sexta-feira, 13 de maio de 2022

É rapaz... fui rebaixado no trabalho #MomentoDesabafo

Netos e netas,

Coisas da vida coorporativa: Fui rebaixado no meu trabalho, devo perder uma graninha significante no total cash anual.

A vida (a maturidade) já há algumas décadas me fez assumir/entender que a esmagadora maioria das ações/consequências que caem sobre mim são responsabilidade minha. Mas, mesmo fugindo da vitimização, temos que parar e entender o cenário onde vc está inserido.

Curiosamente, dada algumas insatisfações no meu trabalho, estava inclusive escrevendo um post sobre isso, parecia premunição.


Lá no início da minha vida profissional, tomei a decisão de não crescer pela teatralidade. Sempre odiei ver as pessoas que não queriam trabalhar, compensando sua falta de empenho ou tentando ser gente boa com o chefe ou tentando criar todo um ambiente onde fatores externos teriam feito com que ele não conseguisse entregar o que deveria entregar. Ficava bem entristecido qd via que as desculpinhas geralmente colavam.

Com o passar do tempo entendi que seus chefes são pessoas e que "apenas" resultados não são suficientes para se crescer corporativamente. Não me tornei teatral, não trai minhas convicções, mas compreendi que precisava saber qual a visão do chefe sobre o meu trabalho. Ele sabe que aquela mina entrega rápido é uma habilidade que eu tenho acima do grupo? Ele sabe que quando minhas habilidades não são suficiente, trabalho o dobro para entregar algo muito bom dentro do prazo? Ele sabe que estou vendendo bem a imagem do time para fora e ajudo na boa fama da gerência?

Sempre me esforço para refletir se eu fiz tudo que poderia fazer para conseguir aquilo que não consegui. O que poderia ter feito diferente. E a conclusão que eu cheguei foi: Deveria ter saído da gerência antes!!! Estava num jogo de cartas marcas, num solo estéril para o meu crescimento.

Ja tinha identificado que o que valia aqui era um dos ensinamentos de "o príncipe" de Maquiavel.

Impressionante como alguns que entregaram muito menos que eu foram promovidos são os mesmos que tomavam chopes e iam a centro de entretenimento adulto com os chefes.

É... bora tomar uma pra esquecer e adaptar minha meta de investimentos com a tungada que tomei.

E vcs, Netos?

Me contem aí as decepções que vc ja passou no trabalho de vcs.

Bora lá!!!

21 comentários:

  1. Sou funcionário público e não sei se posso dizer que tive alguma decepção no meu trabalho, porque minhas expectativas sobre ele nunca foram muito grandes.
    Sou funcionário público de baixo escalão e nunca tive o emprego que tenho como meta. Estava na época do concurso no ultimo ano de faculdade e o emprego público que consegui veio a calhar, pois estava na área de minha formação.
    Porém de á pra cá fiz outros concursos, passei até perto da vaga num concurso de nível federal, mas parou pr aí, o número de concursos diminuiu e estou aqui. A cidade onde moro é pequena e o mercado de trabalho também.
    Resumindo estou numa parcial zona de conforto/estagnação. Hoje me vejo como a maioria dos funcionários público que conheço da minha faixa etária. Passaram com a idéia de aquilo seria temporário, foi temporário para poucos a maioria continua no mesmo lugar.
    Durante esse tempo de trabalho vi como o serviço público pode ser enrolado, lento e pouco eficiente, além das politicagens, fofocas, puxa sacos etc.
    Já pensei em sair daqui várias vezes, mas voltar a entregar currículo por aí, pra ganhar provavelmente menos do que ganho, é desanimador. Quem sabe uma hora tomo coragem e empreendo no modo subsistência.
    O que posso falar sobre seu caso, é que tenho perfil parecido com o seu, não puxo saco, sou na minha e não me arrependo.
    Mas a maior parte da sociedade brasileira ao meu ver se identifica mais com o contrário, os bom de papos enroladores (porque não adianta ser bom de papo e ser sincero, você tem que falar o que as pessoas querem ouvir), os puxa sacos, mentirosos etc.
    Porque a maioria das pessoas não gosta ou tem preguiça de pensar então querem as soluções mais fáceis, os papos mais leves etc etc.
    E os capachos se adequam e se prestam a isso tranquilamente.
    Se tiver chefes ególatras aí já era, é sem futuro pra quem só quer trabalhar.
    Em resumo, na contramão do que muitos coaches caça níqueis, dizem ou dão a enteder, não temos controle sobre tudo, e muitas vezes só competência e/ou boa vontade não bastam, o jogo social, ainda que falso e/ou vazio pode e em muitos casos faz muita diferença.
    Mas se me permite um conselho, não vire um ator, um puxa saco por causa disso, se mantenha com sua personalidade. Não vale a pena perder a essência por causa de um emprego que você perder amanhã ou depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e só pra complementar meu primeiro comentário. Outro ponto a se destacar, pelo menos na reliadade que eu conheço, coleguismo no trabalho é um conceito bem frágil.
      A maioria do pessoal que vi até hoje é muito bom pra bater papo sobre besteira, mas são poucos, uma pequena maioria que é bom de trabalho (interessado), que se importa com os colegas.
      Na prática a maioria caga e anda, inclusive para os colegas com quem conversam besteiras. Na hora de passar uma informação, adiantar um serviço, completar ou complementar a atividade do colega, cobrir uma falta, férias etc é tudo feito nas coxas, ou nem é feito, já saí de férias combinado com um colega que ficou para terminar determinada atividade e o cara não fez e deu uma jistificativa qualquer...
      Depois você manda alguém assim se foder e o errado é você.

      Excluir
    2. ô Anon... obrigado pelas palavras...

      Não vou mudar para a teatralidade por 2 motivos, realmente não acho certo, ainda acho que sim vc tem que se preocupar e cuidar da própria imagem, mas a parte técnica o conteúdo tem que ter alto valor. E o segundo motivo é por que eu simplesmente não sei ser só teatral ou 90% teatral.

      c'est la vie...

      e bola pra frente!!!

      Bora lá!

      Excluir
    3. Essa parte de ser sacaneado por colegas de trabalho tbm já passei, foram fazer uma queixa de mim para meu chefe, meu chefe me chamou pra conversar, por A+B provei que eles estavam errados... 2 vezes isso aconteceu... com um chefe foi rápido, ao apresentar as evidências, ele já entendeu tudo. Com o chefe atual (anterior) foi uma hora de conversa ele batendo e eu me esquivando e dando contra argumentos. Impossível explicar algo para alguém que não quer entender.

      Outras "sacanagens" é o típico roubo de idéias. Vc faz algo maneiro, seu chefe apresenta pra empresa e fica com o mérito. Até ai, ok, meu dever é municiar meu chefe mesmo com as melhores ideias e melhores trabalhos. Eu poderia ser lembrado na apresentação, poderia... Mas foda é qd vc nem é lembrado em público e na hora da premiação os prêmios vão para os amigos e cartas marcadas.

      Foda...

      Excluir
  2. Fala Neto, como assim rebaixado do emprego? Você é CLT? Queria entender melhor pois por lei, seu salário nunca pode ser "rebaixado". Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Vini, belezin?

      Sou CLT e tenho cargo de confiança, art 62 da CLT.

      A irredutibildade do adicional do cargo de confiança estaria numa zona cinzenta. Me trocaram para uma equipe "menos nobre", com isso conseguem reduzir meu adicional de cargo de confiança.

      Excluir
    2. Nossa Neto... vivendo e aprendendo. Sou gerente de TI e esses cargos normalmente são mais políticos que técnicos e por mais que esforce sem a "malicia" infelizmente não chegamos tão longe como esperamos. Aqui em BH não possui esse adicional de cargo de confiança (a não ser a PL). Mas o que passo para você é que muitas vezes é melhor estar um passo atrás do que em um passo que não estaremos felizes.

      Excluir
    3. Sim sim, umas das linhas em que estou pesquisando é justamente essa: Dado que a parte financeira e crescimento profissional na minha gerência estão nitidamente comprometidos, mudar de área para ter mais tempo e/ou menos estresse está sim no meu plano de ação.

      Obrigado pelas palavras!!!

      Abs,

      Excluir
  3. Sacanagem em Neto...que chato...mas levanta a cabeça e foco no futuro. Pessoalmente não posso reclamar muito do meu ambiente de trabalho pois, apesar de ver claramente que se você quer crescer realmente tem que ser um pouco político, não tenho intenção de ir para a área gerencial (única área que realmente cresce). Sou técnico e por isso fadado a não ter grandes promoções (já aceitei isso). O bom é que pelo menos meu chefe e colegas são boas pessoas e deixam o clima tranquilo. Tive sorte...Vejo sim muita ineficiência e alguns "morcegos" mas não na minha gerência (minha exposição é baixa a estes). A gente vai ficando velho e fica com menos paciência para politicagem. Antes almoçava em lugares caros só pra "conviver mais com equipe". Antes da pandemia almoçava com o pessoal só quando iam em um restaurante que gosto e está dentro da minha meta diária de gastos (atualmente estou em homeoffice e almoço em casa). Voltando pro escritório possivelmente vou levar meu almoço a maior parte dos dias. Mas entendo que funcionários de empresas privadas tem que se sujeitar um pouco a essa politicagem pessoal. Infelizmente muitos chefes não sabem separar vida pessoal de profissional.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Grande VVI,

    Realmente, lado gerencial precisa ser mais político. Eu tbm me considero mt técnico me esforçando para demonstrar minhas habilidades gerenciais. Foda qd vc e seus pares enxergam que o seu chefe subiu sendo inferior tecnicamente e gerencialmente, mas, curiosamente é o mais brother do escalão superior.

    Ter um ambiente de trabalho tranquilo é muito bom, a minha (ex) gerencia em si é mt boa de clima e de pessoas. Chato é receber elogios o ano todo, e na época de recompensas receber só tapinha no ombro.

    ResponderExcluir
  5. "Na hierarquia, todo funcionário tende a subir ao seu nível de incompetência".

    https://www.bbc.com/portuguese/geral-57305027

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant, blz?

      Cara... Acho q já li esse livro, me lembro de ter procurado para comprar, mas só achei em sebo (estante virtual se não me engano).

      Ainda na minha memória, o princípio de peter preconiza que, numa instituição hierarquizada, os trabalhadores vão sendo promovidos até o cargo que não conseguem mais subir por incompetência.

      Como posso falar?... Aqui no meu caso, o cara promovido já era nitidamente incompetente antes da promoção, nem o melhor do grupo ele era, rsrsrs

      Foi na mão grande mesmo, isso é consenso, (bem uns defendem dizendo que ele foi por ser o mais "de confiança", mas ninguém diz que ele era o mais competente e que atingiu sua incompetência no nível seguinte).

      O princípio de peter vale muito para aquela máxima: "ótimo técnico, péssimo gerente".

      Valeu, Scant, Abraço.

      Excluir
    2. "o cara promovido já era nitidamente incompetente antes da promoção, nem o melhor do grupo ele era"

      ou o princípio peter não se aplica a esse ou ele se aplica.

      se tal princípio se aplica, o cara promovido não era realmente incompetente antes da promoção, ainda que não fosse o melhor do grupo, hahahahaha

      abs!

      Excluir
    3. Verdade, Scant.

      O cara era um técnico mediano, mas não incompetente como técnico.

      Era nítido que seria um gerente ruim (a parte de me sacanear nas recompensas e me queimar pra fora realmente não esperava que fosse ser tão intensivo e explícito), mas, no limite, vc ta certo, o principio de peter foi obedecido.

      A forma como ele chegou ao nível de incompetência pode não ser a que está descrita no livro.

      Abs!

      Excluir
    4. talvez seja a hora de pensar em trabalhar em outra empresa
      ressalto o talvez

      abs!

      Excluir
    5. Sim sim, Scant, ta na lista. No meu conhecimento de mim mesmo e dos seres humanos em geral, acredito que a ordem de probabilidade seja:
      1) eu deixar a raiva passar e ficar onde estou;
      2) me mudar pra outra gerência dentro da empresa com outro cargo de confiança;
      3) me mudar pra outra gerência dentro da empresa sem cargo de confiança (voltar a ser "peão");
      4) Sair da empresa.

      Excluir
  6. É foda.. o que fazer? O que não fazer? Eu já larguei de mão pra responder essas perguntas. A vida corporativa é relativamente simples de entender. Depois de 1 ano na empresa que estou, percebi que aqui para ser promovido tem que participar do teatro. Se não, fica sentado na plateia. Por entender isso, sinceramente, eu não me vejo sendo promovido nesta empresa. Meu foco está em fazer o meu e estar aberto a novas oportunidades no mercado. Assim eu consigo me aliviar um pouco da pressão teatral.

    Mas uma coisa é certa, essa negatividade, se não combatida, atrai desgraça em cima de desgraça. Você pode não acreditar na lei da atração (nem sei se acredita...) mas a sua "premonição" me fez acreditar mais ainda nessa teoria.

    Para finalizar, da pra ver que um cara de sua competência vai conseguir superar essa fase. Como disse o VVI, levanta a cabeça e bola pra frente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, PR...

      Foi uma premonição/leitura de ambiente... acho que leio bem as pessoas, só, pelo visto, não consigo utilizar muito bem as leituras que faço ao meu favor...rs

      Interessante esse ponto de vista, lei da atração "eu fui o responsável por atrair essa parada negativa para mim". Realmente não acredito na atração literalmente falando, mas com certeza acredito no foco da mente em determinada coisa e que meu comportamento sugere e ativam vieses na mente dos outros... Talvez sim, nos últimos tempos tenha deixado transparecer que estava sendo levado pra baixo por estar num ambiente tóxico para meu crescimento profissional.

      Obrigado, vc me fez refletir...

      Quanto a ser teatral, cuidar ao desistir do teatro, eu já fiz isso, é importante se preocupar com a imagem e pescar saber o que as outras pessoas pensam de vc. Não muitas pessoas tem essa maturidade, mas pessa um feedback pros seus pares e pro seu superior... talvez venham informações uteis.

      Grande abraço e obrigado mais uma vez.

      Excluir
  7. Falaí, Neto! É, essa sua situação é zoada mesmo. Pelo que leio e escuto por aí eu tenho a impressão que esse é o padrão do mundo corporativo, pelo menos aqui na Banânia: os joguinhos são mais valiosos que as entregas. Aqui onde trabalho, por exemplo, você pode ser gerente de engenharia sendo um completo idiota tecnicamente, desde que você seja muito bom no seu "marketing pessoal". É bizarro.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, engenheiro, obrigado pelas palavras.

      Marketing pessoal, saber vender seu trabalho faz parte, eu consigo lidar bem com isso. Mas como vc falou, os joguinhos serem mais importante que as entregas, isso é foda... e na cara dura, e sempre os mesmos!!!

      Cansa e desmotiva... Mas vida que segue.

      Excluir
  8. Passando por situações parecidas, hoje tenho até certa aversão a esses benefícios ou cargos. Tendo a olhar como cenouras de burro, armadilhas. Se conseguir sem esquentar a cabeça, é bom, mas na maioria das vezes cobram mais do que valem. Mas sei que quando o cara tá devendo, todo centavo é pouco, assim se realimenta o sistema.

    ResponderExcluir