quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Patrimônio - 08/2022 - R$ 2.804.581,00 [R] (ou) USD 541.425,00

Respeitosos netos e netas,

Agosto - o mês do desgosto - do latim “mensis augustus”, dedicado ao Imperador César Augusto, o filho adotivo de Júlio César. Trata-se do oitavo mês do ano do calendário civil, constante do calendário juliano e do atual calendário gregoriano.

Por sua vez, augusto:

adjetivo 1. que merece respeito, reverência; venerável. 2. de grande imponência; magnífico, majestoso, solene.

Ainda em busca de um patrimônio augusto, vamos ao atual.



Ai... ai... 

Eu evito falar de política aqui no blog por uma simples razão: não tenho o mínimo saco. A falta de vontade aumenta nos dias atuais... mas... (sempre tem um mas), nas últimas semanas eu comecei a perceber um comportamento das pessoas ao redor fazendo malabarismo para tentar enganar ou o interlocutor ou se enganar da bosta que irá despejar nas urnas.

Neto, Neto, sinto uma tensão maior nas suas palavras, Neto. A proximidade com as eleições está te incomodando, Neto?

Meu nobre acalentador leitor, muito obrigado por me fazer essa pergunta e me proporcionar um momento de reflexão.

Dizer que estou imune às loucuras sociais que me rodeiam e me bombardeiam, é mentir, é negar a natureza humana quanto a animais sociais. Mas, arrogantemente, após essa viagem interna de 10 segundos, o tempo de abrir uma long neck e colocá-la no copo ao lado do notebook, minha resposta será que estou mais chateado por macular meu fechamento mensal com esse tema que outra coisa.

Pensei inclusive em fazer um post específico para isso, mas num misto de encher linguiça pela repetida falta de investimentos este mês aliada a preguiça e a falta de vontade de dar destaque para esse assunto e colocando na conta a maturidade percebida no histórico de comentários nos meus post anteriores, irei destilar minhas frivolidades nos parágrafos a seguir. Prometo que haverá outro assunto após este e para aqueles que não suportam mais esse assunto - o que compreendo perfeitamente - convido a pular até o coração brilhante.

Eu entendo não gostar do Lula.

Eu entendo não gostar do Bolsonaro.

Eu entendo o pobre fodido ver no Lula uma chance de populismo maior que no Bolsonaro.

Não entendo quem é apaixonado por nenhum dos dois.

Eu entendo quem vê no Bolsonaro uma opção menos pior que no Lula (grupo no qual me encontro e que poderá me fazer sujar as mãos novamente no segundo turno).

Eu "entendo" quem acha que o Lula é um ser humano mais humano que o Bolsonaro.

Eu nunca vi a mídia ser tão forte e desonesta com um presidente/candidato.

Não engulo que o "Lula fez um bom primeiro mandato", lembrem-se, o mensalão foi no primeiro mandato.

Não engulo "alternância de poder" para justificar votar no Lula

Não engulo quem aposta as fichas no Paulo Guedes, lembrem-se, por diversas vezes, ele quase foi tirado diversas vezes (episódio mais marcante foi aquele power point horrível do coronel tosco apresentando um plano de investimentos a mando do presidente sem falar com o ministro da economia)

Vantagens do Lula: Não ser o Bolsonaro, e, por mais mórbido que soe mas já ouvi esta justificativa de alguém, aparenta não aguentar os próximos 4 anos e quem vai assumir é Alckimin.

Vantagens do Bolsonaro: Tem boas conquistas (que ficaram muito abafadas seja pelo maucaratismo da imprensa, seja pela sua estupides de governar fazendo campanha por 4 anos, até os que estavam com boa vontade de filtrar o que é ruído e o que é fato cansaram). Como político brasileiro profissional e aliado ao centrão, ele(s) consegue(m) mamar na teta na medida sem matar a vaca (que é meu maior medo se o Lula ganhar)

Não... calma... calma... não tenho medo do fantasma comunista (famoso arquétipo)... mas tenho medo sim de um diretor da Petrobras "devolvendo" R$ 90 milhões de reais que havia embolsado no petrolão. As rachadinhas não chegam aos pés do que foi roubado do povo no Governo PT. (Para cego ver: não estou defendendo rachadinha)

A bem da verdade, por mim, eu não votaria no segundo turno. Esse lance de ser obrigado a exercer o direito do voto é muito incongruente para mim.

Não consegui falar tudo o que me veio a cabeça, nem fazer o link direito com os comportamentos que observei na semana (motivador deste trecho deplorável do post), pois minha falta de vontade no assunto proporcionou ao meu corpo uma desmotivação vencedora. #LifeIsTooShort

#Paz

💖

Netos, vivenciei um felicidade inédita: vendi meu carro!!!

Inicialmente anunciei pelo preço da FIPE (R$ 32.000): zero pessoas me contataram.

Baixei para R$ 30.000, começaram os revendedores de carro a me procurar oferecendo 24 mil.

Eu ja puto por não ter nenhum contato, nenhuma proposta, nem as típicas de OLX que o cara te oferece no carro 1 moto, 1 sofá e 2 colchoes.

Demorei umas boas semanas mantendo esses 30 mil no anuncio, até que, bem contrariado, anunciei por 28.

Tive mais propostas de 24 mil. Eu já não entendendo por que que a FIPE está tão alta!!! Aparece um casal, oferecem 27. Eu, relutante em aceitar, fechei negócio.

Dinheiro transferido, carro saindo da vaga de garagem pra rua, me veio um alívio, uma tranquilidade, uma paz de espírito e um destensionamento nos músculos... que sensação maravilhosa!!!

Próximo alvo: Vender minha casa!!! (imagino q a felicidade vá ser muito maior, principalmente agora que os inquilinos estão dando problema).

🚗

Mais um recorde de patrimônio em BRL. As ações BR deram uma aliviada, junto com a previdência que deu uma subidinha.

Da grana do carro, 20 conto vai para a previdência Global da Vitreo. Os outros 7 to deixando acumular para comprar dólar abaixo de 5 reais, mandar para a IB e comprar VWRA.

Queria ter descoberto essa estratégia antes (fundos globais). Agora com 38/39 anos... fico pensando... pelo livro no Jeremy Siegel, só terei "certeza" que "terei lucro" daqui a 30 anos... ou seja... com 70 anos... essa transição da RV para RF/FII (da fase de acomulação para a fase de aposentadoria propriamente dita) ainda não está muito clara como e quando vou fazer... Se alguém tiver alguma literatura para indicar, fiquem a vontade.

E vcs, Netos? Qual o político de estimação de vcs? (O Daciolo é muito bom)

Já tiveram algo que proporcionou as suas 2 felicidades (quando compra e quando vende, rs)?

Já planejaram a virada da fase de acumulação para a fase de resgates do patrimônio?

Bora lá!!!

10 comentários:

  1. Gostei da introdução sobre o mês de Agosto!

    Política é uma desgraça aqui no Brasil, os partidos fazem pré-seleção dos candidatos, já vem tudo carta marcada pra escolher, e a população e a imprensa não colaboram. Tem a questão do dilema da rede social também, que afeta muito a cabeça das pessoas que vivem nas suas bolhas.

    Vender carro sempre é difícil mesmo, casa eu imagino que seja ainda mais.

    Em relação a mudança entre acumulação/aposentadoria, acho que vai ser mais uma questão de atitude e nem tanto de mudança da carteira, vou começar a gastar os dividendos ao invés de reinvestir tudo. Tem gente que se aposenta com FIIs, tem gente que se aposenta com TD IPCA+juros semestrais, tem gente que se aposenta com imóveis físicos, tem gente que se aposenta com ações (dividendos)... então se manter a carteira com um pouco de tudo, acho que não precisa nem mudar nada não, só parar de reinvestir e começar a gastar :)

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, BdZ!!!

      Política é um assunto importantíssimo, mas infelizmente, o Brasil ainda precisa evoluir muito.

      Qt a virada de chave da acumulação para a aposentadoria, realmente se vc tiver um portfolio diversificado, seu risco é menor. Mas numa estratégia de acumulação focada em RV, é MUITO perigoso ter uma sequência de rendimentos negativos logo no início da aposentadoria, pode ser catastrófico. Por isso, aquele que foco em RV, tem que ter alguns anos de RF para o início.

      Minha estratégia atual era focar em VRWA, e só antes de me aposentar fazer esse colchão de RF.

      Se aposentar "apenas" com os dividendos, faz vc ter menos trabalho de gerir patrimônio, em contra partida, vc tem que construir um patrimônio muito maior. (Mas admito, soa ser o melhor dos mundos uns 20k pigando na conta "sem trabalhar") rs

      Valeu, Bi!!!

      Excluir
  2. Eu teria votado no Enéas, se tivesse idade na época em que ele era vivo e candidato a PR. Não ironicamente. Ele me parecia ser um dos poucos políticos realmente interessados em desenvolver o Brasil, com visão de estadista mesmo (foco no longo prazo).

    Quanto aos aportes, eu pretendo que minha carteira de ações e FIIs me ajude a me aposentar (dividendos e aluguéis)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o Eneas teria sido um excelente consultor/conselheiro (de um monarca), e também um excelente legislador. Como gestor acho que seria como está ocorrendo com o Bolsonaro: ele seria o tempo inteiro sabotado por pessoas de dentro e de fora do governo.

      Excluir
  3. Boa noite Neto! O complicado é pagar IR no valor da venda da casa...Excelente resultado em agosto, parabéns! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, vvi, nem me fale. Já dizia o ditado "existem 2 certezas na vida: A morte e os impostos, e dos impostos vc pode ter certeza que vc não conseguirá escapar".

      Excluir
  4. E ai neto peguei o bonde andando. Vai vender sua casa? Ou uma casa que vc tem e aluga? Vai por onde a grana ? Sobre virar a chave de acumulação pra aposentadoria é diminuir o risco. Menos RV, mais RF, menos ativos de crescimento, mais geradores de dividendos. Eu diria que vc tem que começar a se mexer uns 5 anos antes de aposentar. Tem idéia de quando vai ser ? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Vaga, blz?

      Moro de aluguel e tenho uma casa que alugo, inclusive o inquilino ta em atraso com os alugueis :(

      Acho q colocaria a grana em FII e VWRA.

      Ainda não me decidi qd me aposentar...São reflexões que vão e vêm a minha cabeça.

      Abs,

      Excluir
  5. "Não entendo quem é apaixonado por nenhum dos dois." Me representa 100%. Eu entendo que Lula é bem menos psicopata que Bolsonaro, então devo sujar as mãos com o primeiro mesmo. Porém, o país estará em maus bocados com ambos. Sobre corrupção, ela está doida pra pipocar, mas o governo abafa. Geralmente, só ficamos sabendo do grosso dela quando o grupo dominante está desalojado do poder de nomear PGFs, diretores de PF e indicações de cargos para outros órgãos fiscalizadores. Antes, tudo parece menor e mais esporádico (lembro que Lula saiu com 80 e algo de aprovação no segundo mandato, por exemplo, e com números exuberantes na economia). Porém, onde há fumaça, há fogo. E o governo Bolsonaro tem quase uma fumaça por dia. Enfim, triste Brasil. Vários candidatos melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, dpp, blz?

      Cara, aprovação é algo muito complicado... O pessoal lá do RJ fala que Sergio Cabral tbm tinha aprovação super alta... ainda está atrás da grades.

      Família Gomes é bem aprovada no Ceará, um deles (ex ministro da educação) pegou uma retro escavadeira e avançou contra dezenas de policiais militares amotinados.

      Lula x Bolsonaro... A balança da corrução ainda pende MUITO pro lado do PT. Ambos são corruptos, mas o maior roubo da humanidade ainda foi cometido no governo vermelhinho.

      Primeiro turno devo ir no mauricinho do Novo ou na Soraya, por eliminação.

      Segundo turno, se Deus me abençoar, torço para estar voltando campeão da libertadores de Guayaquil!!! (Mas sou muito mão de vaca pra pagar um programa de 15 mil reais apenas por um jogo, na verdade, não precisa ser tão mão de vaca assim).

      Abs,

      Excluir