segunda-feira, 7 de junho de 2021

Primeiros Passos: Reservas

 Boa noite, irmãos e primos, todos netos do nosso indispensável Velho Barreiro.


O primeiro assunto, não poderia deixar de ser, é sobre as reservas. Pelos meus estudos, temos basicamente 3 tipos de reservas:

1) Reserva de Emergência: Todos os netos precisam de grana guardada em ativos de alta liquidez para os imprevistos. Esta é a reserva mais importante (pode-se até se considerar o investimento mais importante) pois é ela que vai te salvar dos apuros da vida. Estima-se que ela deva ser de 6 meses a 1 anos seus gastos. Aqui é ao gosto do freguês.

Onde deixar os recursos? Parados na conta corrente, parados na poupança, parados em CDB de bancão com liquidez diária, parados em tesouro SELIC (em agentes de custódia que não cobram por custódia). Estou martelando o "parados" pois é isso mesmo. Depois de constituída vc não mexe nela. Apenas para depositar mais em caso de aumento de gastos mensais, para vc readequá-la a sua nova estrutura de custos ou para sacar em uma situação de emergência financeira.

Esta reserva é tão importante que, se vc mistura a finalidade dos investimentos, cabe até abrir uma conta extra nessas corretoras gratuitas só pra ter essa reserva separada.

Minha reserva de emergência está em Tesouro SELIC, na Mycap, dimensionada para 1 ano de gastos da minha família.

Cuidado: Apesar de alguns ativos serem tecnicamente de liquidez diária, deve-se ter o cuidado de notar em quantos dias ocorre a liquidação após o pedido de resgate, D+0, D+1, e ainda saber o horário limite para a solicitação do resgate. Outro cuidado é o operacional de transferências. Por exemplo, um CBD com liquidação em D+0 de sua corretora se pedido após as 14:00, pode liquidar só no final do dia seguinte. E aí para transferir para o seu Banco, pode-se levar mais tempo ainda, de forma que chega a se perder 1 dia (ou mais) só nessas demoras de liquidação e transferência.

2) Reserva de Oportunidade: Amada por uns, odiada por outros. Esta reserva divide opiniões. Como o próprio nome diz, é uma reserva tbm de liquidez que o neto deixa paradinha ali só esperando aquela ação cair 30% para comprar. Muitos (se não todos) detestam o efeito psicológico de ver o mercado derretendo e sentir a tristeza de não ter bala na agulha pra aproveitar as pechinchas. Por isso defendem a existência da Reserva de Oportunidade.

Porém, meus amigos, a vida é uma caixinha de surpresas. Contraintuitivamente, quando se trata de investimentos em bolsa de valores, há estudos que vem defender que as aplicações constantes geram melhores resultados que guardar esses recursos para comprar nas baixas (assunto para outro q post).

Ao passo que, saindo um pouco da bolsa de valores, pode-se encontrar utilidades para a reserva de oportunidade. Um exemplo é para compra de imóveis em leilão. O neto vai precisar ter uma graninha ali "parada" para, após a adrenalina de escutar o martelo do leiloeiro batendo pela terceira vez no seu lance, pagar o boleto (lance + 5% do leiloeiro).

Minha Reserva de Oportunidade está em CDB de liquidez diária, no BS2, destinada a leilão de imóveis, mas... nunca consegui arrematar nenhum :( 

Cuidado: os mesmos do item acima.

3) Reserva de Valor: Essa é a Reserva mais viajante... imagina que deu ruim... mas muito ruim... e o neto precisa fugir e levar consigo as coisas de valor para conseguir sobreviver. Aqui não estou falando em fugir de crime, mas sim de uma crise generalizada. Nessa conjuntura, a liquidez internacional é mais importante que a rentabilidade. O nome até induz que sejam ativos q mantenham valor ao longo do tempo, mas não. Pode haver perda de valor, mas ele sempre tem que valer algo.

Aqui estão moedas fortes em espécie ou em contas no exterior (Dolar ou Euro), ouro, joias, criptomoedas. São coisas que o neto consegue utilizar ou trocar por dinheiro num plano de fuga.

Confesso que não me dedico a criação dessa reserva (talvez seja um erro). Tenho uns dólares em casa, mas são sobras de viagem. Tenho tbm uma conta internacional na BS2, mas ela está mais para uma economia para viagens que para uma Reserva de Valor.

4) A Quarta Reserva: Existem tbm uma quarta reserva que é a reserva etílica. Esta reserva é para honrar nosso Vô, Velho Barreiro. Os netos usam esta reserva para converter em cerveja, vinho, cachaça dentre outros em seus cerimoniais de celebração da vida.

E vcs, netos, quais reservas vcs possuem? Onde aplicam? Como cuidam?


Bora lá,

NFVB!!

2 comentários: