quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Patrimônio - 11/2022 - R$ 2.875.419,00 (ou) USD 551.904,00

 Netos e Netas,

Novembro vem do latim “Novem”, que significa nove. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O nono mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.

O mês de novembro também é bastante conhecido por ser o mês azul, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes.

Novembro azul da conscientização, mas vermelho no patrimônio. (impossível fugir da cutucada)😢 



Netos, eu venho reclamando da vida tem uns posts, e nesse post, infelizmente, vou continuar... Peço imenso perdão aos meus 2 leitores, pela minha ausência nesses dia e quando do meu retorno volto a me lamuriar...

Sofri com minha filha o acidente mais grave recente da minha família. Calma, apesar da seriedade do evento, adianto que, dado o acontecido, a história acabou bem. Estávamos viajando pelo nordeste, decidi pela primeira vez andar de bicicleta com minha filha de 3 anos. Coloquei ela na cadeirinha da bicicleta alugada e fui dar uma volta na ciclovia da orla.

Após uns 15 minutos de passeio e diversão com direito a vídeos felizes no grupo da família, uma mulher, distraidamente, atravessou a ciclovia como se a ciclovia não existisse. Freiei, mas o freio não travou, só deu uma reduzida. Gritei pra mulher sair da frente, ela tomou um susto e correu exatamente para a direção que eu havia desviado. Nos trombamos, caímos, fissurei a perna e minha filha foi de cara no chão. (aparentemente nada aconteceu para a jamanta da mulher no choque). tudo isso em poucos segundos.

Choradeira da criança com o nariz sangrando. Ambulância do SAMU. 7 horas de observação na emergência do hospital. Felizmente, raio x da minha lindinha deu perfeito, sem qualquer fratura. Fui na emergência ortopédica dps de sairmos da emergência pediátrica e imobilizei a perna.

Medicados, curados. Começo fisioterapia semana q vem.

Assim como os acidentes aéreos, nunca é uma causa só. Apesar de racionalmente saber que tenho zero culpa no acidente, ainda fico pensando que se eu não estivesse tão cansado mentalmente, talvez tivesse mais reflexo e conseguisse evitar o choque.... talvez...

Aproveitando a paciência de quem aguentou até aqui, vou abusar e contar mais uma história triste (típico momento de bar que chamamos o amigo para desabafar).

Meu inquilino saiu sem pagar os últimos 2 meses de aluguel, os cupins voltaram e, claro, o estado da devolução do imóvel, não estava legal... Cupins, mais reparos, mais pintura: R$ 10 mil de despesas "não previstas". Lição aprendida: Dê preferência para alugar pelo quinto andar.

Chega de importuná-los. Voltando às finanças:

Com a quebra da Passfolio, tentei transferir meus recursos para a Interactive Brokers, mas... juro que não é mais lamentação, apenas "causos" agora... todas as minha posições tinham fracionário, logo, não dá pra transferir, tive que vender todas as posições uma a uma, tinha umas 15 posições. (podem reparar no meu imenso caixa em dólar)

Quando fui transferir, descobri que, como troquei de celular, não tinha o autenticador da IB no novo aparelho. Para resolver esse problema, só ligando pra eles. Descobri então que meu celular não faz DDI.

Como não tenho fixo, devo passar qq dia na casa do meus pais para fazer essa ligação internacional.

Minha alocação na IB, quase certo, será tudo em VWRA.

O meu caixa em reais, estava esperando o câmbio dar uma baixada para tbm fazer a transferência para a IB, mas... talvez eu dê uma olhada nos FII tupiniquins, mesmo.


E vcs, Netos? Novembro Azul ou Novembro Vermelho?

Esse ano de 2022? Ta sendo bom ou "desafiador"?

Vcs acreditam no Hexa? (temos chances!!!)


Bora lá!!!


PS: se vcs tiverem a "sorte" de lerem esse texto agora de noite (07/12/22), olhe para o céu e repare numa "estrela" próxima à Lua: é Marte! (Bem mais brilhante de Venus, hoje).

10 comentários:

  1. Boa noite Neto! Bom te ver de volta! Cara, que barra essa situação com você e sua filha...morro de medo de me encontrar em uma situação semelhante...Sobre novembro, como 99% da Finansfera fiquei no negativo, mas menos que pensei que seria devido a valorização dos ETFs internacionais e também retorno da rentabilidade da renda fixa. Fiz a transferência da Passfolio para a IB...Minha sorte é que só mantinha VT lá, aí comprei fracionado para completar um valor inteiro na compra e fiz o processo de transferência. O foda é que mesmo cancelando a conta na Passfolio antes do prazo máximo descobri que a Sproutfi abriu uma conta em meu nome. Estou agora brigando pra cancelar ela. Sobre a ligação para a Interactive Brokers em último caso você pode colocar créditos no Skype e ligar por ele...sai barato fazer uma DDI...Interessante que nunca tive uma situação em que precisei ligar pra lá, geralmente consigo resolver tudo via chat ou mensagem. No mais já estou em ritmo de 2023, só aguardando dezembro terminar...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, VVI.

      Cara, esses acontecimentos com filho são verdadeiros momentos de horror... Felizmente "deu tudo certo".

      Sim sim, essa foi a primeira vez q eu lembro que precisei ligar (minto, ja tive q ir pessoalmente encontrar com gerente de banco), nessa da passfolio a culpa foi minha. Procrastinei!

      Coloquei 50 reais no celular, dos quais usei 20 na ligação pra IB. Tentei Skype, mas ele recusou alguns cartões meus (ou foram os cartões que não aceitaram? rs) estou me sentindo velho não conseguindo usar tecnologia.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. É Neto... Novembro foi um mês de atropelo nas finanças da finansfera.
    Sobre finanças o que tenho a dizer que estou apenas aguardando o anúncio do Ministro da Economia e alguma fala do mesmo sobre como será conduzido o futuro dessa pasta, se o Mercado entender como aceitável ou positivo acredito numa valorização a partir daí e até o fim de Dezembro se o cenário externo não atrapalhar.
    Com relação ao acidente e as reclamações sobre a vida, considero que são coisas que acontecem ou podem acontecer e reclamações fazem parte do ser humano.
    Menos mal que o acidente não gerou maiores consequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anom, bem vindo.

      Obrigado pela palavras sobre acidente.

      E agora com a confirmação do Haddad, quais são seus planos para os investimentos?

      Abs.

      Excluir
  3. Bem vindo de volta, Neto!
    Graças a Deus que não aconteceu nada de grave nesse acidente.
    Novembro foi sangria geral na blogosfera das finanças... faz parte do jogo, temos que aguentar.
    Esse seu relato sobre a corretora no exterior só reforça a minha atitude de não comprar frações de ações. Eu só compro inteiras, as frações não são ações de verdade, são dívidas da corretora com os investidores.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mago.

      É... frações tem um facilitador de operar pelo financeiro, tipo compra X dólares de determinada ação. Porém, tem essa "impossibilidade" de transferir.

      Quanto a segunda parte, de ser uma dívida da corretora com vc, entendo que vc falou, mas confesso que fiquei na dúvida, pois se não me engano, posso estar errado, o custodiante no EUA é a própria corretora, então o risco da corretora não honrar sua posição acontece tanto com inteiras como com fração, exigindo, claro, mais trabalho da corretora se ela aceitar custodiar fracionário.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Neto,
    Tu assiste Aviões e Música é?(um acidente são cadeias de eventos)
    Boa recuperação meu brother!

    Quer dizer se eu trocar meu celular vou ter que ligar para IB para autenticar meu outro celular? Não tem outra forma? Já não gostei da IB!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz, C&P?
      Essa parte de acidente como comunhão de eventos trago da minha formação de engenharia mesmo, rs

      Quanto ao app da IB, vc pode trocar de celular normalmente. Desde que vc tenha os 2 (o novo e o antigo) a sua disposição que eles tem o procedimento específico para vc msm fazer.

      No meu caso, meu celular antigo havia quebrado, não tinha mais como eu utilizá-lo. Nestes casos, aí sim, precisa ligar para eles. Posso te dizer q foi muito tranquilo. Pediram apenas Login e meu nome completo (na verdade só o primeiro e o último nomes).

      Abs!!!

      Excluir