sábado, 30 de dezembro de 2023

Patrimônio - 12/2023 - R$ 3.362.005,00 (R) (ou) USD 692,897.00 [R]

Queridos netos e netas, Feliz Natal e Feliz Ano Novo.

Adeus ano velho, feliz ano novo.


Termino mais um ano feliz pelo recorde de patrimônio. Dezembro tem se revelado generoso, pelo longuíssimo histórico de 3 dezembros seguidos (2021, 2022 e 2023), 3 recordes de patrimônio (em BRL, pelo menos).

Bolsa subiu bem, surpresa ao meu ver foi Banco do Brasil.

Renda fixa, com a selic acima de 10% e títulos longos de ipca + 6% devem ter facilitado a aposentadoria de muita gente.

Por eu ter uma porcentagem boa em "RV", os próximos anos serão determinantes para minha estratégia de migração ou não pra um RF ou FII visando aposentadoria, dada a expectativa de redução das taxas.

Tenho que deixar aqui registrado meus parabéns e admiração para quem manteve Dollar-Cost Average nos 2 últimos anos em crypto, deve estar colhendo bons frutos. Me intriga as alts coins mais famosas não estarem performando tão acima do BTC (se é q estão). As vantagens teóricas das alts coins seria justamente surfar um beta mais interessante, mas não estou presenciando. Ainda querendo sair de crypto, mas cometendo a famosa sardinhagem de "vou esperar subir mais um pouquinho".

Não querendo falar de política mas ja falando, 16bi de renuncia fiscal destinados a Lei Rouanet me surpreendeu. As pessoas perderam noção do que significa bilhão.

Nesse ano minha mulher voltou a trabalhar, o que me fez parar de acompanhar meus gastos no centavo logo no primeiro semestre, mas ainda não recuperei meu salário de antes da minha despromoção. Meus gerentes gostam de mim, meus clientes gostam do meu trabalho, mas sinto que saí de uma panelinha para cair em outra. Coisas de mundo corporativo. Vontade de abrir um bar na minha cidade.

Ano pareceu promissor no quesito peso, mas um pequeno desleixo/desfoco/distúrbio mental me fez frustrar minha meta de peso.

E vcs, meus 2 leitores? Como foi 2023 para vc?

Já prepararam as resoluções de ano novo?

Boas entradas (de ano e investimentos, rs)

Bora lá!!!




8 comentários:

  1. Para não ficar nessa de "vou esperar subir mais um pouquinho" pode ir vendendo aos poucos. Eu vou esperar o bitcoin nos U$100k antes de vender alguma coisa e ainda assim não vou vender tudo, só venderia tudo se chegasse aos U$500k.
    Abraços e feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Mendigo,

      Cara, eu estou bem cético quanto as cripto. Nenhum projeto realmente vingou como esperado/propagandeado. As altcoins não estão tão correlacionadas e com beta alto. A loteria do bitcoin pra mim é aquele gráfico de halving, enquanto houver pulo do valor nos halvings ainda vale a pena, quando parar, pra mim, a festa acabou.

      Excluir
  2. Qualquer projeto de cultura bem escrito passa na Lei Rouanet, isso não quer dizer que os projetos conseguem captar. Tenho muitas críticas a Lei Rouanet, principalmente, por ser os artistas grandes que tem mais facilidade em captar, mas essa dos 16bi trata-se de desinformação. "Segundo o Ministério da Cultura, a renúncia fiscal em 2023 era de R$ R$1,27 bilhão até o dia 19 de dezembro." em 2022 o renunciado foi R$2,1bi.

    Cara Lei Rouanet é a mamadeira de piroca dos cultos pra criticar a esquerda, nós precisamos ser melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anon, belizin cumcê?

      Muito bom quando aparecem outros dados para ampliarmos nossa análise. me ajuda em 2 pontos:

      1 - O que são então os 16bi?
      2 - Onde consigo ver esses dados de 1,27 bi?
      3 - Se foi 1,27 bi no ano de 2023, qt foi nos outros anos?

      Excluir
  3. Boa noite Neto! Ótimo resultado! Feliz 2024!

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de crescimento, mais de 100k no último mês! Não sei se possui uma meta, mas provavelmente não vai demorar para atingir.

    Abraço, feliz 2024!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, FT.

      Cara, esse lance de meta é complicado para alguém que não suporta controlar os gastos nos centavos. Montinho montão até consigo. Outro "problema" tbm é que sou muito sonhador, fico sonhando em melhorar de vida, não que esteja ruim, mas, mesmo na idade em que estou, não todo dia, mas volta e meia me pego pensando "poderia gastar um pouco mais para ter um pouco mais de conforto, comprometendo a formação de patrimônio", mas felizmente meu lado matemático me traz de volta a meta. rs

      Mas é isso, não me sinto próximo da meta financeira, por que ainda não respondi a pergunta: qual a minha meta de estilo de vida?

      Deu até ideia para um post. rs

      Valeu.

      Excluir