domingo, 30 de junho de 2024

Patrimônio - 06/2024 - R$ 3.686.382,00 (R) (ou) USD 659,283.00

Netos e Netas,

O meio do ano chegou. Vamos à próxima metade.

Vamos de fechamento do mês.



Dólar disparando

Algo curioso, para mim, uma das narrativas que contam é que Lula 1 e Lula 2 surfaram o boom das comodities, e que isso era algo "previsível" em 2002. Mais recentemente, diziam que o mais triste a perder a eleição de 2022 foi o Paulo Guedes, pois segurou vários rojões e não teve a chance de surfar o boom da queda de juros de 2023-2027 e que o Lula 3 herdaria novamente a sorte de uma onde favorável macro econômica... A situação não está boa... será que o cenário está favorável, e as contas publicas conseguem destruir o cenário favorável? Ou ta ruim pois o mundo ainda está ruim? Conclusão: ninguém consegue prever o futuro!!!

Novela Leilão

Ainda não estou com a ônus reais na mão, mas já realizei o registro junto com RGI. (felizmente, apesar da demora). Com o registro, coloquei na planilha "Imóvel 2" com os gastos que tive com o imóvel até agora. Próxima fase: entrar no imóvel. Sondei o imóvel de tarde, completamente fechado, fiquei esperançoso de o imóvel estar vazio, aí seria só chamar o chaveiro. Mas olhando mais atentamente algumas gaiolas de passarinho nas paredes, o q me fez concluir que havia gente na casa. Voltei a noite e confirmei que havia moradores. No dia seguinte, fui por volta das 18:00 pra pegar o pessoal na volta de trabalho. Estratégia foi certeira. Troquei telefone com o morador e estamos conversando. Ele alega q não foi informado da conclusão da venda e iria na caixa econômica entender na segunda (amanhã). Justo, não é qq um batendo na sua porta dizendo q comprou a sua casa que vc vai acreditar... queria eu ter a ônus reais de baixo do braço para mostrar a ele, mas por lentidão do cartório ainda não a tenho. Espero o retorno dele amanha. Parece uma pessoa disposta a dialogar. Se a comunicação não der certo, terei de entrar com uma ação de reintegração de posse. Vamos torcer pela via menos conturbada.

E vcs, Netos? Como foi o meio ano de vcs?

vcs tem experiencia com imóvel de leilão?


Bora lá!!!

7 comentários:

  1. Os anos 2000 seguramente foram um boom de prosperidade no mundo todo, com China crescendo mais de 10% ao ano, irrigando o mundo com dinheiro. Essa situação foi única e não vai se repetir.
    Mas nada disso era previsível, só parece previsível agora, analisando o passado. Ao que parece estamos em uma segunda guerra fria, dessa vez entre EUA e China, quem arrisca dizer quanto tempo durará, quão fria será e quem sairá vencedor?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... mendigo.... precisei viver 40/41 anos para realmente entender que não é possível prever o futuro.

      Excluir
  2. Olá, Neto,

    Pela planilha, sua reserva de emergência é bem robusta. Poderia comentar como você a calcula?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, FT, cara eu tinha ali um pouco mais de 10 mil por mes (talvez 12k) para o período de 1 ano. E com 2 ou 3 anos de SELIC alta chegou nesse patamar. Talvez possa até destinar para outro lugar.

      Excluir
  3. Neste exato momento estou um pouco triste por não ter enviado mais dinheiro pro exterior quando dólar estava abaixo dos 5, vou voltar e reler meus posts da época pra descobrir onde eu estava com a cabeça hahaha

    Mas sinceramente, essa alta recente do dólar foi muito forte, provavelmente vai cair final do ano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Bi. Reler os próprios textos é um ótimo exercício!!! Eu fazia mais ano passado, agora q vc falou isso, devo voltar a ler meus textos.

      Excluir
  4. Realmente é incrível como que, não faz muito tempo, dólar a 5 e pouco era caro. Veja onde chegamos agora... E anos atrás dizíamos que dólar a 4 e pouco era caro também... bons tempos!
    E toda semana (ou todo dia) tem notícia de um novo imposto, ou do aumento de uma alíquota, etc. Não está fácil, estamos vivendo a curva de Laffer! Aliás, aqui deve ser um dos poucos países do mundo em que a curva de Laffer "chegou nos normies" hahaha

    ResponderExcluir