segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Livros sobre FII - 2 da Suno e o introdutório do Bacci

 Netos e Netas,

Tentando colocar a leitura em dia, foquei em alguns clássicos do acervo brasileiro sobre o tema FII e li 3 livros:

1) Guia Suno Fundos Imobiliários:

Odiei. Achei horrível, desisti da leitura logo no início. Muitos conceitos errados. Tudo bem q por ser um livro gratuito eu esperava sim mais uma peça de marketing (copy) que um livro com teoria. Mas erraram a mão...

Pulei esse e fui pro do Bacci

2) Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário, André Bacci, 2022.

Eu estava protelando muito em ler esse livro, pois não encontrava a versão impressa por um preço razoável e não sou ainda adepto a ler livros inteiros em meio digital (me achando o vovô da tecnologia).

Tava namorando ele na amazon, pensando se valeria a pena pagar a imensa quantia de R$ 24,99 reais cobrada por ele. A ficha caiu que esse valor eu gasto/economizo deixando de ir num restaurante a la carte e indo num selfservice. Desmarquei alguns almoço e comprei o livro.

Realmente, é um livro que dá pra recomendar. A forma como o Bacci escreve, parece um bate papo. Quem já viu alguns vídeos dele, pode até imaginar a voz dele falando o que ta escrito. O livro é bem básico, mas é um básico bem feito.

Um ponto negativo seria que ele quis fazer com que os capítulos ficassem independentes, o que gera as vezes a sensação de "ele já falou sobre isso" para quem for ler o livro de uma vez só (como a maioria das pessoas normais).

Ele começa no macro: Mercado de imóveis, passa pela história da legislação dos FIIs (que ele defender ser importante estar onde está no livro, eu acho que poderia ser um apêndice) vai para as diversas classes e sub classes e fala o básico do básico de estratégia.

3) Critérios para pré-seleção de fundos imobiliários, Suno

Como eu ja estava com má vontade com os livros da Suno devido ao primeiro livro deste post, eu li esse livro bem na diagonal.

Muito melhor que o primeiro. Mais consciente e responsável com as palavras. Ele dá uma formulinha de de filtros a serem aplicados por um investidor iniciante em FIIs. Bem interessante até.


Bem, Netos, vou ficando por aqui com essas breves opiniões sobre esses 3 livros que "li" no ultimo mês.

Desculpe aqueles que esperavam uma resenha mais elaborada, mas esses 3 livros fui lendo, sem fazer anotações (nada me empolgou a ponto de anotar). E tbm nem estava com intuito de escrever sobre eles qd comecei a lê-los. Mas, lembrei que estou em dívida com meus 2 leitores deste humilde blog, e resolvi dar uma agitada na poeira e colocar alguma coisa para ocupar o tempo da condução ou do cafezinho no trabalho.

E vcs, Netos? O que acham dos livros acima?

Quais os livros que vcs estão lendo atualmente?
 
Bora lá!!!

6 comentários:

  1. Fala Neto, eu já li o primeiro. Também não gostei. Quanto aos outros, vou colocar na minha lista de leitura pra 2023.

    Atualmente estou lendo "O Rei dos Dividendos", com a história de Barsi. Já leu? É muito interessante entender a trajetória e a estratégia que ele usou para ter uma carteira previdenciária de ações.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, AMP, belezin?

      Véi, ainda não li esse não, mas to querendo. O Mago acho q ja fez uma resenha sobre ele. Como quero ler o livro, ainda não li a resenha do Mago.

      Abs!

      Excluir
  2. Não li nenhum da Suno ainda, só o do Bacci, apesar de ser introdutório, achei muito bom, fiquei com vontade de comprar ele pra minha mãe kkkk Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto, vc não está perdendo nada nos livros da Suno... Minto, as 101 perguntas sobre FII (ou algo parecido), começa muito básico, mas pulei para a segunda metade e apareceu uma coisa ou outra interessante... Ainda não parei pra me dedicar a ele... bom q vc me lembrou

      Abs!!!

      Excluir