segunda-feira, 25 de julho de 2022

O Jeito Warren Buffet de Investir + Perrengues de Pai

Netos e Netas, olá!!!

Como o livro da vez de Valuation é um tanto técnico, estou com um sidebook (não sei se essa palavras existe), pra dar uma revezada, e o escolhido foi: O Jeito Warren Buffet de Investir.


No início me parecia um livro de bla bla bla, que todo mundo lê só por causa do WB na capa, mas acho q estou, pelo menos, um pouco enganado.

Felizmente, logo no início, já teve aquela frase, aquele parágrafo que te faz interromper a leitura, fechar o livro por uns minutos em suas mãos e pensar sobre o que acabou de ler.

O parágrafo foi o seguinte [disponível na parte gratuita de leitura da Amazon.com]

[Nos parágrafos anteriores o autor/narrador disse que teve contato com os relatórios da Berkshire Hathaway pela primeira vez] e então:


Ta, Neto, o que tem de mais nesse parágrafo?

Pois bem, meus 2 leitores, posso ter feito um alarde muito alto para um parágrafo tão mundano... mas... foi um espelho para mim. Um espelho lascado, faltando um pedaço. Eu me vejo exatamente como ele, trabalhei no mercado financeiro de 2008-2010. Atualmente trabalho na diretoria financeira da minha empresa, mas, mesmo tendo habilidades numéricas e conhecimento acima da média (ser acima da média no brasil não é muito difícil) não me sinto... completo. O pedaço que falta desse espelho é justamente esse momento de clarividência.

Por mais que eu saiba, ainda não me sinto fluente neste idioma. Sei tocar as notas, mas não escuto a música. Sou especialista nos ossos do esqueleto, mas não vejo o corpo.

Fiquei com muita vontade de baixar e ler esses relatórios/cartas aos acionistas da Berkshire. Em busca desse estalo no cérebro que me fará interpretar melhor os dados das empresas.

-x-

Levei minha filhinha numa festa de aniversário da filha de um amigo meu domingo a noite. Minha mulher ficou chateada comigo com uma piada que fiz com ela e ficou em casa.

Minha menina dançou, chamou atenção, fez amizade com umas amiguinhas mais velhas...

O parabéns foi bem dps da hora que ela geralmente dorme. Ela se acabou em brincadeiras e comer bobagens...

Saímos por volta das 22:30. Na volta pra casa, dentro do carro, no meio do caminho, ela começou a reclamar de dor de barriga. Eu tentei acalmá-la e fazia carinho na barriguinha dela. e reduzi a velocidade para ela não chacoalhar muito.

Entrando na garagem, a poucos metros de estacionar o carro, nunca tinha visto um vômito igual ao de filme... pegou o teto, o banco da frente, toda a cadeirinha... liguei pra minha mulher pra descer com produtos de limpeza e subir com a nossa filha... Fiz o que pude, deixei as janelas um pouco abertas para dar uma arejada e subi com a cadeirinha pra limpar em casa.

Terminei os trabalhos por volta de 1:30 da madrugada... tomei banho e dormi.

fim do momento desabafo!!!

-x-

E vcs, Netos? Já conseguem enxergar dentro da matrix com as demonstrações financeiras?

Se sentem dominando o assunto no qual vcs estão colocando seu suado dinheirinho?  

Seus filhos te fizeram passar um perrengue leve esse mês?

Bora lá!!!

2 comentários:

  1. E ai Neto, tranquilo?
    Também é muito difícil pra mim conseguir escutar com clareza todos os detalhes dessa sinfonia. É muito difícil chegar no ouvido absoluto. Ainda estou muito no começo, aprendendo o Dó, Ré Mi, Fá Sol, Lá, Si. kkkk.

    Ótimo post!

    P.S.: Imagino o susto que tomou com o vômito da sua filha. rsrs

    Abração amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, CdP, blz?

      Sim sim, tem a técnica e tem o dom... algumas pessoas tem o dom... dizem que persistência ganha do Dom... mas haja persistência, rs

      Qt a filhona nem foi muito susto, susto... foi mais foi mais um "P$#@ que Par&*" rs


      Abs

      Excluir