quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Patrimônio - 02/2024 - R$ 3.473.268,00 (R) (ou) USD 698,804.00 [R]

 Netos e netas, pós carnavalescas, como vão?

Fevereiro, mês curto e com feriado regional (vcs sabiam que Carnaval não é feriado nacional??? 😱)

Fevereiro estamos com mais um duplo recorde!!!



Estamos nos aproximando da marca de 700k de verdinhas. Eu queria ser milionário em reais aos 35 anos e milionário em dólar aos 40. Não consegui nenhuma das duas. Mas não me frusto (pelo menos não tanto quanto não atingi a primeira meta). Não posso reclamar.

Adeus cryptomoedas!

Eu bem q tentei. Quis apostar na convexidade. Fiz besteira (uma bem grande, como na Crypto.com). Briguei com gerente de banco por bloquear minha conta, qd transferi meus recursos para a Binance.

Liquidei minha posição em cripto. Primeiro a expectativa era pra deixar morrer na carteira, no famoso, vai que dá alguma coisa. Depois foi um misto de FOMO com viés de confirmação.  Nada de pegar os papers em inglês e aprender o hardcore. Quando me flagrava, estava "aprendendo" crypto com youtuber. Acontece... o canto da sereia é muito sedutor... faltou eu pedir para me amarrarem ao mastro do navio.

Arrependimentos? Só 2, um investimento desproporcional em CRONOS (CRO), aqui faltou um pouquinho de prudência. E o segundo é um meio arrependimento, eu disse q esperaria o halving do BTC para sair, mas preferi sair logo. Nas duas o arrependimento é por não ter me mantido na estratégia inicial. Mas posso estar racionalizando 2 frustrações, na primeira, eu comprei muito mal, na segunda, posso não ter vendido tão bem.

Não fiz as contas, mas saí das cryptos próximo do zero a zero, uma vez q aportei forte no inicio do "inverno crypto".

E onde investir esse dinheiro agora? Eu estava decidido em colocar em FIIs... Mas um texto da AA30 me fez fraquejar. A famosa renda fixa brasileira parece o supertrunfo dos investimentos tupiniquins. (tem crítica de sommelier de blogs aqui).

Portabilidade da B3.

Em 2019 fiz muitas contas em muitos bancos digitais. Tenho 2 principais, mas vários bolinhos nas outras. Queria usar a portabilidade do portal do investidor da B3 para zerar minha posição nos pequenos e focar nos 2 grandes, mas pra mim não está habilitado. 😤

No mais é só isso,

E vcs, Netos? Conseguiram economizar no carnaval?
Estão ricos com o novo rally das criptos?
Conseguem fazer portabilidade na B3?

Bora lá!!!

12 comentários:

  1. Carnaval passei no meu bunker com minha família, mas consegui ir no shopping na terça feira, estava bem vazio, o que foi bom. Os gastos foram altos, pois algumas das despesas grandes de janeiro foram divididas para fevereiro também. Em março acho que só tenho uma conta "extra" para pagar, e depois finalmente acaba a maratona de contas do início do ano...

    Sobre os FIIs, eu estou tentado a ir pelo caminho contrário que você escreveu, estou com muita vontade de dar uma focada em renda, para me deixar mais tranquilo e confiante caso eu saia do meu atual emprego. Eu ia até escrever isso no meu post de atualização, mas achei o texto final muito depressivo, e então apaguei. Mesmo assim, em outro post, devo abordar esse assunto. Mas sei lá, fico pensando naquele dilema de que as ações é que realmente tendem a multiplicar o patrimônio no longo prazo, então fico indeciso. Talvez eu chegue a um meio termo, tipo focar em FIIs até aumentar a renda passiva até certo patamar, e depois voltar a aportar normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Mago, eu tbm quero focar em renda, mas por que não num tesouro semestral, que tende a render mais que uma carteira de fii e dá menos trabalho de análise.

      Excluir
  2. Rumo a ser milionário de verdade, aí sim.
    Criptos são foda. Eu comecei em 2017 comprando uma shitcoin, pois meu ego inflado dizia que eu era mais esperto que todo mundo e ao invés de comprar bitcoin que estava "caro" eu iria investir no "novo bitcoin" no inicio. Obviamente deu errado e se eu tivesse comprado bitcoin lá em 2017, hoje teria muito mais dinheiro.
    Depois desse erro eu comecei a fazer o básico, comprar bitcoin e segurar pelo maior tempo possível. Entretanto eu admito que se o bitcoin ultrapassar os U$100k nessa subida eu vendo metade para garantir o lucro e fico com metade, pois ninguém sabe que valores ele pode atingir no futuro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o.ponto, mendigo, vai chegar a 100k e qd? Quando chegar o que fazer? O q vai mudar na minha vida? Não tenho coragem de dar uma apostada grande nisso.

      Excluir
  3. Sempre tive um péssimo timing para criptos, sempre que comprava alguma coisa ela caía em seguida (meu timing é ruim pra qualquer coisa, mas com criptos é pior rs).

    Consequentemente sempre comprei muito pouco. Mas agora tudo está subindo tanto que pela primeira vez estou no lucro de pouco mais de 100%. Mas é uma quantia tão pequena que nem dá para se empolgar rsss Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu algo parecido comigo FT. Quantidade (relativamente) pequena, que não ia mudar nada e acaba mais distraindo que ajudando.

      Excluir
  4. Até hoje também só perdi dinheiro com Crypto. Atualmente não tenho nada em Bitcoin, mas estava querendo comprar fora das corretoras. Me identifiquei com o que você falou de começar a pesquisar sobre o assunto, e acabar caindo no vídeo de algum Youtuber.

    Confesso que até agora não entendi muito bem como faço pra ter uma carteira digital livre de impostos e do estado. O da Binance não quero brincar mais não. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Disciplinado. esse era uma das minhas pesquisas, ter as criptos fora. Mas ter a senha escrita em algum lugar tbm não me deixa tranquilo. Ficar livre dos impostos e do estado é uma "vantagem" que não se aplica mim. Talvez se eu ganhasse dezenas de milhões de reais eu me encontrasse numa situação de querer "fugir" deles... mas, talvez eu esteja sendo pessimista, mas acho que serei mais café com leite nessa vida.

      Essa tbm é uma das minha curiosidade, como foram feitas as primeiras negociações de bitcoin. não tinha corretora, não tinha site, quem eram os mineradores?

      Acha a Binance fantástica, meu medo é ela quebrar do dia pra noite.

      Excluir
  5. Neto, qual é a sua meta de patrimônio para a independencia financeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta direta, resposta direta: meta/sonho de 8 a 10.

      Porém, hj eu quero simular uma aposentadoria com o que tenho, virar a chave pra renda, e ir me "acostumando" a gerir um patrimônio previdenciario.

      Excluir
  6. Opa, boa noite Neto! Eu tenho uma regra própria de nunca investir no que não entendo...e por isso não entro em cryptos. Até entendo a base da coisa, mas honestamente não consigo ver valor em cryptos como investimentos mas vejo como meios de pagamento. O problema é que 99% dos que compram estão pensando em FOMO e o sistema acaba crescendo como uma pirâmide...Obrigado mas prefiro ficar nos meus investimentos tradicionais mesmo...rsrs. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, VVI

      Estava pensando em FOMO exatamente hj. Concordo que investir no que se sabe sempre é o melhor investimento!!!

      Grande Abraço

      Excluir