segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Ou vc é fire ou vc faz o álbum da copa

 Colecionadores netos e netas,

Nessas horas, apesar de defendê-lo, fico triste com o capitalismo...



As figurinhas estão muito caras!!!

Oriundo de família de classe média - baixa com 1 irmão de idade próxima, sempre tive muita dificuldade de completar álbuns... o único que completei na idade infantil foi o de dinossauros (ou o de passarinhos) do chocolate Surpresa da nestlé (e mesmo esse foi um completar traumático, pois aceitei figurinha que na verdade eram cartõezinhos todo amassado e com defeito de impressão só para dizer q completei).



E na nossa época de criança tinha muito álbum... Álbum da novela vamp, álbum de desenho, álbuns de álbum brinquedo q lançou, álbum de filme e, claro, álbum de jogador de futebol.

A questão financeira (priorização financeira) foi sempre correta na cabeça dos meus pais: Não temos dinheiro pra gastar com muitas figurinhas, então tinha que trocar. E claro meus amigos não era tão mais afortunados que eu, não tínhamos muitas opções com quem trocar. (na verdade, nem sei se tínhamos comprado o número suficiente de figurinhas para completar o álbum.

A copa no Brasil acho que reviveu em mim, o desejo de completar 1 álbum. E, pelo meu feeling, animou muitos outros tbm.

Completei o álbum da copa de 2014. O álbum da copa de 2018 e estava inclinado a completar o álbum desta copa tbm... mas... com esse preço, tá complicado... principalmente que eu queria fazer 2, um pra mim e outro pra minha filha. Com a mulher desempregada, teria que patrocinar o dela tbm.

670 figurinhas, 80 centavos cada figurinha (R$ 4,00 o pacotinho com 5) dá, no mínimo, dá R$ 536,00. Apenas 1 álbum!!! Da pra comprar 2 camisas de seleção dessa copa que vai ser mais útil e mostrável que o álbum de figurinhas. (evito mostrar os meus para não estragarem). Imagina eu que estava cogitando completar 3!!!

É, pessoal... o álbum acabou de entrar na categoria de luxo. Volto a ter a sensação da infância quando um álbum de figurinhas não cabia no orçamento.

Aí, a cereja do bolo, a panini inventou de lançar figurinhas extras, que não estão no álbum: 20 atletas com fundos diferentes: bordô, bronze, prata e ouro, relativos a raridade da figurinha. E estas figurinhas já estão sendo negociadas na casa das centenas de reais.




E sobre a "crítica" ao capitalismo, se eu fosse acionista da Panini, meu lado feliz superaria meu lado triste... Passando nas bancas e livrarias, os vendedores estão com falta de álbum e dizendo que o movimento está muito bom. O Marketing da Panini conseguiu calibrar bem a a parte inelastica da curva oferta-demanda...
Mas... é que... figurinha é algo que permeia muito a cabeça da criança (pelo menos permeava), e esse preço se torna uma barreira socioeconômica excluindo várias crianças de brincar de álbum nessa (e provavelmente nas outras) copas.

Termino este humilde texto com o seu título:

Ou vc persegue a filosofia FIRE ou vc faz álbum de figurinhas da copa, os 2 não dá!!!

E vcs, netos? Vão fazer o álbum?

Já tiraram alguma especial?

Estão dispostas a pagar mais de mil reais para ter sua coleção completa???

Bora lá!!!

7 comentários:

  1. Felizmente eu NUNCA gostei de futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui mais fã de futebol... hoje estou meio distante... Mas copa do mundo ainda acho legal!!!

      Excluir
  2. Também nunca gostei de futebol, mas vejo que as "armadilhas" do colecionismo estão aí para todos os gostos e hobbies. O ser humano tem a incrível capacidade de tornar caras mesmo as atividades mais triviais... um exemplo disso é correr. Inventaram um monte de acessório (viseira, camisas "de corrida", tênis "de corrida", óculos escuros "esportivos", etc) que tranformaram uma atividade gratuita em algo que é possivel torrar uma grana...
    Sobre essa figurinha caríssima do Neymar, isso é comum em qualquer colecionismo. Por exemplo, tem cartas daquele jogo Magic que custam o valor de um apartamento. Surreal, mas é aplicação pura de oferta x demanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, eu adolescente gostava de tênis, sempre q juntava dinheiro comprava um legalzinho ou um diferente, mas nunca tive grana/coragem de comprar um nike shox (aqueles com molas no calcanhar)... e do nada... os tênis dispararam de preço. Tenis de mais de mil reais, muito fora mesmo!!!

      Excluir
  3. Esse algum de dinossauros da Surpresa era incrível... até hoje lembro dele e que não consegui completar (ficou faltando o T-Rex). Até enviar carta pra Surpresa pedindo a figurinha eu fiz (e fui ignorado)...rsrs. Também colecionei muitos albuns de campeonato brasileiro, mas depois da adolescência a vontade passou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa... VVI, verdade, podia mandar cartinha... alguns albuns tinha que recortar umas das páginas pra marcar o que vc queria... tbm nunca fui respondido. Boas lembrança. Lembro desse de dinossauro, um de passarinho, animais do sertão e animais do Pantanal... (Acho) que me lembro desses 4.

      Excluir
    2. Pra mim ficou faltando 1 figurinha pra completar o álbum do Nestlé surpresa, só que da coleção Fundo do Mar. Também mandei cartinha e fui ignorado...

      Excluir