terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Iniciei meu plano de gastos 2023

 Frugais Netos e Netas,

Colocando uma promessa de ano novo (que nada mais é que uma necessidade urgente da minha atual conjuntura), criei uma planilha de excel, e anotei todas as minhas transações financeiras nela, com foco nos gastos.



Vamos ver as primeiras impressões.


Começando do Básico, 5 Colunas: Data, para onde foi a grana, de onde veio a grana, o quanto foi o gasto (ou o valor recebido ou o valor transferido) e uma coluna de observações, pra algum comentário.

Fiz as anotações de todos os dias quase que diariamente. Me esforcei para não ficar mais que 2 dias sem anotar, pois como não tenho esse costume, dado que a última vez q fiz esse controle no detalhe foi uns 10 anos atras, fiquei com medo de ficar... sei lá... 5 dias sem anotar e daí esquecer alguma coisa ou mesmo desanimar/cair no esquecimento. Estou forçando para isso virar um hábito em mim. (e qd virar, reduzir a periodicidade para semanal).

Após a fase de registro, tirei o dia de hoje para classificar cada lançamento. Joguei no google "plano de gastos domésticos" (ou algo parecido) e a primeira sugestão foi o site do IBGE. Navegando no IBGE, achei essas macro categorias de gastos:


Addendum: O gráfico acima desse na mesma página mostra a realidade sobre a capacidade do poupança do brasileiro.


(aumento do ativo + Diminuição do passivo) representa 7,9% do total de despesas. (confesso que esperava um percentual menor)

Fim do addendum.

Voltando, como toda boa categorização, surgiram dúvidas na hora de categorizar.

Transporte: Entendo a facilidade de classificar os gastos nessa rubrica. Mas discordo no conceito. Transporte por si só não deveria ser uma categoria de gastos, ela deveria ser distribuída nas outras. Se vc vai passear, transporte deveria ser lazer. Se vc vai ao médico, deveria estar em "Saúde". Quando vc vai pro trabalho é um redutor do salário. Transporte, para fins de gastos doméstico, nunca é um fim em si.

Mas, nesse meu primeiro piloto, vou usar no sentido mais convencional. Se evoluir minha aplicação eu aviso.

Alimentação: Esse prevejo que será um grande item dos meus gastos... Não sou frequentador assíduo de restaurantes com estrela(s) michelin, nem como jamon ibérico no café da manhã com brioches... mas sim... gastronomia é um lazer!!! Já conseguimos reduzir bem o ifood, mas sempre rola um momento "eu mereço/nós merecemos".

Aqui a saída talvez seja traçar uma linha d'água de alimentação frugal, aquela alimentação necessária para sobreviver com dignidade e o que estiver acima dessa linha ser considerado lazer... possíveis planos para o futuro.

Gás: Como nosso aquecimento é a gás, fica difícil separar o que é alimentação e o que é habitação na conta de gás.

Livros: Educação ou lazer? (não comprei livros esse mês, mas o material escolar do jardim da minha filha me fez pensar sobre como classificá-los).

Para todos, assim como para o transporte, utilizei a classificação mais óbvia e simples. Mas talvez eu crie minhas próprias categorias.

Após a categorização eu especifiquei com quem foi aquele gasto, a planilha ficou desse jeito:


Usando as queridas formuletas de excel, chegamos aos seguintes resultados:



Total de 38k de gastos em janeiro!!! #MeuDeus

Habitação: Aluguel + Cond + luz  + gás + produtos de limpeza + diarista

Compra pontual: 1000 reais na troca da máquina de lavar

Alimentação: Mercado + Restaurante + comida na rua + ifood

Recreação e cultura: O grosso aqui é que começamos a pagar os gastos para o aniversário da minha filha. Se a situação não melhorar, as próximas festas serão mais humildes. 

Serviços Pessoais: Conta do celular + Corte de cabelo + Armazenamento na nuvem

Compra pontual: Notebook novo (To achando essa categoria horrível para um notebook)

Educação: escola e material escolar pra minha filha

Assistência a saúde: Planos de Saúde + consultas

Vestuário: Roupas (auto explicativo, sem detalhes esse mês)

Higiene e cuidados pessoais: Xampu, sabonete e remedinhos corriqueiros como uma aspirina e sal de frutas

Transporte: Condução e gasolina

Ainda pelo IBGE tem a categoria "fumo"... Não fumo cigarro... às vezes fumo um charuto com meus amigos, não esse mês.

E a categoria "despesas diversas" resolvi explodir algumas rubricas que merecem um olhar mais cuidadoso.

Tributos: IR + INSS + IPVA + IPTU + Conselho + Taxa de incêndio + Taxa de licenciamento (famosos gastos de início de ano.

Aqui tem uma inflada, que eu considerei o IR e o INSS do meu contracheque... o cuidado que tenho q ter é comparar com meu salário bruto (ou para as próximas eu tiro esse cara das despesas e comparo com o salário líquido mesmo).

Esposa: Mesada para minha esposa. (desde que ela parou de trabalhar).

Filha: Mesada pra minha filha (essa, na verdade, eu completei o que faltava da do ano passado)

Networking: Nome bonito para "caixinha dos porteiros" (gasto anual)

Filantropia: Sonho em ser um grande filantropo... to começando com 50 reais por mês.


É meus caros 2 leitores... parece até que Haddad assumiu o ministério da fazenda aqui de casa!!!

Mas, o copo meio cheio: Minha mulher passou o mês inteiro (foram umas 2 ou 3 vezes só) dizendo que não precisava fazer esse controle com esse detalhe. Acabei de chamar ela e mostrar o gasto do mês bem como onde ocorreu cada gasto... ela ficou surpresa, negativamente pelo tanto de gasto, positivamente por ter todas as perguntas respondidas. Ganhei uma aliada.


E vcs, Netos? Como foram os gastos de janeiro?

Como vcs categorizam os seus gastos?

Excel ou algum aplicativo?


Bora lá!!!


10 comentários:

  1. Fala Neto,

    Gostei do detalhamento. Meus gastos pessoais que não se aplicam a nenhuma categoria específica, eu coloco como Uso e Consumo. É o exemplo do seu notebook aí.

    Também uso o excel como aliado. Fiz um fluxo de caixa com DRE simplificado...Da pra personalizar bem e controlar os picos e vales, além de manter todas as informações no mesmo lugar. rs

    Por fim, é incrível como muitos gastos fogem do nosso controle e só percebemos quando visualizamos nos detalhes. Muito importante para readequação do budget.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AMC.

      Cara, acho q vou criar minhas próprias categorias: explodir habitação em aluguel, concessionárias, modiliário e limpeza. Criar algo relacionado a itens de escritório (acho q notebook entraria aqui). Entre outras.

      Valeu.

      Excluir
  2. Oi Neto, bom dia

    Considero importante saber o destino dos gastos. Eu faço algo similar com minhas despesas e dividi em sete categorias de despesas.

    Entra ano e sai ano, e eu também fico impressionado com as despesas de tributos e percebo que no seu caso não foi diferente.

    Uma sugestão é prever um "teto de gastos" por categoria e avaliar periodicamente e se necessário "furar o teto". rsrs

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Var!!!

      Exato, tenho q fazer essa previsão. O problema é q eu não tinha um histórico pra saber fazer a previsão. A última fiz com minha mulher (ontem) deu gastos 24k com salário de 26k. A gente ta bem no limite.

      Tributos são de matar... fora aqueles embutidos nas coisas que a gente compra. Acaba sendo muito maior.

      Valeu pela troca de ideias.

      Excluir
  3. Olá Neto, bom dia.

    Por muitos anos usei planilha para o controle, depois busquei aplicativos. Atualmente eu utilizo o Minhas Finanças (https://play.google.com/store/apps/details?id=cicero.minhasfinancas). Eu recomendo, pois fica muito mais fácil de registrar e organizar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma olhada. Confesso que todos os apps que tentei, sempre faltou um detalhezinho... uma customização que me fazia desistir e voltar pro excel...

      Obrigado pela dica, Fernando.

      Excluir
  4. Fala Neto! Eu desisti de anotar tudo, eu já tentei com aplicativos, planilhas, cadernos, mas no final sempre esquecia alguma coisa e depois de uns meses desanimava, por fim, parti pra solução mais fácil, conforme ensinado no livro O Homem mais rico da Babilônia, eu pago a mim primeiro, o que sobra eu gasto quase tudo. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Bi.

      Eu precisei anotar... tava sem tato nas coisas... e o pior, com grana em conta seja por vencimento de aplicações seja por demorar a aplicar, dava a sensação de que tava com dinheiro sobrando... muito ruim... se vou continuar? enquanto o cinto estiver apertado, acho q sim.

      Pagar-se primeiro é uma ótima solução. Meu problema foi a perda de receita me espremendo contra gastos "fixos"... os aportes estão momentaneamente prejudicados.

      Abs,

      Excluir
    2. No começo é gostoso, depois vc percebe que dá muito trabalho. Prefiro gastar meu tempo analisando ativos e buscando boas oportunidades. Só estabeleço um teto. Meu orçamento não pode ultrapassar X.... Patrimônio já caminhando sozinho. não perco mais tempo com isso!

      Excluir
    3. Anon, excelente. Eu tbm fazia assim. Mas com tive um corte de 40% nas entradas familiares... então tive q olhar com lupa os gastos.

      Excluir