sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Os 5 arrependimentos de um F.I.R.E.

Fala, Netos, blz?

O título deste post pode soar um pouco clickbait (o título da matéria pra mim é muito clickbait), mas juro que este assunto me cativa muito.

Esta matéria fala sobre Sam Dogen, um F.I.R.E que listou 5 arrependimentos de ter se aposentado cedo:

- Poderia ter trabalhado por mais alguns anos;
- Poderia ter tido filhos antes de se aposentar;
- Poderia ter investido mais agressivamente;
- Poderia ter trabalhado em outras áreas;
- Não precisava ser tão cedo.

Resumo dos meus pitacos:

Pelo que vi no site do Sam, ele escreve com certa regularidade. E em um de seus posts ele fez essas reflexões. Acho exagero ele falar que foram arrependimentos. Parece mais daqueles momentos "se eu pudesse voltar ao passado com a cabeça q tenho hj, faria isso diferente". Vamos às minhas considerações item a item:

1) Poderia ter trabalhado por mais alguns anos;

Cara, ele tinha uma meta de se aposentar o qt antes. Se dedicou a isso e conseguiu: se aposentou aos 34 anos com 3 milhões de dólares. Acho essa um daqueles pensamentos que não levam a lugar nenhum: "poderia ter feito com mais calma" ou "poderia ter acumulado mais, ainda estava com gás". Eu acho que ele fez o melhor dele com o que ele tinha disponível. Acho difícil ele ter feito diferente, principalmente depois que li (metade rs d)essa outra postagem dele, onde ele afirma que sempre se sentiu falhando demais, então por isso ele poupava demais. Não tem do que ele se arrepender aqui.

2) Poderia ter tido filhos antes de se aposentar;

Aqui uso os mesmo argumentos do item anterior, com alguns detalhes. Todos sabem que ter filho é uma ótima experiência, mas com uma grande contrapartida financeira. Então, eu compreendo e admiro aqueles que conseguem postergar os filhos até atingirem determinado patrimônio. E mais, depende das suas aspirações para a aposentadoria. Se a pessoa quer se aposentar com 34 e ficar 2 anos viajando sozinho ou com a mulher seria interessante postergar os filhos para depois dessa fase "curtição" do inicio da aposentadoria. Um argumento aqui que ele usa são os auxílios que o trabalho dele daria: ótimo plano de saúde e meses de férias remuneradas. Aí sim. se vc quer ter "logo" uma família e não quer curtir os anos iniciais da aposentadoria "livremente", postergar a aposentadoria para surfar nos benefícios da empresa me parece uma decisão bem racional.

Neste item eu usei muitas "aspas" por que a decisão de ter filho é muito pessoal e subjetiva. Só quis tecer considerações para os 2 cenários: Quero ter filho o quanto antes x quero viver bem antes de ter filhos. (óbvio que ter filhos não é o impedidor de viajar e se divertir, mas caso vcs não tenham filhos, prestem atenção nas malas extras que os pais de criança levam nos carros e nos aeroportos - eu e minhas costas sabemos muito bem, rs).

3) Poderia ter investido mais agressivamente;

Essa é a famosa bola de cristal. rs. Um dos exemplos que ele usa é que poderia ter investido em imóveis pós crise de 2008. Difícil... complicado... como disse, o cara estava focado em segurança, não deve se martirizar por ter seguido seu plano. 

Mea culpa: Eu tenho um pouco disso com crypto ativos, mas não fico chateado de não ter ficado milionário por não ter investido pesado no passado. Meu "arrependimento" foi que eu fui muito rígido a ponto de não alocar 1 centavo se quer e nem querer me inteirar sobre o assunto.

4) Poderia ter trabalhado em outras áreas;

Essa aqui é curiosa, pois apesar dos meus argumentos acima tbm servirem para este item, aqui eu senti um pouco de... pena... não sei se essa é a palavra... mas meu ponto é: o caminho até a aposentaria tbm tem que ser prazeroso, tipo, vc sim claro tem q fazer concessões para se manter no plano, mas o durante tbm conta como vida. Ele morava em São Francisco, capital mundial das startups de tecnologia... ele poderia ter tido uma experiência diferente profissionalmente nessa área, como ele mesmo cita.

5) Não precisava ser tão cedo.

Aqui é o mesmo argumento do item 1. (relendo acho que poderia ter separado o item 1 em 2 itens #PreguiçaDeReescrever, peço desculpa aos meus 2 leitores fiéis).

Eu mesmo particularmente sou um dos poucos que conheço que tem nenhum ou quase nenhum arrependimento do passado. Pois na minha cabeça sempre tomei as decisões com os conhecimentos que eu tinha a época. Esse exercício de imaginação do que eu deveria ter feito diferente serve mais com uma preparação para eventos futuros que como uma frustação das atitudes passadas. Por isso a palavra arrependimento acho muito forte para o texto tema desse post.

Claro que esses textos tem outra finalidade: Aprenda com meus erros! Além de que é sempre bom ouvir relatos de quem já chegou aonde vc quer chegar.

E vcs, netos, quais seriam seus arrependimentos por se aposentarem com 3 milhões de dólares aos 34 anos?

Bora lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário