sábado, 31 de dezembro de 2022

Patrimônio - 12/2022 - R$ 2.898.169 [R] (ou) USD 547.858,00

Netos e Netas,

Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.

Fechamento de Dezembro com recorde em reais!!! Uma boa notícia num ano com acontecimentos bem problemáticos.


Queria postar aqui um vídeo que eu acho q vi no Youtube, mas pode ser que o que tenha ficado em minha memoria seja uma chamada de um programa de televisão (ou até mesmo um reels do instagram). Infelizmente não encontrei no youtube para reproduzir aqui.

No vídeo, está um senhor de idade, mas não velhinho, a fala ainda parecia impecável, num típico enquadramento de câmera onde somente aparece ele dialogando com o entrevistador que não está visível na tela, e ele solta a seguinte frase, mais ou menos assim:

"O Ano Novo é uma invenção capitalista, que divide o tempo arbitrariamente em ciclos, onde a cada ciclo se renova a esperança nos próximos acontecimentos" - isso acontece bastante comigo. E, a medida que vou envelhecendo, sinto que isso acontece ainda mais intensamente.

Quando estamos num momento ruim, o nosso olhar, pelo menos o meu, foge da média e da mediana, e começa a focar mais nos extremos: aquilo que pode dar ainda mais errado, aumentando nosso pessimismo e, como reflexo de sobrevivência, começamos a procurar coisas positivas pra nos motivar ou, no mínimo, nos acalmar.

Fechar o ano com recorde no patrimônio #NuncaEstiveTãoRico, além da imediata e instantânea massagem no ego, me serviu de ponto de ancoragem para respirar e ver que ou o ano não foi tão ruim assim, ou ainda abre os olhos para o fato de que estarei entrando no ano de 2023 relativamente bem patrimonialmente.

- Mas, Neto, me desculpe, eu te sigo a um certo tempo, e vc havia falado q em 2021 vc foi a 5 velórios, de parentes e amigos próximos, como pode agora vc ousar falar que 2022 foi pior q 2021? - Pergunta meu quase hipermnésico leitor. E eu respondo a esse quase xeque-mate: Vc tem razão... 2021 comporta em seu intervalo de tempo talvez os mais graves acontecimentos de minha vida, atingindo família, amigos e familiares de amigos. Não tem como comparar.

Então por que me sinto fechando o ano de 2022 pior que o fechamento de 2021? Tentarei me explicar com uma analogia: os acontecimentos de 2021 foram muitos socos na cara, mas continuei em pé. Em 2022 sinto que fui levado ao solo e estou sendo imobilizado.

Talvez 2021 tenha contribuído para me sentir assim 2022... não sei...

Mas é isso, me sinto mal, curva pra baixo. Embaixo, procuro coisas para me ancorar, além da clássica e efetiva dupla família e amigos (o álcool formaria um interessante e polêmico tripé), meu patrimônio tbm é uma porta de madeira boiando ao mar (espero ser a Rose, não o Jack).

- Neto, Neto, ficar se gabando que de ter muito dinheiro tbm é meio, com o perdão da palavra, babaca!!! - pondera meu estimado leitor com uma sinceridade encontrada nos bares após a sétima cerveja.

E, mais uma vez, vc está certo! E para isso, faço outra viagem, saindo do "ano novo máquina de esperança" para a antiga Roma.

Certa aula ainda no ginásio (talvez seja ensino médio), um professor contou a história do general romano que ordenou a um escravo que, após cada conquista, dissesse ao seu ouvido "somos apenas humanos", um gatilho para nunca a soberba lhe subir a cabeça. Assim como minha introdução, tbm procurei na internet esse general para trazê-lo a essa mesa de bar, e tbm não o encontrei. Encontrei sim, outras versões desse conto onde, em vez de "somos apenas humanos", o escravo falava "memento mori".

Posso dizer que fiquei feliz, pois "memento mori" é uma daquelas expressões favoritas que eu sempre esqueço e preciso esbarrar com ela para me relembrar de q ela existe assim como de que eu gosto muito dela.

Fim da parte filosofia (de botequim).

Consegui recuperar meu acesso à interactive brokers, como havia falado no post anterior. Estava bem preocupado do quanto de documentação eles poderiam me cobrar para reativar meu app no celular. Estava com 2 passaportes, extratos, emails tudo pronto para quando eu fiz a ligação, mas o simpático atendente com sotaque de indiano me solicitou apenas meu login, first name e last name, e voilá.

Claro que, como todo call center, todo atendimento demorou uns 10 ou 15 minutos e custou uns 20 reais a ligação DDI.

Resolvi, em partes. Agora é mandar os recursos do sproutfi para a IB. Não fiz ainda, pois havia visto que o Otavio Paranhos sugerira usar ACH em vez de wire (que, cumpridas algumas exigências, seria uma ted gratuita entres contas de bancos estadunidenses em vez do wire que custa umas dezenas de dólares)... Mas até onde eu vasculhei não consegui achar essa opção, apenas wire mesmo. Devo resolver isso nas primeiras semanas de janeiro.

No mais, sem movimentações financeiras significantes. Nenhuma alocação. Dividendos/Rendimentos pingaram e no caixa ficaram.

Primeira semana de janeiro preciso ver o planejamento que fiz pra 2022 e planejar 2023 (falha minha, tinha que ter feito esse encontro de contas nesta última semana de dezembro).

E vcs, Netos? Como vcs consideram o ano de 2022 de vcs? Bom ou Ruim?

Quais promessas de ano novo cumpriram e deixaram de cumprir em 2022?

Quais as expectativas para 2023?

Bora lá e FELIZ ANO NOVO!!!

10 comentários:

  1. Feliz ano novo Neto! Eu fiz a migração da Passfolio diretamente para a IB e foi tranquilo...fiz o processo todo pelo app da IB mas acabei deixando 65 doletas de taxa para a Passfolio...paciência... Pra mim 2022 foi um ano de mudanças dado o nascimento da minha primeira (e espero única) filha. De setembro pra cá foi só correria e 24h de foco nela...espero que 2023 seja um ano em que consigamos voltar a ter algum tempo para nós (Sra VVI e eu) e também para voltar a atividade física...Vamos ver...boa ideia essa de comparar metas de 2022 com 2023...devo fazer um post no futuro sobre isso! No mais, feliz 2023 para nós e que consigamos aproveitar ao máximo as oportunidades que nos apresente. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VVI.

      Realmente, deveria ter feito isso ainda na Passfolio, procrastinei demais. 65 usd ta até uma dorzinha pra fazer uma TED, nessas horas vemos que nosso sistema bancário é muito bom.

      Ainda estou só na primeira, mas tenho conversado com pais de mais de 1 filho, falam q a partir do segundo todo esse "excesso" de atenção fica mais tranquilo. No primeiro filho é tudo novidade.

      Ansioso pelo post das suas metas para 2023.

      Feliz ano ano!!!

      Excluir
  2. Neto, um excelente 2023 para você e família!
    Parabéns pelo resultado financeiro e que ano que vem, você tenha mais paz! estaremos aqui acompanhando sua jornada e torcendo para o sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela torcida PI, tbm torço para todos nós da finansfera.

      Um feliz 2023 para vc tbm!

      Excluir
  3. Adorei o seu blog, Neto.
    Feliz 2023 pra você.

    ResponderExcluir
  4. Só quem não tem dinheiro acha que dinheiro resolve instantaneamente todos os problemas da vida.
    Vida é luta.
    Abraços e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  5. Acho que meu 2022 foi muito bom, graças a Deus.
    Na parte financeira, meu patrimônio cresceu, e consegui aportar com bastante diversificação em todos os meses. Estreei minha carteira no exterior também.
    Que 2023 seja ainda melhor para todos nós!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Mago... sou a favor q sucesso e felicidade são contagiantes... valeu por contar suas vitórias aqui.

      Excluir