quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Patrimônio - 10/2022 - R$ 2.888.591,00 [R] (ou) USD 561,983.00

Netos e netas, em quem vcs votaram?

Brincadeira, brincadeira... Não vamos tocar nesse assunto (agora).

Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março (os romanos eram do judiciário?).



Rapaz, após meu sabático eleitoral, voltamos com o fechamento mensal (que nesse mês virou abertura mensal, pois fiz com os preços de 1 de novembro).

Felicidade mundana de ter mais um recorde!!! (em reais)

Outubro seria mais um mês sem aplicações se não fosse o bug no app do banco onde eu e minha filha temos conta. Não é a primeira vez, qd tento trocar de conta, dps de um tempo que entrei numa, ao entrar na outra com o login e senha de uma... Neto... ta muito confuso... admito meu douto leitor, devo estar enferrujado para escrever... vou resumir, as vezes coloco login e senha da minha conta e o app do celular me encaminha para a conta da minha filha... Falha de segurança bizarra!!! Pois bem, achei q estava na conta da minha filha, mas estava na minha e acabei comprando WRLD11.

Não é o fim do mundo. Considero um excelente ativo, mas o dinheiro ficou parado na conta da minha filha e esse ativo gosto de aplicar diretamente via VWRA. (e foram só uns 500 reais, a mesada do vovô).

Figurinhas:

Completei as bordô e as bronze, qd me dei conta q ja gastei mais de 3 mil reais pra deixar guardado na gaveta (2 albuns mais a coleção de legends). Tem sido um hobby caro. Tão caro que estou pensando em me desfazer das legends. Provavelmente minha procrastinação me levar apenas a ter uma coleção incompleta na estante (ou gaveta).

Eleições:

O paulisto-carioca Ricaperrone conseguiu resumir excelentemente bem o que acho em suas considerações:



Vi nas redes q estavam preparando um movimento de protesto pra hj. Se for motociata talvez até vá, pra dar uma volta de moto no feriado. Mais que isso, não vale meu tempo.

Vou tirar férias esse mês, pretendo investir a graninha a mais que vai bater (alias estou esperando o dólar dar uma caída de 5 pra enviar pra IB).

Família:

Uma mistura de felicidade e desespero pela nossa perda salarial. Com meu segundo rebaixamento no trabalho (o primeiro eu tratei neste post) e a minha mulher saindo do trabalho, não fiz as contas, mas comparando com o início do ano, devemos terminar o ano com 16 mil reais mensais a menos. Bem a parte desesperadora está aí... fucking sixteen thousand tungada!!! A felicidade é ver q acertei a filosofia de vida (pelo menos em parte)! Sempre vivi uma vida alguns degraus abaixo do que ganhava. Não precisamos mudar de casa, nem botar a filha num colégio mais em conta, nem mudar o cardápio. Qts famílias no Brasil conseguem levar "de boa" uma perda salarial dessa magnitude? (tá bom, comportamentalmente, vinhos e comer fora estamos reduzindo, a final, estamos numa época de apertar cintos, temos que mudar alguma coisa pra não termos aquele mês de descontrole de gastos).

Neto, qual a mágica??? Como vc consegue???

É, meus empáticos 2 leitores... a resposta está na taxa de poupança! E conseguia viver com uma taxa de poupança era de uns 40% foi, momentaneamente, espero eu, para próximo de zero. Dei uma pausa na formação de patrimônio. E com minha mulher em casa podemos dispensar a babá. Acho q foram esses 2 ajustes que fizemos: Babá e nossos hobbies gastronômicos.

E vcs, netos? Muitos amizades desfeitas pela política?

Estão nas frentes dos quarteis ou impedindo o trânsito nas rodovias? Ou comemorando que o líder dos maiores esquemas de corrupção voltou ao poder?

Ou, assim como eu, vc está com foco na sua saúde, foco na família, foco nos amigos, foco no patrimônio?

Bora lá!!!

9 comentários:

  1. Neto
    Como é bom estar em um patamar de consumo bem menor que suas rendas mensais. Muito bom ler esse seu relato. Apenas sentido por vc ter reduzido a renda.

    Quanto a amizades, não perdi nenhuma, pq não ando discutindo política com qualquer pessoa. Mas tive familiares que pararam de se falar sim.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande C&P, blz?

      Ter os custos regrados é uma maturidade que te dá muito é no chão... quase liberdade... só não é a liberdade plena por não ser fire ainda. rs

      Excluir
  2. Boa noite Neto! Fique tranquilo que logo você é sua esposa conseguem repor essa renda! No mais viver bem abaixo da possibilidade realmente nos dá muita tranquilidade. Infelizmente a minoria é assim: o que vejo de colegas que gastam fortunas em carros, passeios e produtos de alto nível e não tem nem reserva de emergência...é triste ver isso...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, VVI. Geralmente, não gosto muito de ouvir o famoso "calma, vai ficar tudo bem" mas confesso que foi bom ler o que vc escreveu, o outro famoso "dê tempo ao tempo".

      Esse pessoal que não tem nenhuma reserva, sem chefe de família, é bem complicado mesmo.

      Abs

      Excluir
  3. Como os colegas menicionaram acima, você estava preparado para esta situação, e tem uma grande reserva de patrimônio. Bola pra frente e logo logo você recupera a renda perdida!

    Não perdi nenhuma amizade, mas na minha família infelizmente há pessoas que não se falam desde 2018... complicado demais.

    ResponderExcluir
  4. Essas épocas de eleições é um entra e sai nos grupos de whatsapp kkkk daqui uns dias espero que tudo volte ao normal. Eu não fico brigando por político, mas cada vez temos menos boas opções pra escolher, a tal da renovação política é muito lenta, e pra piorar a população mostrou que gosta de corruptos comprovados, porque os outros acho que também são, só falta comprovar.

    Estou focando na saúde e na família, final de ano tempo bom pra reflexões.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, BdZ, esse é o foco!!!

      Meus grupos do whatsapp convergiram no início do ano ou ano passado.

      Renovação política tá bem longe de acontecer. Meu palpite é q deveria começar pelo legislativo.

      Abs

      Excluir