quinta-feira, 29 de julho de 2021

Passfolio: minha relação de amor e ódio + Dividendos no exterior

 Fala, netada, tudo certo com vcs?


Nessa linha de investir no exterior para ter patrimônio lá fora e em moeda forte, comecei pela corretora Avenue. Boazinha, simples, mas com aquele problema de "venda casada": o câmbio tem q ser feito por eles (ok ok, tem outras formas, mas as outras formas cobram taxas bizarras para meu padrão). Isso é muito complicado, uma vez que eles podem meter a faca na hora de vc precisar resgatar a grana. Hoje mesmo câmbio deles é sempre um pouquinho mais caro, mas caro o suficiente para me fazer pagar pelas outras formas de transferência.

Felizmente, no mundo da livre iniciativa e da ampla concorrência, surge a Passfolio, com uma plataforma ridícula de simples (sinto até falta de um pouco de padronização) e com possibilidade de receber transferências, como a da Remessaonline, sem cobrança de taxas.

Sou cliente deles a mais de 1 ano (quase 2) tudo indo muito bem. Atendiam completamente minha necessidade (uma transferência mensal seguida de compra de ETFs e Stocks). Até que.... A Passfolio passou a não mais reconhecer as transferências da Remessaonline com a presteza de outrora. Inclusive com mais de 5 dias úteis (prazo novo que eles estipularam para reconhecer as transferências oriundas da Remessaonline e similiraes).

Desde então está um misto de agilidade e lentidão. Nunca sei quando o depósito vai bater. Esta semana mesmo, segunda, mandei 10K BRL para a remessaonline, eles enviaram os recursos no mesmo dia. Terça de manhã já estava na Passfolio e comprei VOO e IJS.

Ainda na terça de manhã, pensei em começar a migrar minha reserva de oportunidade para ETFs lá fora. Fiz mais uma remessa de 10k BRL para a Remessaonline, a tarde eles já mandaram para a Passfolio, na mesma tarde mando o comprovante de remessa, mas... até agora... quinta de manhã, nada dos recursos na conta e estou sem saber se vou ter essa posição no fechamento do mês. 😔

Mas por que que eu não uso a plataforma de câmbio da Passfolio? Confesso que por "muquiranagem". Sempre consigo uns dólares a mais com poucos cliques a mais via Remessaonline. E, por sorte, usando esse método, descobri que eles passaram a ter problemas para receber por outros meios que não a plataforma de câmbio deles (ou se vc acredita em teoria da conspiração: eles podem estar piorando este serviço para forçar seus clientes a usar a plataforma de câmbio deles... aí deve-se ligar o sinal amarelo).

Um pouco off topic / outro desabafo:

Aproveitando o momento desabafo, vai o segundo desabafo: eu, assim como você que já está ciente de como pequenos vazamentos podem afundar um Titanic (taxas altas de adm e perf nos fundos, come cotas, ficar girando patrimônio pagando imposto, corretagem e comissão, não reinvestir os dividendos), fico sempre desanimado quando vejo os dividendos batendo nos EUA.

Estranho né? Geralmente as pessoas ficam felizes com dividendos batendo na conta, aquela sensação de estar colhendo os frutos do que plantou... É, netos, eu fico muito triste (quase puto) qd levo aquela comida de 30% do imposto estadunidense. Meu patrimônio diminui a cada dividendo pago. Isso me fez diminuir meu ritmo de construção de patrimônio em REITs e ETFs de REITs, bem como torcer para minhas stocks não pagarem dividendos.

Acho que transcendi (ou estou vendo pelos em ovo, rs)

E vcs, netos?

Como vcs fazem para investir lá fora?

Como fazem para evitar o imposto sobre os dividendos? (já ouvi algo como ETFs que não pagam repassam dividendos para seus cotista, reinvestindo eles e assim não pagando imposto)

Conhecem algum material bom na finansfera sobre estes 2 assuntos? Compartilhem comigo, por favor.

4 comentários:

  1. NFVB,
    Quem investe pela Interactive Brokers tem acesso a várias bolsas mundiais, inclusive o da Irlanda que parece que tem ETFs que não paga dividendos. Agora tem um custo de manutenção nessa corretora. Dá uma avaliada!
    vlw

    ResponderExcluir
  2. A IB não tem mais custo de manutenção... Apenas corretagem, que pode ser bem pequena se você escolher o plano "Tiered". Vale muito a pena pela possibilidade de comprar ETFS UCIT, que reinvestem e não pagam dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Senhor Dividendos, vejo que te deixei 1 ano sem resposta, para o MEU azar... se tivesse lido seu comentário antes, talvez tivesse começado a investir antes nesses EFTs

      Me desculpa a demora, e bem vindo.

      Excluir