domingo, 17 de abril de 2022

Estratégias de investimento. Bogle + Lynch + Marks + Buffet + Marília Fontes

Estudiosos netos e netas,

Quando se começa a estudar sobre investimentos, nos deparamos com diferentes estilos de investir. O problema é achar que vai aprender todos e conseguir replicar todos.


Ouvi uma vez, acho que do Fabio Holder, uma comparação que achei muito interessante. Ele comparou esses 4 caras aí da foto e sua respectiva  estratégia de investimento

Bogle defende que a melhor forma de investir é por meio de ETF passivos que repliquem um índice de mercado.

Howard Marks enxerga os ciclos de mercado e surfa suas subidas e descidas.

Peter Lynch com suas 700 ações na carteira, ama diversificação e, mesmo assim, bate o mercado!!!

Buffet já disse abertamente que diversificação é para quem não sabe o que está fazendo, se aproveita para comprar ações específicas a bons preços, se aproveitando da ineficiência da teoria (hipótese) dos mercados eficientes.

Bem... acho que esse apanhado aí em cima já diz tudo... mas vamos chover no molhado.

Não seja papagaio, repetindo tudo que seu youtuber fala!!! (hipocritamente a introdução deste post é sobre algo que um youtuber q sigo falou... rsrsrss)

Admito que uma das formas de aprender é ficar repetindo até assimilar (ou se adestrar) o que está sendo dito. Mas fica feio quando fica evidente que vc só está falando texto decorados para parecer mais inteligente ou conhecedor do assunto.

Qt a essência do investimento, acho que para pessoa física, eu sem querer até escrevi na ordem de evolução do conhecimento/operacionalização dos investimentos:

Começar na RV com ETFs e na RF com Selic.
Quando começar a entender os ciclos do mercado, migrar da RF para RV e vice versa (só no sentido da RV tbm acho interessante) e dentro da RF migrar de pós pra pré (aqui eu queria colocar um vídeo na Marília Fontes, mas não achei, ela faz parecer fácil surfar o clico de juros).
Saber escolher ações diversificando.
Saber escolher poucas ações concentrando.

Apesar da minha pretensão de colocá-los numa escala, tenho plena ciência que não existe melhor ou pior. Tem a ver com zona de competência. Faça aquilo que vc saiba!!!

Uma das mentiras que as pessoas contam (eu contei essa para mim mesmo) é uma dica (tbm do Fábio Holder) de toda vez que vc se interessar com uma ação, compre um pouquinho, e isso te fará acompanhar a empresa #SentaLáClaudia. Fazendo isso, tenho/tive na carteira ações que não sabia reconhecer pelo ticker!!! Até a diversificação tem que se saber fazer!!! Eu não sei.

Apesar de conversar com os assessores financeiros de igual pra igual (infelizmente sabendo mais até que alguns/maioria deles, inclusive mts me oferecem investimentos complexos por dizer que combina com meu perfil), eu me considero/eu sei que estou na linha do ETFs + SELIC.

E vcs, Netos? Qual estratégia utilizam?

Estão confortáveis dentro da sua estratégia?

Dominam bem a sua estratégia?

Ou compram e cruzam os dedos?

Bora lá!!!

14 comentários:

  1. Minha estratégia é comprar ações e FIIs individualmente, diversificando bastante, estilo o Peter Lynch (mas não creio que eu vá ter 700 ações). Comecei a fazer isso no exterior também, com REITs. No próximo post de atualização patrimonial vou falar sobre isso.
    A renda fixa me deixa "desconfiado". Acho a renda variável menos arriscada... como já escrevi outras vezes, não tenho coragem de colocar dinheiro em um título de 30 anos do tesouro. Ao menos não por enquanto. Acho muito tempo para um país com tanta insegurança jurídica que nem o Brasil... Talvez eu consiga com títulos de menor prazo, mas ainda estou vendo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa mago... stock picking com convicção ainda não é pra mim.

      Mudou de idéia qt a tributação dos REITs?

      Excluir
    2. Mudei sim. Dei prioridade a ter fluxo de caixa em uma moeda mais forte que a nossa. Imposto sobre dividendos vamos pagar de qualquer maneira, a diferença é que aqui eles cobram na empresa e lá cobram da pessoa física que recebe os dividendos.
      E aqui ainda tem o agravante de que corremos o risco de bitributação, caso algum político malandrinho resolva meter uma lei de tributação de dividendos, afinal os pequenos investidores pessoa física são "rentistas malvados" na visão desse tipo de gente.

      Excluir
    3. Não sou especialista, mas acho q não eua tributam o lucro e dps tributam os rendimentos de investidor não residente como a gente. A bitributação já ocorre. Mas essa conversa foi boa, esse fds vou meter a cara para fazer meu cadastro na IB e aportar em ETFs de acumulação. Acho q assim fugimos dessa ultima tributação.

      Valeu, Mago, foco na estratégia!!!

      Excluir
  2. Neto, não sou um especialista em finanças, mas vou fazer meu comentário sobre o assunto.
    Minha reflexão é baseada naquilo que já vi e vejo ne blogsfera, apesar da blogsfera hoje não ser mais tão ativa quanto já foi.
    Aqui vários blogueiros e pelo jeito alguns anônimos que comentam tem investimentos pulverizados. Tem blogueiro com uns 15, 20 investimentos diferentes ou mais, divididos em RF e RV.
    Só entre ações tem gente que tem umas 15 ou mais. Fora aqueles que fazem trades e preços médios.
    Inclusive há o conceito de que o melhor é isso mesmo, diversificação com o objetivo de reduzir possíveis prejuízos.
    Invisto em ações a um tempo relativamente curto, nunca fui agressivo ou ousado nos investimentos. Mas hoje tenho apenas ações de 1 empresa e o restante por ora está em caderneta de poupança pela sua liquidez e isenção de IF.
    Se minha ideia der certo pretendo vender essas ações ainda em 2022 e pra mim o quanto antes melhor, porque penso em comprar um imóvel.
    Com investimentos pulverizados sobretudo em ações, vejo que fica difícil acompanhar o que está acontecendo com as empresas e o mercado, dá trabalho também para declarar imposto de renda e muitas vezes os lucros da pulverização não são tão compensadores assim, já que são tributáveis e a RF voltou a ficar minimamente atrativa.
    Então minha opinião é pulverização serve mais pra encher o saco do que qualquer outra coisa. Fiz alguns trades quando entrei em RV, swing trades também e concluí que não é pra mim.
    O meu negócio é a simplicidade. E pelo resultado apresentado pelo pessoal da blogsfera, vejo que a rentabilidade deles também não costuma ser grande coisa.
    Pulverização ou mesmo diversificação em vários ativos é algo que pode e deve ser contestado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anon, obrigado pela comentário.

      Sim sim, diversificação/pulverização somente não vai te salvar de uma rentabilidade ruim. Acho que as pessoas tem que focar no que sabem/tem mais afinidade.

      Acho tbm que a finansfera/blogsfera/firesfera está cheia de iniciantes como eu que ainda estão em busca da própria estratégia.

      O próprio vdr começou com etfs, se julgou capaz de fazer stock picking, voltou pra etf, teve a "sorte" do bitcoin e transferiu boa parte pra RF e fechou o blog.

      Estou lendo um blog interessante, quase aposentado "aposentado39.blogspot.com". Ele teve um início bem parecido com o meu de focar no trabalho, ir economizando e qd reparou ja tinha uma boa quantia, no caso dele ele monetizou melhor o emprego dele e aparentemente a esposa dele tbm contribui, pois o patrimônio e gastos são do casal, aqui em casa só eu que sou o acumulador de patrimônio :( . Mas por que eu citei ele? Pra mostrar como o pessoal passa por várias estratégia até achar a sua: ele colocava grana na RF e em imóveis. Dps, vendo o retorno de imóveis ser ruim, não quis mais imóveis e foi cautelosamente pra RV. Em RV comprou umas ações e FII. Mas voltou pros imóveis, comprando salas de escritório, imóveis com terrenos, fez até uma holding patrimonial pra fazer uma otimização tributária. Voltou para a zona de conhecimento dele.

      Boa discussão, anon!! Valeu.

      Excluir
    2. Sim, sem dúvidas... Cada pessoa deve investir no que se sente mais seguro. Investimento não deve ser pra matar ninguém do coração e sim pra proporcionar uma melhora na condição financeira e por tabela na qualidade de vida.
      O VDR é ponto fora da curva mesmo na blogsfera. Conseguiu um patrimônio muito acima da média de um brasileiro médio e olha que acho que ele nem é tão "velho", deve ter na casa dos 40 anos.
      Pra chegar ao nível VDR é necessário boa renda, bons aportes, investimentos acertados e até uma dose de sorte.
      Mas parabéns a quem consegue, porque isso exige resiliência e tem muito haver com o temperamento do investidor, mais até que sobre conhecimento em investimentos.
      A RF melhorou bem, até pouco tempo estava praticamente morta e isso também contribuiu bastante para que muitas pessoas migrassem para ações (como eu fiz), mas também concordo que não é pra todo mundo.
      Como havia comentado, quando vender minhas ações penso em dar um tempo de RV e ficar só em RF, pelo menos por algum tempo, ou mesmo em definitivo, pois o mundo das ações pode ser bastante lucrativo, mas também é cheio de ilusões e muito papo furado.
      É um ambiente até certo ponto interessante mas que deve ser apreciado com moderação.
      A RF hoje está melhor que imóvel para alugar, é possível ganhar mais com juros do que com aluguel proporcionalmente e sem passar por problemas com inquilinos ou imobiliárias.
      Poderia comentar mais sobre investimentos em imóveis, mas acho que isso seria tema para um post específico.

      Excluir
    3. Pelo que me lembro, VdR nasceu em 83 que nem eu... "Muito" novo pra se aposentar, muito velho pra começar o plano de aposentadoria pra um FIRE!!! rs

      Uma dúvida, esse imóvel que vc vai comprar é seu primeiro imóvel? E por que tirar da RV pra comprar imóvel? Está esperando voltar pra algum patamar de preço? Se vc quer mesmo sair de RV, acho interessante pensar sobre vender logo a RV e focar em acumular na RF para aí sim comprar imóvel. O que acha?

      Abs!!!

      Excluir
    4. Sim, vai ser meu primeiro imóvel.
      A maior parte do meu dinheiro está em RV, por isso não compraria imóvel sem usar esse dinheiro.
      Estou na expectativa de mais valorização que estou posicionado. E se de fato isso ocorrer e chegar num patamar de lucro que eu acho importante eu vendo.
      O que pode me fazer desistir da venda ou da venda total dessas ações seriam noticias sobre a empresa que mostrem potencial para longo prazo.

      Excluir
    5. Show de bola, Anon... entendi sua explicação, me parece que a compra desse imóvel não é urgente... se for só lembrar que retornos da renda variável podem demorar mais tempo que o previsto (e podem inclusive não vir). Mantenha o acompanhamento de seu portfolio!!!

      Abs

      Excluir
  3. Olá Neto, boa tarde

    Comecei como "Bogle", replicando índices. Depois comecei a fazer aquisições individuais, estou com cerca de 30 ativos, mas pretendo otimizar para algo em torno de 15 e voltar para os índices. Nunca fiz trades, mas já arrisquei em alguns "swings trades", porém falta tempo para acompanhar tantos ativos.

    Em RF utilizo a pulverização (30 CDB/LCA/LCI/DEB...) com vencimentos bimestrais diferentes. Mas pretendo simplificar para vencimento trimestral (4 por ano num período de 5 anos).

    Então penso similar ao ANON e também desejo a simplicidade.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VAR (sempre lembro do recurso do futebol, desculpa, rs)

      É isso aí!!! Só destacaria que é muito mais fácil "acompanhar" 30 ativos simples de renda fixa que 30 ações/fii.

      E esse lance de acompanhar tbm depende muito da pessoa. Qual o acompanhamento vai te deixar confortável? O bastter faz aquela régua: pouca análise: sardinha. Muita análise: zé continha. Análise ideal proposta pela bastter.com: solução divina.

      Complicado.

      Vem o questionamento, investir em RV é pra todo mundo?

      Valeu VAR.

      Excluir
  4. Boa noite Neto! Eu não tiro o mérito destes "gênios" apontados. Com certeza são muito inteligentes e competentes. Apesar disso, vejo eles um pouco como "jogadores de futebol". Foram os investidores competentes que deram sorte de seguir uma estratégia vencedora e depois de multiplicar a fortuna. O que não falam é que centenas ou milhares de investidores tão bons ou melhores fizeram também tudo certo e no final perderam tudo ou não alcançaram os holofotes da fama. Ao meu ver não é possível copiar estratégias complexas seguidas por investidores pois o mercado futuro será diferente do passado. Dado esse pensamento, prefiro diversificar entre vários tipos de ativos e mercados de forma a ter proteção da carteira, mesmo que isso diminua minha tendência de rentabilidade. Uma coisa que acredito é que o que realmente faz diferença no seu patrimônio não é nem tanto a rentabilidade da carteira, mas o quanto de aportes você consegue fazer. Assim, foco em otimizar meus gastos (sem exageros) para maximizar meus aportes.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VVI, vc disse tudo!!! O cemitério (dos fracassados) é muito silencioso.

      Gostei da analogia com jogador de futebol, diria que é até mais cruel, pois jogador de futebol bom é mais fácil de identificar que investidor bom.

      Aqui vc deu um passo para trás muito necessário, que eu deveria ter colocado no meu texto, obrigado por trazer esse ponto a discussão: Foco na taxa de poupança convertida em aportes!!!

      Dado que existem... como dizer?... benchmarks em investimento, eu quis destacar que mesmo os que deram certo, não seguiram a mesma uma estratégia única. Vc pode se adaptar melhor a outras estratégia que não a tão endeusada stock picking (mas o foco nos aportes, controle de custos, aumento da renda é a pedra basal).

      Valeu VVI, excelente contribuição.

      Excluir