quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Compra de FII e a dificuldade de se manter uma estratégia + reserva de emergência

 Fala aê, amados netos de nosso vô, Velho Barreiro, belezinha?

Começar pelo segundo assunto (que seria o primeiro? paradoxo interessante)

1) O carro ferveu e a casa caiu!!!

1.1) Não q eu tenha um carro novo e tal, mas tbm não tenho nenhum carro da década de 80/90, por isso fiquei bem surpreso com o que aconteceu!!! Eu quase fui um daqueles caras que vc vê com o carro parado no canto da rua com o capô levantado e dono do carro com a cara enviada em meio a um monte de fumaça saindo do motor e atrapalhando o trânsito.

Eu disse "quase" por que nessa imagem que vc acabou de fazer na sua cabeça, eu consegui parar o carro antes da fumaça. O painel de temperatura acendeu e eu, depois de pensar "que luz é essa? Mentira!!! Não acredito!!! meu carro ta dando overheat no motor?  Put* que Pariu!!!", consegui encostar o carro numa entrada de garagem.

Resumo da ópera: 1300 reais de conserto! Na hora do incidente, eu olhei e consegui ver um pouco de paraflu em algumas partes do motor e pensei que fosse uma ou outra mangueira ressecada. Mas tive que trocar várias peças... 😭

1.2) Meu inquilino ligou (para a corretora) dizendo que a casa que ele alugou de mim está vazando água pelo teto. Os primeiros orçamentos deram de 9 mil a 14 mil reais!!!! Fui ao imóvel e pedi revisão dos orçamentos... Mas não deve vir nada abaixo de 7 mil reais.

Resumindo: Felizmente tenho reserva de emergência!!! Não vai faltar dinheiro pro leitinho das crianças nem terei de deixar de pagar alguma conta. A única dor é que não vou conseguir fazer aportes com dinheiro novo. O acúmulo de patrimônio foi prejudicado. #DosMalesOMenor

2) Migrando minha Reserva de Oportunidade para a Renda Variável.

Minha ideia inicial era migrar 20mil por mês da minha reserva de oportunidade de 200 mil para a renda variável. Fiz isso mês passado, mas acho q esse valor de 20k se deve mais a minha ansiedade que a minha racionalidade(¹). Felizmente, o aumento da SELIC e a queda nas bolsas, que fariam mts acelerar a entrada na RV, me fizeram refletir e dessa reflexão achei melhor reduzir o ritmo da RO para a RV. Em vez de 20k por mês, vou fazer 10k por mês.

E, devido a justamente a subida na SELIC e a queda da cota dos FII, resolvi fazer esse 'aporte'(²) relevante(³) em FII. Segue abaixo:

            XPLG11: 25@101,89
            KNRI11: 19@132,70
            HGRE11: 19@129,12
            HGLG11: 15@165,14

E por que estes FIIs? Grande parte vem do meu passado negro de seguir oráculos de internet. Este são do Fabio Holder. Felizmente, o critério multi-multi-multi(4) me parece um bom critério.

Tá... e onde está a dificuldade de se manter a estratégia?

Uma das máximas (verdadeiras) da construção de patrimônio para a pessoa física não especialista em mercado financeiro é que aporte constantes é melhor que acertar o timing do papel. Simples, porém, difícil de seguir.

Eu, que errei o timing de entrada nos FII (montei chuto uns 90% da minha posição em final de 2019 e início de 2020)(5), não continuei aportando constantemente após esse período.


Por que não continuei? Porque eu vi (li) que o crescimento de ações, num horizonte de 30 anos, sempre deu maior crescimento que os demais classes/tipos de investimentos (bom e velho 'investindo em ações no longo prazo') e decidi aportar para fortalecer minha carteira de ações/stocks.

E como foram essas mudanças de estratégias ao longo da minha vivência?
  • Primeira estratégia: seguir dicas quentes de youtubers e casa de análise;
  • Segunda estratégia: 25% Ação, 25% FII, 25% Stocks, 25% REITs;
  • Terceira estratégia: Focar em S&P500, via ETFs.
E hoje vou e compro FIIs, 😂😂😂

E como eu encaro isso?

Bem, vamos lá, desistir da primeira estratégia pra mim é mérito, então só lições positivas.
Ir para a segunda estratégia me pareceu algo equilibrado, perseguir um portfolio alvo, focando os aportes nos 25% menores.
Sair da segunda estratégia pra mim tbm foi bom, devido às vantagens das ações terem vantagem de geração de valor frente aos FIIs e de que a tributação dos REITs ser muito cruel com investidor estrangeiro não residente dos EUA.
Entrar na terceira estratégia é o simples e efetivo... é ver a grama crescer... é a dica que dou pra quem me pergunta o que fazer e por onde começar.

Então, por que que eu comprei FII? É... pode ser que eu tenha fraquejado... mas na minha cabeça hj estou confortável por comprar ativos de qualidade a um preço bem mais baixo que comprei no passado, com dividend yields bem interessantes.

E vcs, pessoal? Passaram por algum aperto financeiro? A Reserva de Emergência já salvou vcs?
Quais vieses comportamentais vcs identificaram nessa minha compra de FII?

Bora lá!

Neto Financista do Velho Barreiro

¹ Eu sei que há estudos que dizem que a probabilidade de se ter melhor resultado é fazer essa mudança de 1 vez só. Mas com esse curto prazo nefasto com que nos deparamos, minha aposta é que aconteça uma queda generalizada no curto prazo. Não é uma tentativa de acertar o fundo/vale.
² Não gosto de chamar de aporte quando não é dinheiro novo.
³ Relevante por que venho apenas reinvestindo os dividendos dos FII em FII, que estava no patamar de mil e pouco, logo 10k é relevante frente os mil e pouco.
4 Multi região, multi imóvel, multi inquilino
5 não que eu estivesse tentado acertar o timing, é que descobri FII naquele momento e estava muito guiado pelo pensamento "preço não importa", por isso fiz uma migração bem significativa (a título de patrimônio pessoal) da renda fixa para os FII numa tacada só. Fod* julgar o passado, mas se eu tivesse com a grana na renda fixa até o vencimento e só agora fazendo posição em FII, estaria bem melhor (mas sei que poderia estar pior tbm).

4 comentários:

  1. Legal NFVB!Conheci seu blog a pouco. É incrível como de vez em quando fazemos algo que na hora parece interessante mas depois vemos a besteira que fizemos...rsrs... Aconteceu comigo recentemente com a venda de uns FIIs. Esse mercado está tão maluco que está difícil até prever a tendência do mercado pra decidir em que investir. Parabéns por ainda mandar uma RO. A minha já se foi há tempos... Não tenho força de vontade de conseguir manter ela por muito tempo.
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI, bem vindo.

      Cara, eu sou meio cético quanto a RO, prefiro aportes constantes. Minha RO era para comprar imóvel em leilão, mas a ideia não foi pra frente.

      Felizmente (ou infelizmente), vender não é mais comigo, se compro errado, permaneço com o mico como castigo rs, brincadeira, vou mais na linha de patrimônio não se gira, se acumula... esse lema me ajudou bastante.

      Minha esperança está em minha compras em s&p500 diluirem esses micos que tenho na carteira e que o tempo faça a sua magica de um dia eles ganharem valor.

      No mais, bora continuar a trocar essas ideias.

      Abs

      Excluir
  2. NFVB,
    Meu carro teve um período que fervia direto! Aposto que no seu caso a válvula termostática travou e as mangueiras estouraram. Meu carro é de 2009, e isso me faz pensar em trocar por um mais novo, apesar de já ter feito o motor dele. Mas vc já viu como estão os preços dos carros?

    abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C&P... Véi... preços dos carros estão fora da realidade. Juntando o meu carro e o da minha esposa não dá 1/3 de um corolla zero (sonho de consumo da minha mulher).

      Pessoal compra um carro cujo preço é maior que 1 ou 2 anos de salário liquido deles... sem noção!!!

      Por isso eu acho que não vendemos os nossos, tipo, vender pra comprar qual?

      Tá complicado.

      Excluir