terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Independência financeira ou morte?

 Fala netaiada deste Brasil. Feliz ano novo!!!

Como foram de Carnaval? Ainda se recuperando de ressaca? Ficaram cuidando dos filhos?

Como diria o tio do pavê, o ano só começa depois do carnaval. Simbora meu povo!!! Quero ouvir minha bateria!!!



Estava eu no meu momento de ócio criativo (nome bonito para procrastinar vendo videozinho de YouTube e Instagram - vulgos Shorts e reels) quando me deparo com a seguinte expressão: a independência financeira não é um Estado Permanente. Juro q essa frase me deixou pensativo.


Mas neto, por que, essa frase é tão óbvia, não tem nada de novo aí.

Eu sei, meu apodíctico leitor. Mas sabe quando vc tem muitos pensamentos e conceitos sobre determinado assunto e então vc ouve uma expressão ou uma frase que resume/ilustra exatamente o que vc estava pensando? Foi o que aconteceu. Foi o estalo que te acorda do transe. Uma espécie de pílula de epifania.

Muitos acham que ao atingir a independência financeira, vc zerou o jogo. Eu já tive esse pensamento mais novo, mas logo cedo comecei a desconfiar: como a independência financeira vai duradoura/sustentável? Eu acreditava que ao atingir a IF a resposta a essa pergunta viria junto de brinde. Depois amadureci a ideia de que são dois trabalhos, um de conquistar e outro de manter. Ainda acho que o de conquistar é mais difícil que o de manter. Mesmo atingindo a IF, vc pode até não precisar trabalhar em troca de um salário, mas vc ainda será responsável pela gestão do seu patrimônio que está "te dando" essa IF.

E a frase que citei acima, mãe de meu momento epifânico, me fez perceber que após a independência financeira, eu posso sim voltará ter dependência financeira.

 O que faria a IF acabar? Má gestão do  patrimônio, algum surpresa negativa como doença, ou problema na sua casa, condições de mercado (as velhas variáveis exógenas).

Mas calma, meus aflitos dois leitores, a IF não acabaria somente por um acontecimento catastrófico, como um acidente ou doença. Ela pode acabar simplesmente pelo desejo de vc querer aumentar seu padrão de vida pós IF. 

É a simples matemática das retiradas cobrirem seus gastos. Ou seja, se vc hj é IF com um padrão de vida de 10 mil / mês e quer subir pra 15 mil / mês. Vc vai precisar trabalhar para adicionar esses 5 mil mensais.


Mas e ai? Perguntaria meu segundo leitor mais próximo que desconfia que ainda vou fazer um link para algo mais.

Vc está certo.

A uns posts atrás, houve uma pergunta de um anon se eu já havia alcançado a IF. Eu, meio sem graça, respondê-lo que não. E sentia q havia um caminho não pequeno até um encontrá-la.

Mas agora eu fiquei pensando... E se eu "me aposentar" com o que tenho? Talvez dê para pagar as.contas no limite. E aí eu continuaria trabalhando "apenas" para aumentar meu padrão de vida...

 Pensamento interessante.

Excelente papo de bar.

E vcs, netos? Como vcs se imaginam na IF?

Continuariam trabalhando pra aumentar o padrão de vida?


Bora lá!!!

6 comentários:

  1. É um belo tema de reflexão mesmo. Meu único trabalho atual é gerir o patrimônio pós IF, mas não descarto voltar a trabalhar. Acredito que só de se ter essa flexibilidade já é maravilhoso, não? Se tem motivação para aumentar padrão de vida, o trabalho terá mais propósito. Se não precisa aumentar padrão e o trabalho é visto como sacrifício, fica apenas gerindo o próprio patrimônio.
    Só a possibilidade de ter essa alternância já é lindo. Para mim o nome do jogo é liberdade, e para tê-la é preciso correr alguns riscos. Caso a IF venha a dar errado por fatores exógenos voltamos a correr atrás dela, rs.
    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Você está correto, viver de renda (ou viver de patrimônio) é um trabalho por si só. Contudo me parece um trabalho muito melhor do que o meu atual, muito mais flexível e que demanda muito menos horas.
    Eu tenho uma gestão bem passiva do patrimônio, então gasto hoje umas 5 horas por mês com isso e grande parte é fazendo o fechamento, escrevendo no blog, traçando estratégias, pois a parte operacional da coisa leva minutos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Neto, bom dia

    Estrategistas militares sabem a vários milênios que a guerra não acaba após a vitória sobre adversário. Há a necessidade de manter a paz e a ordem sobre o território conquistado. E para manter o controle, necessita-se de acompanhamento constante, sob pena de revoltas constantes ou perca do território.

    Acredito que para a Independência Financeira seja similar, a conquista é a primeira etapa e mantê-la necessita de uma constante vigilância.

    Abraços do seu terceiro leitor. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, VAR. existem paralelos de várias formas, esse de guerra é uma boa comparação.

      Excluir