segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

"Surgiu uma oportunidade" - Terreno no Interior - Parte 2

Fala, netos do nosso Brasilzão!!!

A história continua... Parte 1 aqui

Após muita conversar com (ameaças da) minha mulher, fiz uma proposta 200mil abaixo do preço pedido.


Obviamente a proposta não foi aceita. A contraproposta veio com 50k de desconto. Eu respondi que nesse valor não havia interesse e agradeci a negociação.

Quase que instantaneamente, recebi a mensagem do corretor perguntando se eu não conseguiria melhorar um pouco minha proposta q ele conversaria com o dono.

2 pontos muito curiosos: O ser humano reage a incentivos & conflito de interesses.

Como o corretor é remunerado? Sobre um percentual da venda do imóvel. Desta forma é interessante que o negócio saia, mesmo que por um preço menor, pois um percentual sobre algo menor é melhor que percentual algum. Vejo uma assimetria interessante a favor do comprador. Me falta experiência para saber explorá-la.

Outro ponto, esse bem desgastante. Chegando a um acordo no preço, quero usar meu FGTS para uma compra à vista. Meu gerente do banco não sabe como fazer! O corretor não sabe como fazer! Liguei para um número da caixa, me mandaram ligar para outro número, liguei para esse segundo número, mandaram ligar para o primeiro. Liguei para o primeiro, novamente, e caiu em fila de espera e ninguém me atendeu. Novamente, o que é mais interessante para os bancos: deixar sacar FGTS numa compra à vista, ou empurrar um financiamento junto? Quanto aos corretores não saberem, acredito q seja falta de experiência mesmo.

E vcs, netos? Fazendo ou recebendo propostas indecorosas?

Alguém sabe como sacar FGTS para aquisição de imóvel à vista?

Bora lá!!!

2 comentários:

  1. Muito interessante usar o FGTS para comprar imóvel a vista, nunca tinha pensado nisso. Quando descobrir como usar, conta pra gente aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, Anon, véi.

      Liguei para um numero da Caixa, me mandaram pra outro, liguei pro outro me mandaram voltar pro primeiro, voltei pro primeiro, não atenderam.
      Conversei com meu gerente de banco, ele me pediu 1 dia pra responder, no dia seguinte respondeu que não faz, só financiando.
      Mandamos mensagem pro gerente do banco da minha mulher, falaram que somente a Caixa faz isso.
      A auxiliar da corretora que está vendendo a casa disse que o gerente da Caixa que assessora ela disse que era pra eu falar com o gerente do meu banco.

      Ta um ping pong. Jogando no google dizem que é possivel pagando uma taxa de 3200 (achei 1 site só falando disso).

      Ninguem sabe direito como orientar. (ou não querem fazer o dever deles).

      Triste!!!

      Mas quando eu souber eu conto aqui sim.

      Abs!!!

      Excluir