terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Patrimônio - 01/2023 - R$ 2.916.949,00 [R] (ou) USD 575.335,00 [R]

 Netos e netas,

Quebrando a regra do Blogger de ele não divulgar nos outros blogs que promovem a caridade de me compartilhar mais de 1 post por dia, estou eu aqui no meu segundo post (no fuso horário brasileiro) que irá eclipsar o post anterior.

Mas cá estou eu, com uma surpresa dupla: Novo recorde em BRL e novo recorde em USD!!!

Ao mais detalhista dos meus 3 leitores, sim, eu mudei a padronização da planilha de patrimônio acima, agora as rubricas estarão em milhares (#.000). Mais clean e tbm mais seguro para manter minha identidade secreta. 👺🙈

Aplicações:

900 KISU11 @ 7,97 

100 VWRA @ 102,50

Fundo de Previdência da empresa (aporte "obrigatorio") 4k


Kisu11, gosto muito da proposta passiva do fundo (perseguir um índice). Cheguei a dar uma olhada nele neste post. E ta rolando um bafafa sobre ele... até o FundsExplorer colocou uma tarja amarela nele.


Pelo o que olhei por alto, pode ser mimimi da galera, como pode ser algo bem delicado envolvendo operações de mesmo comitente, com a perda da chinese wall. Vou tirar um dia pra entender isso.

VWRA, felizmente consegui terminar a novela Passfolio -> Sproutfy -> IB. Consegui fazer pelo método mais barato que é o ACH, não sem estresse e emoção. Foi pelo chat, vc tinha praticamente 1 pergunta por dia, assim demorou uns 10 dias para fazer a transferência. Pelo menos só paguei 0,25 cents pela "TED". Como tenho 30k e uns quebridinhos, resolvi aplicar 10k por mês, a menos que eu veja VWRA abaixo de 100 usd, aí eu corro pro HD e compro mais. (Quisera eu ter te conhecido antes).

Impressionado com esse "presente" de recorde patrimonial. Principalmente num mês onde o orçamento foi estourado de uma maneiro que só os hermanos devem conhecer. Meu salário esse mês bruto foi 26k com gastos de 38k, conforme detalho neste post. Continuando o copo meio cheio do post anterior: minha mulher me chamou pra sentar para olhar rubrica a rubrica... e a previsão é q sim, que as contas entrem em normalidade a partir do mês que vem (entradas > saídas).

E vcs, netos? Como foi o primeiro mês do ano?

Compraram fiis? Mandaram dinheiro pra fora?

O orçamento está equilibrado?

Bora lá!!!

14 comentários:

  1. Janeiro é um mês bem longo para muita gente. Também tive gastos bem altos, e ainda nem paguei o IPTU: barriguei para este mês.
    Em janeiro o pouco dinheiro que deu para aportar foi 100% pra IB, para, aos poucos, equilibrar a relação Brasil x exterior na carteira.
    Meu post de atualização patrimonial deve sair no mais tardar na sexta feira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mago.

      Realmente, tinha uns tributos que poderia deixar mais pra frente, mas preferi matar logo essa etapa.

      Curioso pra saber no que vc investiu na IB.

      Abs.

      Excluir
  2. Janeiro foi só sufoco, 70 dias que não acabavam mais.
    Mas deu pra aportar uma merreca. Um pouquinho em cada: ações, fiis e renda fixa.

    Abraço!

    PS: No seu lançamento Ações + ETF Ações: 413k, ao lado está 419k com cotação 1,00. 6k a mais. Não sei se estou interpretando errado kkkkk..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande AMC, q bom vc por aqui.

      Janeiro foi comprido mesmo, adorei os memes... rs

      Cara, fico feliz q vc tenha achado essa diferença, eu tenho um COE da XP de 5k que não é pego nas minhas fórmulas de excel. Eu sempre coloco ele na mão no fechamento. Eu coloco do lado direito justamente pra ver a diferença e me lembrar de atualizar, mas vou colocar na coluna da esquerda, pra ficar mais correto.

      Brigadão!

      Abs

      Excluir
  3. Gostaria muito de poder investir nos FOFs de FIIs, mas depois de muito estudo, não me senti 100% confortável com nenhum dos existentes e acabei mantendo minha própria carteira. Esse alerta no site Funds não deve ser por nada, melhor investigar mais.

    No momento mantenho orçamento equilibrado, não comprei FIIs porque achei TD mais vantajoso, taxas mais atrativas... e exterior estou pensando em aportar nesse mês, se dólar continuar caindo, já está bom, mas se cair mais aí eu não resisto kkkk

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Fala, Bi.

    Quem diria que ficaríamos felizes com dólar a %, rsrsrs

    Vou olhar o kisu mais a fundo sim. Mas me conta, o q q vc não gostou no ITIT11? Não estou aplicando nele pois ele estava acima do VP... Mas acho q colocaria uma boa grana (se estiver disponível, claro, rs) nele qd estiver a 0,9 VP.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom comprar VWRA, expectativa de deixar qualquer ativo brasileiro no chinelo.
    Eu finalmente dolarizei 30% dos meus investimentos, que é o que eu queria e mês que vem não sei no que aportar, devo brincar com o novo titulo do tesouro Renda+.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mendicância, blz?

      Quero aumentar minha posição lá fora ao mesmo tempo que quero ter muitos FIIs. rs Não se pode ter tudo.

      Tentei mandar dólares pra IB ontem, aproveitando que o dólar colocou o nariz na casa dos 4 reais (acho q chegou a 4,96), mas meu AA da XP me enrolou e não me mandou a ficha para cadastrar minha conta la da IB.

      Na sua situação, minha dica de blogueiro (que vale menos que promessa de político em ano de eleição) seria "na dúvida compre VWRA).

      Abs!!!

      Excluir
  6. O pessoal reclama de tudo. Reclamar que o mês está demorando...
    Quanto mais rápido o tempo passar (ou a sensação que passa rápido), mais perto estamos da morte. Mas acho que as pessoas esquecem que vão morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Anon... Lembro que certa vez li que existe uma tribo que tem prazer em sentir o tempo passar. Ao fim do dia, eles se olham e falam felizes "mais um dia".

      Esse seu comentário me remeteu ao filme Click do Adam Sandler (muito bom, recomendo). Bem como me remeteu a Pink Floyd:

      (")
      And you run and you run to catch up with the Sun
      But it's sinking
      Racing around to come up behind you again
      The Sun is the same in a relative way
      But you're older
      Shorter of breath
      And one day closer to death
      (")

      Bom comentário, Anon

      Abs e memento mori!!!

      Excluir
  7. Maravilha de resultado e aportes Neto! Também gosto do VWRA (apesar de investir no IWRA que é muito parecido).Está difícil fazer besteira nesse mercado. Oportunidade de todos os lados. Ainda mais com esse dólar recuando! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, VVI.

      Só discordo de um ponto: "sempre dá pra fazer besteira!!!" rs

      Abs

      Excluir
  8. Neto,
    O que acha do risco regulatório dos ETFs de acumulação Irlandeses? Tipo, passarem a tributar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, C&P, blz?

      Acho igual a todos os outros riscos regulatório ao redor do mundo, como aumento de alíquota e criação de tributos nos eua e aqui mesmo no Brasil:
      - Não tenho tempo e conhecimento para acompanhar e acertar o timming;
      - Não tenho tempo para analisar;
      - Se tivesse tempo, teria que aprender como analisar,
      - Se soubesse analisar, não teria como prever;
      Então... Como aqui temos "apenas" a custódia na Irlanda, a bolsa é inglesa e a gestora e a corretora são americanas, passa no teste do travesseiro.

      Como lá ta mais vantajoso, acredito que o primeiro degrau de piora, se houver, será ficar igual ao demais.

      Mas, sim, pode um belo dia mudar, eu levar um ferro, e ter de mudar meu capital de lá pra outro lugar. Só não consigo ver hj lá mais arriscado que Brasil, por exemplo.

      Abs.

      Excluir