quarta-feira, 31 de maio de 2023

Patrimônio - 05/2023 - 3.100.413,00 [R] (ou) USD 613,234.00 [R]

Queridos netos e netas, estou em trânsito.


Mas a vontade de postar para vcs foi irrestivel.
 

Perdoem as formatações feitas no celular e vamos de fechamento de mês, com novo recorde patrimonial (em reais e em Dolar)!!!




Investimentos:


Comprei 80 cotas de VWRA próximo dos 105 USD. Para tal utilizei meu caixa em dólar, bem como fechei 2 câmbios no mês (um de 10 mil e outro de 5 mil), tentando aproveitar as violinadas que o câmbio deu abaixo de 5 reais.
 

Tbm aproveitei e mandei 20 mil pro fundo de previdência da (ex) Vitreo


E reparei que tinha um errinho no meu excel: minha expectativa de restituição estava 11 mil numa coluna e na outra estava 10 mil. (muito provavelmente errei a maior por 10 mil reais minha reserva de emergência do mês anterior... paciência)


Saúde:


Continuo com a meta de fechar o ano abaixo de 80kg (77,5kg pela margem de erros dos líquidos corpóreos) e neste mês aconteceu algo interessante.

Eu vinha desde fevereiro numa trajetória de queda relativamente bem comportada de perda de peso (linha verde). Resolvi dar uma apertada no inicio deste mesmo, conseguindo uma perda rápida, e chegando ao meu mínimo de peso em anos (79,5) e ficando tonto e zonzo alguns dias, (linha vermelha), mas aparentemente, forcei demais e meu corpo reagiu me fazendo entrar num efeito micro sanfona ao longo do resto do mês (linhas roxas).

 


 Pelo menos fechei o mês com 80,5 kg.
Focar nos próximos meses para eu voltar a perder peso consistentemente!!!
E vcs, netos? O sr mercado ajudou no aumento patrimonial de vcs?
Conseguiram aproveitar a queda do dólar pra dolarizar um pouco mais do patrimônio de vcs?
Continuam emagrecendo firme e fortemente?
Bora lá!!!


13 comentários:

  1. Que mês top, galera da finansfera toda feliz :) Talvez em breve alguns blogueiros ressuscitam e voltam a postar.

    Parabéns pela disciplina aí no controle de peso, eu tinha uma meta de chegar nos 80kg uns anos atrás, e fui engordando bem feliz, mas cara, quando fui ver tinha 82, 83, 84, ... cheguei nos 88 estes dias, agora voltar pra meta dos 80 não vai ser fácil. Eu vou na academia, chego em casa morrendo de fome como 3x mais e ai ganho peso ao invés de perder, tá f*da kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Bi!!!

      Cara, como eu entrei recentemente no blogsfera, não sinto essa queda de qtdd de blogs, confesso que tem blogs q não consigo ler todos os meses e dps maratono. Confesso que um q sinto falta, que foi o q mais me inspirou, é o VDR. Mas tbm peguei ele no pós patrimônio de vinte e tantos milhões...

      Emagrecer é igual a fazer o patrimônio crescer: parte significativa esta na cabeça, na mente. No seu caso particular, de ter muito fome a noite, colocando meu jaleco de nutricionista, eu focaria em beber muita água, pra ajudar a saciar e tirar espaço da comida na barriga, rs

      Abs

      Excluir
  2. Parabéns Neto por atingir os 3.100M. Muito legal! So uma curiosidade, geralmente vc aporta qnt de dinheiro novo por mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anon, bem vindo.

      Cara, infelizmente é complicada essa resposta, pois, focando no número final, 3,1MM apesar de sim ter tido bastante disciplina de minha parte, o acúmulo não foi linear. Dá uma lida no post q eu falo dos all ins que eu já dei no meu patrimônio, só pra ter uma noção dos períodos macros. Ditos isso: Em 2016, comecei a me dedicar muito ao meu trabalho, tendo pouco lazer e, felizmente, consegui ficar sem compras/gastos grandes. Tinha voltado pra minha cidade a pouco e estava num quarto na casa dos meus pais, o que me ajudou a economizar. Aí eu consegui uma promoção no trabalho bem interessante. Casei, tive filha, perdi o cargo de confiança (que gerou meu post mais visitado até hj neste blog - confesso que o post mais visualizado ser sobre uma "derrota" me incomoda um pouco, rs). Minha esposa perdeu emprego, e recentemente voltou a trabalhar.
      Linha do tempo traçada, teria que pegar os extratos pois não lembro os números exatos, chutando a ordem de grandeza de 2016 pra cá:
      Morando com os pais: uns 5 mil por mês
      Dps da promoção: uns 12-14 mil por mês
      Dps de casar e ter filha: uns 8-10 mil por mês
      após perde do cargo de confiança + esposa desempregada: zero por mês.
      Atualmente - como minha esposa voltou a trabalhar recentemente, ainda ta meio confuso quem paga qual conta. mas devo voltar a aportar uns 5k/mês
      E ao longo de todo o período: Vendendo férias e tirando muito pouco da participação no lucros (essas 2 parcelas somadas em alguns anos dava mais que a soma dos aportes mensais do ano todo).

      Meu patrimônio é fruto de um salário acima da média do brasileiro (um pouco abaixo da elite concursada, juiz, promotor, TCU, bndes), poucos investimentos malucos e alto controle de gastos (mas ainda bem longe da frugalidade).

      Espero ter respondido a pergunta.

      Excluir
    2. Respondeu sim, muito obrigado! Muito bom saber que mesmo sem aportar enormes somas vc chegou a um grande patrimonio.Abs

      Excluir
  3. Fala, Neto. Só passando para dizer que seu blog foi uma das inspirações para eu decidir começar um. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, AaS, bem vindo!!!!

      Uma honra ser inspirador de alguém. Tomara que o blog te ajude como bem me ajudando.

      Bora lá!!!

      Excluir
  4. Sempre evoluindo. Parabéns, Neto.
    É aquela coisa, mesmo em trânsito, colocando a disciplina em primeiro lugar.. haha
    Em relação ao peso, eu to com 99kg ja tem uns 7 anos, mas não me esforço o suficiente pra baixar isso. Talvez siga seu exemplo de planilhar tudo pra ter algum resultado.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, AMC!!!

      Obrigado pelos parabéns!!!

      Planilhar o peso tem me ajudado sim. Me peso diariamente de manhã após ir ao banheiro.

      Abs

      Excluir
  5. Em termos de resultado emagrecer é o inverso de investir: no início dos investimentos não vemos resultado nenhum, a evolução é mínima e vem basicamente dos aportes. E quanto mais o tempo passa, mais vemos os juros compostos agindo e o patrimônio evolui sozinho.

    No emagrecimento os maiores resultados vem no início, depois o corpo se habitua e a evolução é lenta. O importante é manter a constância que o resultado continua vindo!

    Este mês foi uma maravilha, rendimentos recordes. Todo mês estou enviando alguma coisa para o exterior para aproveitar o "dólar barato".

    Seu resultado inspira bastante, obrigado por compartilhar! Possui alguma espécie de meta para "aposentar" ou trabalhar menos?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FT, excelente observação: do ponto de vista de resultados, emagrecer no início os resultados vem mais fácil/rápido, depois fica mais lento. Investir é pra se ver os resultados mais lento no início e torcer para eles gerarem mais no futuro.

      Agora eu fiquei pensativo: por que que os 2 são tão difíceis de se mudar o mindset? Vou filosofar sobre isso qq dia!!!

      Excluir