quinta-feira, 19 de agosto de 2021

As 2 perguntas que todo holder deve se fazer - Pare de girar patrimônio!!!

 Fala, Netos, tudo ok com vcs?

Estava trocando mensagens num post com o VVI, e resolvi escrever aqui as 2 perguntas que gosto de me fazer para me sentir mais holder e evitar ficar girando patrimônio. São elas:

1) Qual é a ação mais antiga que vc tem na sua carteira?

2) Qual a venda mais recente que vc fez?

Meu objetivo é maximizar o tempo ao responder essas 2 perguntas. No nível: "Boa noite a todos, me chamo Neto Financista do Velho Barreiro e estou a 1 ano e 6 meses sem vender um papel".

Evite a primeira venda!!!¹

A primeira pode até ser um pouco mais fácil, se vc tem uma ação xodozinha deixada esquecida na carteira. Então vc pode incrementar, fazer essa pergunta para cada classe de papel (Ação, FII, Stock, REIT). Uma vez q vc decidiu entrar em FII, ou fazer uma carteira de Stocks, fique se perguntando: Qual o meu FII mais antigo? Qual a stock mais velha da minha carteira?

A segunda pergunta é realmente uma prova de fogo. Eu gosto de pensar que tenho que ser muito mais diligente na compra que na venda². Se proibir de vender lhe faz procurar mais informações antes de alocar a grana ou, como no meu caso, te faz simplificar a estratégia, como por exemplo focar em ETFs de S&P500.

E quais são minhas respostas:

1) Minha ação mais antiga é BBSA3. Tenha elas desde 2016, quando fazia lançamento de calls cobertos ATM (então tecnicamente elas estariam na minha carteira desde a última fez que fui exercido e recomprei a posição).

2) Minha última venda foi justamente parte das BBAS3 (que eram uns 30% do meu patrimônio de ações) em março do ano passado na queda da pandemia. Decidi vender para dar um reequilibrada comprando empresas do setor elétrico, e aproveitando para ficar com um prejuízo a compensar na carteira, que carrego na minha declaração de IR para um dia no futuro eu, se precisar, usar.

E vcs, amigos?

Qual é a ação/FII/Stock/REIT/ETF mais antiga que vc tem na sua carteira?

Qual a venda mais recente que vc fez?

¹ A comparação com a ficha dos AA não teve nenhum intenção de desmerecer os portadores de qq dependência química, foi apenas o recurso narrativa do exagero (hipérbole) quando da comparação com a pessoas que tem compulsão por ficar girando o patrimônio, patinando na meta de acumulá-lo.

² Na prática temos de ser superdiligentes na compra E na venda.

3 comentários:

  1. A da minha carteira é a da Embraer, tenho desde 2013, a época em que eu era uma sardinha abissal (hoje sou apenas sardinha mesmo). É a última ação sobrevivente daquela época. Não pretendo vender. Sou adepto do buy and forget.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mago, Blz?

      maneiro... 2013 é um bom horizonte.

      e a sua venda mais recente? Pode nos falar?

      Abs

      Excluir
    2. Minhas últimas vendas foram em 2020. Vendi todas as ações que tinha (petr4, whrl4, elet3, elet6, ogxp3) para ajudar a quitar meu financiamento. Da minha época mais sardinhesca só sobrou embraer mesmo.
      As que tenho hoje não pretendo vender nunca, a não ser que vá usar o dinheiro para comprar uma casa ou um terreno ou para cobrir alguma despesa que minha RE não cubra (bati 3 vezes na madeira aqui). Se alguma empresa que eu tenho hoje ficar ruim, só vou parar de comprar, sem vender.

      Excluir