sexta-feira, 31 de março de 2023

Patrimônio - 03/2023 - R$ 2.924.931,00 [R] (ou) USD 577,650.00 [R]

Succession voltou para a sua última temporada. Nunca me apaixonei pela série, não vejo tudo isso que o pessoal vê. Tio Ricco adora o Velho Logan. Mas admito que tem seus pontos positivos. Neste último capítulo mesmo, um cara querendo gastar 100 milhões de dólares em marketing pra ficar com 1% na pesquisa presidencial dos Estados Unidos enquanto isso os outros 3 irmãos querem fazer um pix de 10 bi (tbm de USD).

E eu aqui comprando o biscoito mais em conta na padaria.

Vamos ao fechamento do mês.



Mês de março.

Meus 2 leitores... vcs se lembram que eu tinha conta na Passfolio, ela fechou e migrei para a Interactive Brokers (passado pela Sproutfy)? Então, como eu preferi zerar a posição e migrar a grana, tava com uma quantia considerável (para os meus padrões) e resolvi aplicar 10K por mês e felizmente e por pura sorte funcionou. As compras sempre foram com valor decrescente:

Jan: 10k @ 101,84

Fev: 10k @ 101,06

Mar: 10k @ 98,57

Lembrando que isso não é dinheiro novo, quem dera que tivesse caído 30k doletas na minha conta, é realocação da minha posição da Passfolio.

Neto... vc falou isso no parágrafo de cima, impossível a gente esquecer um parágrafo abaixo!!!

Perdão meu circunspecto leitor, lapso criativo é um mal de um criador de conteúdo... mesmo sendo um conteúdo tão chinfrim quanto desse blog. Talvez recorra ao chat GPT para escrever alguns parágrafos aqui.

Continuando

Tinha um dinheiro parado na XP (troquei de AAI, contei pra vcs?) coloquei em cdb de liquidação diária, na esperança de o dolar bater abaixo de R$ 5,00 (o noticiário não é muito animador).

Uns troquinhos, acho q não chega a 3k, na Clear e na Mycap, comprei URPR11 (to me arriscando muito nesse FII).

E, o mais detalhista dos meu 2 leitores irá reparar, uma pequena queda na minha reserva de emergência. Meu título Tesouro Selic venceu e recomprei pro maior vencimento. Levei a tungada do imposto.

Tbm estou fazendo uma limpeza de bancos e corretoras. Sempre achei bom testar, mas acho q a idade ta chegando. Zerei posição na C6 e na BS2 (Brasil, ainda tenho reserva de valor na BS2 go), próximos serão easynvest (atual nu investe) e o banco inter (talvez).

No exterior continuo com a Avenue e IB.

Crypto, ah cara, nem quero falar... Mas eu vou... a M3RD@ que eu fiz de torrar 25K BRL pra fazer o cartão da crypto.com (post1 post2). BTC reagindo, e essa CRO caindo 😭. Dúvida se deixo morrer na carteira ou se pego os 5k BRL que sobraram e coloco em VWRA ou FII, ou no bom e velho álcool.



Vou tentar inaugurar uma seção de "Saúde" nesse blog:

Sofridamente, estou emagrecendo!!! Já baixei de 85kg. Foco é até o fim do ano ficar abaixo de 80kg e nunca mais voltar.

Os primeiros quilos são mais fáceis, tenho a tese que existe uma parte líquida que fica na região linfática que é a primeira a sair e a recuperar nesses momentos iniciais de dieta/exercício. A mesma parte líquida que sai numa drenagem linfática (não, nunca fiz uma sessão de drenagem linfática, estou apenas destilando minha filosofia de botequim). A mesma parte líquida q sairia naquelas "máquinas de emagrecer" que aparecia nos desenhos e filmes estadunidenses de antigamente (vibration belt).


Essa parte líquida ela vai fácil e vem fácil e em mim geralmente se trata de uns 2 quilos, então, pra permanecer no curto prazo abaixo de 80kg, devo chegar até os 77,9 kg. Que o santo dos marombeiro, São Arzenegger, me ajude.



Tbm estou tentando correr, mas está muito desafiador.

E vcs, Netos? Como foi o mês de março de vcs?

Patrimônio subindo e peso caindo?

Bora lá!!!

18 comentários:

  1. Neto
    Pretende ficar com duas corretoras no exterior? Tenho duas, mas estou pensativo. A princípio, ia investir apenas em uma. Mas daí, estudando, descobri esses investimentos Irlandeses, e tive que abrir na IB também.

    Quando estamos acima do peso retemos muito líquido. Beber água regularmente ajuda. Que onda essas maquinas de antigamente.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, C&P, blz?

      Acho q 2 está um bom número. Tendo solidez e baixo custo, pra mim está tranquilo. Aparecendo algo melhor, posso testar, não vou ficar caçando e testando outras.

      O Fábio Holder disse q os etfs irlandeses acabam saindo mais caro, mas não mostrou as contas, apenas para a área de membros dele. Como não sou membros, achei estranho os argumentos que ele deu por alto.

      Beber água realmente ajuda. Me lembro nas outras fases de emagrecimento que tive no passado, realmente a gente, eu pelo menos, involuntariamente acaba bebendo menos água, mas to bebendo bastante água agora, tenho sentido sim q está me ajudando.

      Excluir
    2. Otávio Paranhos mostrou o contrário. No longo prazo, ETF Irlandeses renderiam mais.

      Excluir
  2. Dólar fechou sexta em R$5,06. Os mercados estão estranhamente calmos com essa crise mundial de crédito, parece que todo mundo está anestesiado. Só o futuro dirá se esse otimismo é o pior da crise ficando para trás, ou se é um ultimo suspiro antes de mergulhar na tempestade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Mendigo.

      Parece até a crise q nunca chega, mas já está presente entre nós. Vi um economista falando que mt dessa desinformação se deve aos países de primeiro mundo pela primeira vez depois de décadas estão enfrentando a inflação. Famoso trade off de curto prazo entre inflação e desemprego. Não dá pra combater os 2 ao mesmo tempo.

      Excluir
  3. Grande Neto!

    Dólar caiu legal semana passada, e eu que fiz o aporte do ano pro exterior na semana retrasada :( se cair abaixo de 5 essa semana acho que vou até fazer mais um aporte extra, investir o dinheiro das férias kkkk

    Questão de saúde é foda, eu tenho muita facilidade pra ganhar peso, também não me cuido na alimentação, esse é meu erro. Estou a 1 ano e pouco fazendo academia e estou ganhando peso, queria ter perdido uns 4kg mas ao invés disso ganhei uns 4kg, o lado bom é que talvez uma boa parte disse seja músculo e não gordura. Estou pensando em parar com a academia e focar em caminhada/corrida e talvez um pilates pra evitar lesões.

    Conta em várias corretoras também tenho, pensando aqui se futuramente não era de juntar tudo em um pra simplificar. Um que vou encerrar esse mês é o Mercado Bitcoin, o desgraça cheia de taxa e relatório ruim demais pro imposto de renda, ainda ontem dei uma espiada vi que tem limite de saque de 500 reais, ainda bem que tenho menos vou tirar tudo de uma vez kkkk depois vou comprar o HASH11 provavelmente.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Bi, certin?

      Cara... essas mergulhadas do dolar reanima a esperança de se fazer uma viagenzinha maneira.

      Tenho que aumentar meu cardio tbm. Esse fds já enfiei o pé na jaca... Mas era a comemoração de um amigo que passou num concurso, então me sinto menos culpado.

      Cara, sobre bitcoin, tenho q pegar logo uma carteira, to dando bobeira e acreditando na binance. ta aí, vou colocar essa meta pra mim essa semana: fazer uma carteira de bitcoin!

      Hash11 é um assombro pra mim a bolsa brasileira ter aceitado esse tipo de ativo. Tenho que estudar melhor, pois queria entender como fica a custódia disso. As senhas das carteiras ficam com o gestor? Do nada pode sumir as moedas no típico: "alguém descobriu as senhas das carteiras e limpou tudo"?

      Excluir
    2. Complementando, pelo que vc falou, esse 'mercado bitcoin' me parece uma bela porcaria, por q vc fez conta neles?

      Excluir
  4. Neto, qual seu número pra IF? Você pretende ficar no Brasil mesmo após atingi-lá?

    Eu estou com todos meus investimentos no Brasil concentrados no Banco Inter, e lá fora uso a TD Ameritrade.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande ET, blz?

      Cara, volta e meia fico pensando nesse número e não consigo concluir.

      Pensado em IF, um número que me faria esquecer que preciso de um emprego, me proporcionaria poder ter mais filhos e financiar meus projetos pessoais, acho q esse número hj seria 10MM de reais.

      Mas é uma quantia MT alta. E demoraria décadas pra atingi-la.

      Então pensando em renda mensal, uma mesada de 25k acho q me deixaria tranquilo. Pela regra dos 4%, daria em patrimônio de 7,5MM. Mas pensando q hj é possível congelar rendimentos com inflação+6%, esse número, grossíssimo modo o famoso 0,5% a.m., seria 5 MM.

      E fica o questionamento: é possível ser FIRE sem ser frugal?

      Excluir
    2. Acho que não é possível ser FIRE sem ser frugal, a não ser que você ganhe muito, mas muito dinheiro por mês. Só que nesse nível de renda, o pensamento deve mudar muito, assim como a forma que se encara o trabalho (pode até ralar e se estressar, mas de uma maneira diferente que pessoas comuns ralam e se estressam - talvez de uma maneira que não dê vontade de parar como muitos de nós sentimos, porque provavelmente a sensação de recompensa deve ser maior do que a nossa).

      Por exemplo, lembro de ter lido numa reportagem (há muito tempo) que o Faustão ganhava 0,5MM só para mencionar o nome de uma marca no programa dele, e ganhava 1MM para inventar na hora algum trocadilho/jingle/frase de efeito usando essa marca. E isso fora outras receitas que o programa dele trazia. Não sei se no caso desses "pingados" que ele ganhava só para dizer o nome de uma marca o dinheiro ficava 100% para ele ou se ele usava para pagar algum custo relativo ao programa (equipe, equipamentos, etc), mas supondo que ele tirasse limpo uns 3 milhões por mês, ele já seria FIRE com uns 3 meses de trabalho (FIRE para os nossos padrões, claro). Poderia comprar 1 imóvel muito bom por mês ou vários imóveis de nível classe média e em pouco tempo viver de aluguel. As possibilidades são inúmeras nesse nível de grana. Porém, o problema é que pessoas que ganham nesse nível teriam um FIRE diferente. Dificilmente ele se contentaria com 9 milhões para ser FIRE. Ter somente 9 milhões para ele seria como ser condenado a viver na pobreza. Talvez ele tenha um "número mágico" que nem gostamos de inventar, só que o dele seria muito maior, talvez na casa dos bilhões. Mas muito provavelmente ele não encara o trabalho da mesma maneira que encaramos, então ele não deve ver motivo para ser FIRE, até porque ele muito provavelmente já deve ter o FI de FIRE.

      Excluir
    3. É, Neto, 10MM sem dúvida seria um valor bom (+ de 1,5MM de dólares), mas realmente é uma meta difícil de se atingir para os meros mortais. Eu tenho pensado em um número em dólares, que inclusive é nessa faixa aí mesmo (na verdade cerca de 1,8MM de dólares). Considerando aportes em dólar em conjunto com a Alta (minha namorada) e acreditando também no poder de crescimento da bolsa americana, tenho pensado que essa talvez seja uma meta viável de se atingir em pouco mais de 10 anos.

      Complementando o que o Mago falou aí em cima, eu também não acho que seja possível ser FIRE sem que você seja frugal, excluindo dessa afirmação exceções como um Faustão da vida. Pra mim, particularmente, esse não é um problema. Eu sou frugal e não me esforço pra isso, apenas dou muito valor ao suado dinheiro que eu ganho, e pretendo continuar assim quando atingir a IF.

      Excluir
  5. Março foi um mês bem escroto onde trabalho.

    O mundo está estranho. Por um lado sinto um pouco de receio em aportar no nosso país. Por outro, o resto do mundo parece estar rumando para uma crise. O que fazer, além de cuidar da saúde? Comprar ouro e prata?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. El Mago,

      Essa divisão de quanto ter no país e quanto fora é boa. Todos querem patrimônio suficiente para conseguir morar na geografia que quiser, mas a implacável realidade, mesmo os que podem, a esmagadora maioria continuará a morar no Brasil (com férias no exterior 2 vezes por ano rs).

      Então, hj vejo com carinho os FII.

      Excluir
    2. Também vejo com carinho os FII, mas ao mesmo tempo tento me disciplinar para nunca dar um peso grande demais para esta classe de ativo.
      Receber os alugueis dos FII e os dividendos das ações na conta todo mês me traz um efeito psicológico muito bom. Tem aquela matemática que o "Bastos" sempre repete, que o valor dos dividendos das ações (ou aluguel dos FIIs) sai do preço da ação / da quota do FII, então na verdade, matematicamente, você não ganha nada com dividendos e aluguéis, pois o dinheiro sai do seu patrimônio. Mas eu não considero que isso seja 100% verdadeiro (ao menos não em um nível prático, e também em um nível psicológico), até porque eu ganho esses valores e minhas ações e quotas ainda estão lá, intactas, e considero isso muito melhor do que vende-las para levantar a grana.
      Dito isto, acho que sentiria mais conforto tendo um patrimônio de 5 MM e recebendo uma "mesada" de dividendos e aluguéis na casa dos 20~25K, do que tendo 10MM de patrimônio mas só em ações que nunca pagam dividendo nenhum (e que eu teria que vender para usufruir).

      Excluir
    3. Sim sim, para mim rendimentos/dividendos são resgates compulsórios com benefício fiscal.

      Quem é Bastos?

      Excluir
    4. Bastos acho que ele se referiu ao Bastter kk

      Excluir