q não estou tirando melhor proveito do meu patrimônio. É uma aposta meio que "a economia mundial irá sempre crescer", que historicamente faz sentido, mas como horizonte é muito grande, vc vai passar por momentos de dúvidas. Acho q eu estou nesse momento.

      Estou torcendo para essa aceleração da RV. rs

      Valeu

      Excluir
    2. Fala, Mendigo, complementando:

      "uma carteira bem montada e corretamente diversificada bata tanto a inflação quanto a SELIC com folga"

      Primeiro, não sei se é meu caso, pois montei mina carteira com dicas de youtube e relatório de research.

      Segundo, lendo o investidor de bom senso, duvido bastante da capacidade de gestor escolherem bons ativos recorrentemente.

      Por isso estou focando em investimentos passivos. (Tentando, pelo menos, rs)

      Bora lá

      Excluir
  2. Neto,
    Sabemos que vc sabe. Mas esse período de aporte na renda variável vai render beeeeem mais em um horizonte maior. Beeeeem mais! A renda variável está que nem uma mola, se encolhendo, no entanto acumulando energia, ao soltá-la o pulo vai ser grande.

    Quanto a bike, foi uma boa escolha, caso goste, vc vai querer até trocar de bike. Espero que tenha oportunidade de pedalar em uma zona com natureza, tipo uma roça, uma zona rual. É bem gratificante! Cansa! Sofre! Mas é outra pegada. Para quem curte natureza, claro.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, C&P.

      Vc ta certo, como eu falei para o VVI abaixo (não sei por que estou respondendo ao comentários em ordem aleatória, rs), torcer para o efeito SELIC ser maior que o efeito "dedo podre" na seleção de ativos da carteira.

      Espero criar esse amor pela bicicleta... se não for amor, que seja uma boa afinidade... rs

      Abs

      Excluir
  3. Boa noite Neto! Parabéns por atingir a meta dos R$3MM! Cara, ter rentabilidade nesse período igual a SELIC no valor que está é um ótimo resultado...o problema em si ao meu ver é conseguir SELIC considerando também os aportes. Isso significa que sua rentabilidade natural dos investimentos foi bem baixa (pra não fizer negativa). Esse é o motivo de sempre no meu acompanhamento separo crescimento de patrimônio de rentabilidade de investimentos. Já fez o cálculo sem os aportes pra ver qual seria sua rentabilidade? Apesar disso tudo sempre devemos comemorar o fato de estarmos no caminho do FI! Como já comentaram acima, a RV vai nos dar muita alegria e compensar a rentabilidade fraca dos últimos anos...só não sabemos quando. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VVI, como vai a filhona?

      Esse tópico é bem interessante: rentabilidade! Importantíssimo, mas, como estou indo para s investimentos passivos, acaba sendo mais uma consequência que uma meta a ser perseguida. Ao escrever isso, acabei de perceber que preciso complementar minha resposta a Mendigo acima.

      Mas sim, minha rentabilidade foi bem comprometida nos 2 últimos anos. Torcer para que o efeito selic seja mais predominante que o efeito "más/péssimas escolhas" no meu patrimônio.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Opa, a filhona tá uma gracinha mas ainda dando muito trabalho...rsrs. Nunca valorizei tanto uma noite de sono dormida! As vezes é melhor nem fazer as contas mesmo...vai em frente que no futuro vai ter valido a pena. Grande abraço!

      Excluir
  4. Parabéns, Neto! Com essa cifra, eu pediria demissão e iria para um emprego bem relax, de meio expediente, só para me manter ocupado e não consumir tanto do patrimônio e nem da renda passiva. Mas cada um tem o seu objetivo.
    E tenho esperança no que os 2 colegas escreveram acima: a renda variável está como uma mola sendo apertada. Um dia ela vai saltar! Ou ao menos assim esperamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mago,

      É, cara, ainda não é o caso, mas é importante saber lidar com o patrimônio pós fase acumulação/consolidação e entrar na fase de usufruto... acho que o AA40 postou um texto sobre isso, a teoria dos 3 baldes... Mas confesso que não gostei, não sei por que... é prático, mas não me bateu bem no ouvido.

      Excluir
  5. Olá Neto!

    Me identifico com essa frase: "Mas que da vontade de liquidar tudo e travar num ipca+ as vezes dá." :)

    Em relação a bicicleta, comprei uma usada uns anos atrás, uma nova mediana esta acima de 2k, virou modinha agora esses grupos de "bicicleteiros". Minha ideia inicial era usar pra ir trabalhar, mas acabei desistindo, chegava muito suado. No caso também tem o risco de acidentes de trânsito, então pra questão de saúde, acho mais seguro ir pedalar na academia, totalmente chato, mas mais seguro e barato, se for comprar uma bike boa, paga uns 2 anos de academia com o valor.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Bi...

      A bike foi realmente um ativo de alto risco q eu comprei, rs... vou dar mais uma chance a ela essa semana.

      Excluir
  6. Descobrindo o blog agora, parabéns pelo patrimônio alcançado!

    Acho que consigo imaginar o seu incômodo em não ver a carteira deslanchar conforme o esperado, mas com toda essa grana o mais importante deve ser justamente ter paciência. Mais cedo ou mais tarde o patrimônio poderá dar saltos MUITO relevantes.

    Abs!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo FT.

      Tô aqui na torcida pela descompressão das ações!!!

      Abs

      Excluir
  7. Tenho um grande caminho a percorrer mas espero que um dia consiga alcançar meus objetivos. Vou aprendendo aqui com a finasfera. Sucesso pelas conquistas.

    ResponderExcluir