terça-feira, 30 de abril de 2024

Patrimônio - 04/2024 - R$ 3.559.905,00 (R) (ou) USD 685,441.00

 

Netitos e netitas, passou abril,

E com ele, tbm se foi o novo arcabouço fiscal, que o próprio governo já havia flexibilizado, vai precisar se reflexibilizar.

Para a alegria dos comprados em dólar (que estavam esperando esse momento há um tempinho já, rs). Para a tristeza dos demais.

Vamos de fechamento do mês.

Abril surpreendentemente me trouxe mais um recorde de patrimônio (só em reais), que está me fazendo questionar minha planilha. Teve de diferente foi a entrada das férias que eu vendi. Pode ser q seja isso.

IPCA+6% para dar e vender, podendo virar ipca + 7% (rapaz!!!). IPCA + 7% apesar de matematicamente ser lindo, por trás está embutido um risco bizarro de degringolar a parada. Não acho que o Brasil vire um pais em guerra civil, mas vai pode ser a sensação de estarmos vendo os outros lá na frente, com mais saúde, educação e segurança.

Entreguei minha declaração de imposto de renda e estranhamente minha restituição está bem menor que a do ano passado. Netos, tenhos mais de 50 ativos, e fazer o controle(?) deles está muito chato. Apesar de sim, eu saber que com o fechamento do juros a bolsa tende a subir, VWRA + ipca+6 (olha ele aqui de novo) tá muito lindo. Aí vai ser só brincar de selecionar FII.

Algum dos meus 2 leitores está por dentro se ainda vale ter VWRA no lugar de wrld11, pós mudança tributária? Tem a tributação na sucessão... Mais alguma vantagam? Preciso procurar um vídeo do otavio paranhos que explique isso.

Aproveitei a venda das férias e fiz a minha fezinha no pgbl do global return da ex-vitreo atual BTG, mas como demora pra liquidar, não vejo os recursos no app do btg, mas a grana tbm ja saiu da minha conta, neste momento eu lancei no "Limbo 1" da tabela.

Neto, e o Limbo 2 da sua tabela? Acalme-se meu cismarento leitor. Vou falar agora do limbo 2.

Como a vida estava tranquila, sem adrenalina (SQN), resolvi arriscar comprando um imóvel de leilão. Paguei 220k com a espectativa de vender por uns 400k. Óbvio que estes 220 devem subir para uns 280 com tributos, reforma, corretagem... mas acho q a margem está boa e está servindo como aprendizado e muitas confirmações, como o serviço porco dos cartórios!!! (sorte q procurando eu achei um que pelo menos é educado e esforçado, mas, claro, preciso ficar em cima pro negócio andar.

E vcs, netos? Abril com alta ou baixa? Feliz ou tristes com o IPCA+6?

Fizeram alguma aposta diferente no seu portfolio?

Bora lá!!!

11 comentários:

  1. Cartórios... putz, boa sorte. Hehe, tem que ter paciência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante como algo q deveria ser padronizado, varia tanto de cartório pra cartório.

      Excluir
  2. Eu tenho medo de investir em imóveis. Tem imóvel na cidade onde moro e em outras cidades da região que estão a venda a mais de ano.
    Alguns já a mais de dois anos. Tem um terreno que a alguns anos (isso mesmo, uns 4 ou 5 anos atrás) estava sendo vendido a 120k e está a venda até hoje, não sei por qual valor.
    Fico pensando se os donos desses imóveis estiverem com pressa para vendê-los, o tamanho da dor de cabeça que deve ser. Fora os que pra venderem seus imóveis tem que diminuir bastante o valor pedido.
    Sei que a cultura de se investir em imóveis era muito forte no Brasil e em partes ainda é. Ainda é um dos principais, senão o principal investimento de quem tem 45, 50 anos pra mais. E é o tipo de investimento que propiciou que muita gente mudasse de patamar socioeconômico.
    Mas hoje vejo como um investimento com valor de entrada em média bem alto para o brasileiro médio e com risco real de encalhar se não for muito bem pensado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo, Anon

      Cara, vc está certo, mexer com imóveis é justamente isso, altos valores, baixa liquidez. Longe de mim ser um especialista, mas é possível enriquecer em praticamente todos os ramos. Óbvio que para isso, não é fazendo o básico e não é comprando imóveis no classificados para revender. Detalhe importante, não estou aqui para te convencer (afirmo isso com toda a sinceridade humana, sem aquele desdém de "se não é pra vc, é pra mim"). Estou aqui no me blog meio que "desabafando": eu encontrei um imóvel de leilão por 220 mil, sendo que há uns anos atras ele foi adquirido por 350 mil e os imóveis ao redor estão sendo anunciados por 400 e poucos mil. E vc acertou, esses imóveis anunciados por 400 e poucos mil estão fazendo aniversário de anuncio. O que me tranquiliza é já uma marcação a mercado de 350, e cara, minha intenção é aprender... e acho q neste caso vou aprender ainda ganhando um dinheirinho (supondo que eu venda o imóvel por 300k, acho q fico no zero a zero). Resumindo, mesmo não sendo especialista, acho q encontrei algo com um grande margem de segurança.

      Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. "VWRA + ipca+6 + brincar de selecionar FII" descreveu meus investimentos nos últimos anos. Infelizmente parei de acompanhar toda a loucura tributária do Brasil e não posso te ajudar. VWRA me serve bem porque está efetivamente fora do Brasil e não tem a chatice de pagamento de dividendos. Não tenho nem pretendo ter herdeiros então se sobrar algo depois que eu morrer, quem for receber que lute.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Neto! Tirando a isenção de IR , não existe mais grande vantagem em relação a investir em ETF irlandes de acumulação e um ETF global equivalente... Sobre o IPCA+6%, mudei minha estratégia pra aproveitar o TD que está com taxas bem altas...dou mais detalhes no meu blog. Sobre estar com a vida muito tranquila, arrume um hobby. Não inventa de mexer nesse ramo de leilão e revenda a não ser que queria tornar esse seu primeiro trabalho. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Neto, já tem alguns meses que estou investindo a maior parte dos meus aportes no TD IPCA+, neste momento estou com resultado bem negativo devido aos aumentos das taxas, mas acredito que nos próximos anos, se as taxas americanas reduzirem, aqui deve começar a cair também, e então quem não aproveitou vai lamentar.

    Dólar realmente deu uma bela subida hehe até pensei que talvez deveria ter comprado um pouco nos últimos meses, mas como disse, estou focando no TD no momento.

    Em relação a imóveis, a minha região dá muitos sinais contraditórios, não sei o que fazer aqui. No último censo do IBGE, se dá pra confiar, a população das cidades aqui da região na maioria ficou quase a mesma de 10 anos atrás, mas nesse período teve muitos novos loteamentos e construções, as cidades cresceram uns 30% em número de casas tranquilamente, e a população não? É esquisito, e outra coisa que percebi aqui é muitos investimentos por parte do governo e empresas, mas ainda assim, o número de placas VENDE-SE que vejo nas casas parece que está crescendo, talvez seja bolha, talvez...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a seu comentário sobre imóveis tenho impressão parecida sobre a região onde moro.
      Inclusive a maior cidade da região tem muitos imóveis a venda. De todos os tipos: rurais, urbanos, residenciais e comerciais e partes destes encalhados a tempos como relatei num comentário mais acima.
      Acho que há dois motivos principais: Imóveis caros para a renda da maioria da população e dificuldades para financiar, tanto que a grande maioria dos financiamentos são para casais e por conta também disso alguns casais relutam em se separar, mas aí é outro assunto.
      O outro motivo é que em muitos lugar a oferta de imóveis está relativamente grande e isso ajuda mais ainda a parte desses imóveis ficarem encalhados.
      No caso de imóveis comerciais, mesmo em cidades pequenas não precisa muita coisa pra um imóvel custar 1 milhão ou mais, aí fica realmente difícil.

      Excluir
    2. Continuando: Já que você citou o IBGE acho interessante fazer uma observação. Há dados disponíveis de renda per capita e esse é um dos indicadores mais inconclusivos que existem. em municípios ou regiões com renda per capita boa, onde a renda média do trabalhador é baixa.
      Tem muitos municípios pequenos no Brasil que tem boa produtividade agrícola, mas a renda média do trabalhador assalariado é baixa. Ou seja, no fim das contas são municípios pobres (com maior parte da população pobre), que é o que faz falta para movimentação da enconomia.
      Fora os endividados.
      O Brasil tem sua economia amarrada.

      Excluir
  6. No momento estou guardando dinheiro para a compra de um carro e me coçando para não torrar toda essa poupança em títulos IPCA +6%. Taxas muito boas sabe-se lá até quando!

    Comprar imóveis em leilão parece algo bem arriscado mas com grande potencial de dar um bom retorno. Se puder vai atualizando aqui o decorrer dessa história, parece que há boas chances de que a sua compra tenha sido acertada.

    Abraço!

    ResponderExcluir