sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Patrimônio - 08/2023 - 3.241.712,00 [R] (ou) USD 655,819.00

 Meus queridos e queridas netos e netas,

Vamos de fechamento mensal.



Agosto de 2023 foi estranho. Mês interminável que passou voando. Muito estranho.

Estranho tbm foi conseguir mais um recorde patrimonial (em BRL, em USD não deu), com uma sequência histórica de quedas da bolsa. Pelo visto foi recorde de dias caindo e não em percentual. Já dizia o poeta: torturando bem os números, eles contam aquilo que vc quer ouvir.

O empréstimo que fiz para meu parente foi pago este mês. Sem juros 😭 .  Mas ficou "elas por elas". Esse parente fez uns reparos na casa da minha avó, os juros não pagos ficam como parte do ratatá.

A busca pelo carro da minha esposa continua!!! Estávamos de olho num City. Mas não achamos nenhum da cor que nós gostamos com baixa quilometragem e num preço abaixo da fipe. Comecei a olhar outros carros. Os motoristas de uber estão sugerindo o Tiggo 5, fui olhar é bonito... mas ainda tenho muito medo de carro chines (mesmo com as melhoras que o grupo caoa trouxe para a cherry no Brasil).

E vcs, netos? Como foi o mês de agosto de vcs?

Vcs gostam/recomendam o Tiggo 5? Qual carro vcs tem? qual carro vcs almejam?

Bora lá!!!


16 comentários:

  1. Olá Neto! Fui pesquisar pra saber que carro é esse tal de Tiggo 5, nunca tinha visto, mas pelas fotos é bonito... já se é bom aí é outra história. Parabéns pelo recorde de patrimônio, aproveitar essas quedinhas pra fazer umas compras. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Bi!!! vou ver mais uns vídeo no youtube sobre ele. Parece que o consumo é um problema... que é um fator muito importante para nós buscadores da fire.

      Excluir
  2. Boa noite Neto! Mês estranho mesmo...mas já esperava um mês (ou alguns meses) de realização...Nem todo mundo é B&H no Brasil...No mais eu ainda estou conseguindo fugir de comprar carro...vamos ver quanto tempo ainda consigo com as necessidades da VVI baby aparecendo... Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, VVI, blz? Com filho recem nascido e sem carro??? Cara, com vcs estão fazendo? tudo de uber?

      Excluir
    2. Opa, moro perto (uns 700m) de um hospital com emergência pediátrico...em último caso jogo a VVIA baby no bebê conforto e corro pra lá...o resto marco aqui perto também (pediatra, passeios mais normais, etc). O que sobra vai via Uber mesmo...tá dando certo até agora, mas sei que não vai funcionar pra sempre. Ainda torço por um recuo nos preços dos carros (não vai voltar a ser o que era antes da pandemia mas quem sabe cair um pouco). Aqui no RJ dependendo de onde você mora não precisa de carro pra ir pra todo lado...o metrô é muito bom e tem taxi pra todo lado (se não puder esperar o Uber).Grande abraço!

      Excluir
  3. Bom dia Neto,
    Ainda me encontro nas fases iniciais de acumulo de patrimônio e no momento não me vejo nem perto de comprar um carro. kkk
    Estou levando uma vida um pouco mais simples e focando sempre nos aportes, mas logicamente estou confiante que vou conseguir chegar em uma fase que as coisas quase andam sozinhas.
    É um prazer acompanhar a sua carteira e a do pessoal da Finesfera! Aprendo muito.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CdP, muito obrigado pela visita e pelas palavras.

      Mantenha o foco que isso te ajudará a crescer o patrimônio e atingir a meta fire.

      Excluir
  4. Olá, Neto!

    Já deram uma olhada num HVR com poucos anos de uso?
    Pela FIPE está dentro da faixa de preço que estão considerando, possui toda a confiabilidade da Honda e em geral agrada as mulheres (que preferem SUV a um sedan).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, FT. Blz.

      Tinha olhado sim, estava na minha lista, mas sempre uma diferença de 10 mil pro tiggo. Por ser Honda talvez valha!

      To na dúvida.

      Excluir
  5. Eu estou na fase do vai ou racha. Estou com mais de 90% do meu dinheiro em 2 ações.
    Se der certo até o começo de Novembro, talvez esteja numa situação bem melhor. Se não, pelo menos eu tentei.
    Com relação ao carro, eu estou sem atualmente, mas pode ser que até o início de 2024 compre um. Estou focado num avanço nos próximos 2 meses.
    No seu caso com seu nível de patrimônio, acho que poderia se dar ao luxo de comprar algum modelo 0km com tranquilidade.
    Afinal dinheiro no fim das contas também é pra essas coisas e sempre vale lembrar que o tempo passa e estamos aqui de passagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anon, blz?

      "se dar ao luxo"... essa frase é muito perigosa... rsrsrs... ela é irmã do "eu mereço!" rsrsrsr

      Então, em vez de zero, estamos trocando um siena por um sedan mais maneirinho, como o city. Se fosse focar no zero, seria outro "siena". Estou me dando ao luxo de comprar um usado umas categorias acima.

      Qt apostar em 2 ações... 90% do seu dinheiro. É uma estratégia válida se vc souber o que está fazendo. Eu desisti e admito que sou incapaz de fazer stock picking.

      Excluir
    2. Eu entendo Neto. Cada pessoa tem suas prioridades.
      Eu mesmo não tenho carro como comentei e quem me conhece pode achar isso uma idiotice e que sou um grande pão duro.
      Das ações eu sei que é arrisco e não indico a ninguém fazer isso. Mas na verdade até a alguns dias meu dinheiro estava quase todo em apenas uma ação, como o restante estava "parado" comprei outra, pensando no curto prazo principalmente.
      Até agora essa escolha tem valido a pena. Pulverizar em ações geralmente não traz grandes resultados e se for pra ter rendimento de RF, fico em RF.
      Acho a pulverização uma estratégia com pouco sentido em ações. Pra mim ações são pra quem aceita risco até certo ponto.

      Excluir
  6. Nunca tive carro, e até hoje consegui fugir disso. Sei lá, simplesmente não curto a idéia de dirigir. Nem carteira de motorista eu tenho. Espero nunca precisar! Mas, se precisar, só me vejo sendo motorista no interiorzão. Se precisasse na minha cidade, acho que tentaria me virar com uma scooter ou com uma bicicleta elétrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande mago...

      Cara felizmente eu nunca tive tara por carro. Claro, qd criança era apaixonado pelo porsche 911. Mas a parte financeira sempre falou mais alto (no caso a falta de dinheiro, rs).

      Como minha mulher trabalha em outro município sem transporte publico abundante e ela tem os horários bem complicados, famoso tem hora pra chegar sem ter hora pra sair, carro é uma necessidade, para ela e consequentemente para gente.

      Mas, sim, numa cidade com boa mobilidade urbana, ônibus, trem, metrô, taxi e aplicativos, uma motinha baixa cilindrada resolve... as elétrica quero ver ainda a vida útil das baterias.

      Excluir
  7. E aí Neto tudo bem ? Senti falta do fechamento de setembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Vaga!!!

      Desculpa a demora!!! vou tentar escrever alguma coisa agora

      Excluir