quinta-feira, 30 de junho de 2022

Patrimônio - 06/2022 - R$ 2.658.986 (ou) USD 506,473

 Netos e netas,

Torço para o junho de vcs tenha sido melhor que o meu.

Junho é homenagem à deusa Juno, protetora das mulheres e da maternidade. Outra versão diz que deriva do nome de um clã romano chamado Junius.




Além da queda patrimonial, além de meu já chorado rebaixamento no trabalho mês passado, esse mês minha esposa largou o emprego dela...

Graças a nossa situação patrimonial, não estamos desesperados. Eu até me ofereci pagar todas as contas para ela poder sair do emprego. Faz parte tanto do DNA de homem-provedor, como uma obrigação conjugal. Mas não deixa de ser um momento que precisa de certos cuidados. Rever os gastos e, claro, rever as metas de curto prazo e médio prazos.

Nessas horas que o bom procrastinador fica feliz... enrolei para atualizar minhas metas de investimento, agora que entrou essa nova variável, penso: ainda bem q não atualizei, pois se não teria de atualizar de novo!!!. rs

Além desse percalço de minha cônjuge, tive uns momentos de cansaço esse mês que me fizeram realizar operações de investimentos erradas!!!

Se estiver exausto, não invista!!!

Quando eu for falar dos investimentos do mês, entro nos pormenores. Usando a tabelinha desatualizada nas metas, segue os investimentos do mês.



B3 - Nada esse mês... Inclinado a investir por meio de ETFs globais e, se for voltar para o stockpiking, vontade de fazer o treinamento da filha do Barsi!.

Dólar - Quando fiquei líquido ao longo do mês, o dólar já estava acima de 5 e não quis entrar!!! Aqui cabe comentar que devido ao estado de falência da Celsius Network, considerei que perdi os 400 dólares que tinha lá em stake de BUSD.

Stocks - Como não consegui um câmbio interessante, não fiz remessa, não investi lá fora.

FII - Aqui foi reinvestimento dos rendimentos/proventos que estavam em caixa. Comprei 550 KISU11.

Crypto - Aqui eu me chateei comigo mesmo!!!

Estava vendo um vídeo no youtube do André Bacci, uma entrevista que ele deu pro infomoney, no qual ele falou sobre a reserva de oportunidade. Essa reserva é polêmica... Eu cheguei a constituí-la para comprar um imóvel em leilão. Mas dps de 1 mês caçando imóveis em leilão, tanto o cagaço como as margens co que o imóveis estavam sendo arrematados me desanimaram e acabou se tornando um elefante branco no meu portfólio (um elefante branco que paga selic, famoso caso de "problemas que eu quero ter").

Pois bem, pelo visto, o Bacci não é muito favorável à reserva de oportunidade. Ele disse que ela é sempre ruim a menos em um caso, quando o mercado cai.  Se ela é boa quando o mercado cai, use-a... não fique com ela parada, a final, foi pra isso que ela foi feito.

Ao ouvir isso, houve um estalo na minha mente como se fosse aquelas palavras de incentivo que estavam faltando para me fazer levantar da cadeira. Peguei o celular e transformei minha reserva de oportunidade em caixa. (reparem que na figura do meu patrimônio no início deste post ela está zerada).

Até aí tudo bem... mas... o homem é fraco e precisa reconhecer suas fraquezas... eu não soube reconhecê-las e fui vítima dos meus impulsos.

30 mil parados na conta corrente + obrigação de investi-los + frenesi de Bitcoin rompendo fundos = aposta em cripto moeda.

Mas neto, vc comprou num momento bom!!! Pensa naqueles que compraram em 60K USD!!!

Meu caro leitor-consolador... eu sei... pode até resultar num bom negócio (é a minha torcida). Mas eu sei q fiz 100% no impulso!!! Tanto sei q dos 30K eu comprei """apenas"""" 20k em bitcoin e etherium. Não é assim que se investe! Não é assim que se gere um patrimônio!!!

10k BRL em BTC
9k BRL em ETH
1k BRL em CRO

Na mais pura estratégia "compra e cruza os dedos".

Previdência - deve ser meu próximo aporte, na previdência da vitreo "do bogles". Estou em dúvida se migro da Superprevidência para a Global Real Return Prev.

Renda fixa - sempre tentadora e simples... Mas ainda estou resistindo.

E vcs, netos? Todos empregados na sua família?

Conseguindo seguir um plano de investimentos?

Quando vcs veem o patrimônio em dólar, dá vontade de chorar???

Bora lá!!! 

Fiz duas "análises" ITIT11 e KISU11, pensei que fosse dar mais ibope... se puderem, deem uma olhadinha lá e me digam o que acharam!!!

15 comentários:

  1. Neto, parabéns pelo belo patrimônio. Fiquei curioso sobre a sua estratégia de alocar recursos em previdência privada (imagino que seja isso).

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, ET, obrigado pelos parabéns.

      Eu tento aportar no limite do benefício tributário dos PGBLs. Se não fosse por esse benefício, dificilmente teria.

      e no detalhe eu estou parte no da minha empresa e parte na SuperPrevidência da Vitreo.

      Abs.

      Excluir
  2. Se você vê valor em crypto compra e segura. Eu vejo valor, não acho que valha a pena dar all-in (tenho 2,5% do patrimônio em crypto). Ações e renda fixa vão me garantir o leitinho das crianças, crypto têm um potencial para valorizar tanto que pode proporcionar alguns luxos excêntricos no futuro (carros esportivos, viagens exóticas, etc).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mendigo, blz?

      Cara, ver ver ver valor mesmo em cripto, eu não vejo. Pra mim é um bilhete de loteria com alto prazo de validade. É uma aposta. Qd triplicar meu investimento atual, provavelmente devo sair.

      Para dar luxo, tem q acertar "o novo bitcoin" e eu só estou investindo nas clássicas. Pra ter alto retorno, precisa "investir" em criptos mais exóticas. Investir nas clássicas (como eu estou fazendo) não me dá muita esperança de ganho.

      Boa sorte na sua estratégia!!!

      Abs,

      Excluir
  3. Boa noite Neto! Cara, é foda quando isso acontece mesmo...a gente pensa e planeja muita coisa, mas em uma hora de fraqueza e ansiedade acaba investindo em outra coisa não planejada e se arrependendo depois. Acontece com todo mundo. Respira fundo e foca no futuro. Não sou fã de crypto, mas entendo aqueles que optam por investir neles. Cuidado com a ganância... normalmente é tentando ganhar muito e rápido é que realmente caímos nas maiores furadas. Foco no plano que tudo dará certo.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VVI, certinho?

      Vc ta certo, momentos de fraqueza acontecem, "o bullshit é tentador"!!! rs

      Pior de tudo é q nem me arrisquei montando uma cesta de criptos ne esperança de encontrar o novo bitcoin. Fiz o "básico" quando se fala em cripto - BTC e ETH.

      O que me chateia é ter fraquejado, mas é o q vc falou, virar a página e seguir em frente.

      Como ta a gravidez?

      Abs,

      Excluir
  4. Creio que como o valor em cripto não chega a uns 3% da carteira, dá pra ficar mais ou menos tranquilo com esse acréscimo. Eu cheguei a pensar nele. Atualmente criptos estão em nem 1% da carteira por lá. Não fiz por temer bastante a persistência da inflação e ciclo de alta de juros. Não é uma previsão, só grande receio da minha parte mesmo. Ando muito pouco "especulativo", digamos. Se eu tivesse dois milhões e meio talvez arriscasse mais rs. A meta pro momento é preservar. Tou sem apetite de risco rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, A ponto

      Vc teve um bom feeling!!! Bom q deu certo.

      Cripto ta me incomodando mais na filosofia que na magnitude mesmo, justamente pelo q vc falou dps, me descuidei do foco em PRESERVAR patrimônio.

      Valeu, Abs!!!

      Excluir
  5. DNA de homem-provedor = mais barato que divorcio hahahaha

    reserva de oportunidade = funciona pra quem pode prever o futuro

    abs

    ResponderExcluir
  6. Neto, as ações e FIIs estão caindo bastante nos últimos meses. Tenho um ETF de criptomoedas, com mais de 50% de queda, mas ainda não tive impulso para investir. Mesmo sabendo que agora é um bom momento, que em 2 anos a cotação vai estar esticada novamente, fico tentado em comprar ações de empresas descontadas.
    Eu não tenho reserva de oportunidade, pois não tenho paciência para ficar meses sem comprar, nem que seja 1 cota de FII. Prefiro investir todos os meses, independente do cenário. Abro o home broker 1 vez por mês, e olho o extrato da corretora no final do mês.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, JD.

      Investir todos os meses é uma das estratégias vencedoras com a vantagem de ser super simples!!! A desvantagem é que ela é tediosa... tanto para os que sentem falta de adrealina (que não é tanto meu caso) como para os curiosos que querem aprender na prática outras estratégias (esse ta mais pro meu caso... mas to cansando de "gastar" com aprendizado, rs)

      Ainda acho stock picking complicado demais, rs. E admiro quem consiga fazer... acredito terem oportunidades obvias hj, que alguns estão conseguindo enxergar e aproveitar. O único óbvio para mim são dos fofs de fiis, última vez que vi estavam bem descontados.

      Reserva de oportunidade é necessária para alguns tipos de investimentos, como comprar imóvel em leilão (era minha ideia original inclusive). Mas para ativos financeiros, a compra mensal é muito campeã.

      Vlw, JD, bom te ver por aqui.

      Excluir
  7. Daqui a uns 2 anos vamos ver esse bitcoin decolar e romper as máximas, tenho certeza!

    Também tenho um Blog onde relato minha jornada de independência financeira e dou dicas para quem quer o mesmo objetivo. Depois se tiver um tempinho dá uma olhada lá. Adoraria seu feedback. Estou começando agora.

    caminhodaspedrasfire.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminho das pedras (bom nome pra um blog de investimento, rs)

      Seja bem vindo!!!

      Só torço para sua bola de cristal estar certa (e levar umas alt coins junto, rsrsrsrs, especialmente CRO).

      Vou visitar seu blog!!!

      Abs

      Excluir
    2. BTW,

      ótimo timming pra começar uma carteira pública!!!

      Numa das maiores crises econômicas dos últimos 100 anos. Começar a montar uma carteira agora lhe trará muita felicidade e seguidores, rs!!!

      Abs

      Excluir