segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Renata Barreto x Nathalia Arcuri + Metas financeiras para 2022 + Sommelier de blogs da finansfera

Fala, netaiada, tudo bem?

Deixa eu deixar aqui meus 2 dedin de prosa em alguns assuntos.

Colocando meu jaleco de sommelier de blogs, existe um perfil relativamente famoso na minha bolha dentro da bolha da finansfera, muito pelo valor já alcançado como também por ser uma mulher (pelo menos é assim como ela se identifica em seu blog), algo menos comum de se encontrar no mundo das finanças. Venho/vinha acompanhando as suas postagens, mas notei que a minha vontade de ler os seus posts foi diminuindo. Refletindo cheguei às seguintes causas do por que do meu desinteresse:

  • Pouco conteúdo técnico, ela investe basicamente em SELIC e pouco em outras classes, e qd ela investe ela fala pouco dos investimentos;
  • Crescimento inorgânico, ela ganha muito bem e economiza muito, como ela fala, dos 3,3MM mais de 80% foram aportes, nesse ponto eu tiro o chapéu e parabenizo, mas aliado ao item de baixo fica difícil de engolir;
  • Muito conteúdo sentimental, o sofrimento de economizar/investir 1 milhão de reais em apenas 1 ano. Po##a... eu ganho bem, mas nem chega perto de 1 milhão ao ano, quanto mais economizar 1 milhão ao ano e ficar chorando pitangas...
Por favor, não encarem como críticas negativas ao blog acima, esses são apenas elementos do por que um blog que fez 1 milhão ano passado perdeu a graça pra mim. Obviamente admiro a capacidade de ela monetizar o trabalho dela, bem como o foco na meta de alcançar a independência financeira (meta de 2MM USD). Isso é impressionante e louvável!!! Mas a narrativa que ela está traçando no blog, pra mim, ta chato. Entendo que seja a válvula de escape dela e que ela faz do blog dela o que ela quiser e eu não tenho nada com isso.

Qual a conclusão? reparei que tbm estou assim, usando meu blog às vezes como muro das lamentações e me afastando um pouco do conteúdo financeiro. Óbvio que essa parte mais sentimental humaniza e cria empatia nos leitores/seguidores, mas o bom da finansfera é a troca de experiências e reflexões no mundo das finanças/geração de patrimônio. Voltarei a postar mais sobre investimentos/finanças pessoais.

E por que dessa análise do blog alheio. Pois bem, meus 2 leitores, uma coisa que essa colega de finansfera falou é óbvio, mas aquele óbvio que me fez pensar. Ela disse que com a SELIC alta, será um bom ano para ela (patrimônio de 3,3MM, SELIC de 10%, 330k adicionais ao patrimônio até o fim do ano), e ajudará a ela atingir o 4o milhão mais facilmente. Essa previsibilidade de crescimento no patrimônio¹ me deixou pensativo: Qual a expectativa de crescimento do meu patrimônio? Poderia colocar essa expectativa como meta? (aqui eu fui inspirado pelo post de fechamento de ano do João Dinheiro).

Sentei para fazer esse esboço: Vou pegar cada classe de ativo do meu patrimônio e aplicar sobre ela a respectiva expectativa de crescimento.
  • Caixa, Reservas em reais, Tesouro Direto, Renda Fixa Privada e Previdência vou esperar que rentabilize 10,25%;
  • Ações e Stocks; 6%;
  • FII e REIT; 5%;
  • Dólar (moeda e stablecoin) e crypto; 0%;
  • Imobilizado (Moto, Carro e Imóvel) também 0%.

Dos chutes acima, a RV não sei se pego histórico todo, ou dos últimos 10, 5 anos ou a mediana de estimativa de analistas para o ano de 2022. Nesse esboço vai 6% e 5% como chute inicial.

Dólar e crypto, por não saber a direção (para cima ou para baixo), coloquei zero.

O imobilizado é o que mais me incomoda, pois não o atualizar (pela fipe ou pelo índice de preços do zap), pode estar sendo muito conservador, mas tbm me incomoda ver um ganho patrimônio sem saber se de fato o mercado pagaria o que eu to "bookando".

Dadas essas considerações, temos a figura abaixo.



O leitor mais atento e afeito a definição de meta, sabe que ela tem que ser atingível e para ser atingível, vc tem que ter algum controle sobre ela, e o que está representado na tabela e na teoria acima são fatores basicamente exógenos. O que o investidor tem poder sobre é a sua capacidade de poupar e investir. Óbvio que estudo e experiência o farão realizar uma melhor alocação de capital, mas isso é um capítulo mais avançado. Vamos fazer primeiro o bê-a-bá.

Para isso, preciso de uma estimativa de receitas e despesas para o ano. E agora vem o embate feminino do título deste post. Renata x Nathália. Duas lindas mulheres. As duas concordam que em finanças pessoais RECEITAS - GASTOS = Aumento de Patrimônio. A primeira defende foco na receita, seja expert, tenha um HH bem valorizado, gaste seu tempo em como fazer mais e mais dinheiro e não fique de picuinhas com os gastos (só óbvio que não pode se descontrolar). A segunda é mais mainstream, foco nos gastos, corte o máximo que puder, seja econômico, "Compre roupa de segunda mão em brechó".

As duas estão certas! Não não estou em cima do muro, nem dizendo que vc tenha que fazer os 2 ao mesmo tempo. As duas tem seu público, bem como as pessoas pensam diferente, tem estímulos diferentes e mesmo uma mesma pessoa pode passar pelas duas como se fosse fases. Inclusive isso aconteceu comigo. Vindo de família classe media-baixa, ter as contas certinhas nem é um dever, é a base da pirâmide de Maslow, rs. Mas a fase que eu mais consegui acumular capital, foi qd eu deixei de lado o controle no centavo dos meus gastos e foquei em crescer dentro da minha empresa, quando veio a minha primeira promoção. Depois de 1 ano trabalhando que nem corno e evitando loucuras com a grana, tomei um susto com meu patrimônio, isso a uns 6 anos atrás, tinha passado dos 500k. Focar na receita foi muito bom.² 

Hoje, para fazer esse esboço de metas, peguei minhas contas, e fiz as entradas e saídas. Não consegui a precisão de antigamente, peguei as maiores rubricas. 



Como podem ver, fiz aqui uma conta de padeiro, e tenho 40% da minha renda comprometida, dando um potencial de investimento de 60%. Outro ponto interessante é que para atingir a meta de investimentos no ano, devo investir mensalmente 17.500. Algo impossível com meu salario líquido de 18.000. Logo dependo muito dos recebimento não mensais (bônus, 13o e férias) para atingir a meta.

Descoberto meu potencial de investimentos, vamos traçar a estratégia para este ano:



Confesso que o mantra "a bolsa brasileira está barata" "a bolsa brasileira está barata" está me tentando aportar um pouco no Brasil. Mas em que??? Minha estratégia de investimento hj é ETFs, e o BOVA11 me dá uma certa aversão... Talvez eu deva procurar mais sobre os outros ETFs da bolsa. Talvez eu pegue as blue ships que estão em promoção, mas na realidade eu sei q não sei fazer stock picking (este é um problema pelo qual vou passar nos FIIs).

Finalizando, minha expectativa de patrimônio fica:

(Clicando na imagem, acho que dá para visualizar melhor)


3MM !!! Excelente!!! Agora só falta combinar com os russos.

E vcs, netos? 

Curtiram a crítica ao blog alheio? rs

Curtiram a visão Nathalia x Renata?

Gostaram da forma de calcular estimativa de patrimônio? Curtiram como tracei as metas de aporte para este ano?

Bora lá!!!

¹Amantes da RV não possuem este prazer da previsibilidade. Somos mais próximos de apostadores.

² Aí veio o casamento, e uma esposa que gosta um pouco mais de conforto (curiosamente ela tem uma origem mais humilde que a minha) 

12 comentários:

  1. Curti demais o racional para definição das metas. E curti mais ainda a comparação Renata x Nathalia. Não sei porque, mas sempre gostei mais de "ganhar mais" do que "gastar menos". haha... Pelo menos para mim, sempre funcionou muito bem quando precisei me alavancar.

    Obrigado por compartilhar!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande PR!!! Seja bem vindo!!!

      Valeu aí pela mensagem, grande abraço!!!

      Excluir
    2. PR, esqueci de perguntar, como funciona essa sua estratégia de alavancagem?

      Excluir
    3. Fala, Neto.

      Eu opero alavancado em ações. Minha carteira de ações não é fundamentalista (por enquanto) e está 100% alocada baseada em análise técnica. Se é pra ter uma parte da carteira investida em alto risco, que seja com um dinheiro separado exclusivamente para isso.

      Pra mim, que tenho o salário baixo, operar alavancado me faz ter um pouco de esperança com minhas metas kkk. Por isso disse que eu gosto de "ganhar mais" do que "gastar menos". Lembrando que faço isso só porque tenho um portfólio bem diversificado, caso contrário não teria bolas para alavancar nada.

      Vou ver se consigo explicar melhor num post do meu blog.

      Abraços!

      Excluir
    4. Perfeito, PR.

      Cara, quem sou eu para aconselhar alguém? Não sei sua idade, nem a sua capacidade de poupar todo mês (mentira sei sim ta no seu blog), seus custos mensais e muito menos suas aspirações, mas talvez o blog do idiota possa te dar uma "calma" e mais esperança. http://oinvestidoridiota.blogspot.com/

      Não tem praticamente nada no blog dele, só a goteira aberta e o balde enchendo. Fazer patrimônio é encher balde com conta gotas (se ninguem ja falou essa frase, vou assumir que eu sou o autor, rs) Os aportes dele realmente não são de alguém que ganhe pouco/tenha salário baixo, mas foi um pinga pinga de uma década que fez ele ter um patrimônio razoável! Talvez te motive!!!

      E outra, estou no aguardo do seu post sobre sua estratégia de alavancagem!

      Abração!

      Excluir
    5. Valeu pela dica do Blog do idiota, Neto. Vou acompanhar.

      Obrigado pela força, mais uma vez.

      Sigo acompanhando seus posts!

      Abraços!

      Abraços!

      Excluir
  2. Ficou bem legal o post!

    Acho que uns 80% dos blogueiros de finanças usam seus blogs em algum momento como se fosse um muro das lamentações, não tem jeito, e até ajuda a humanizar o conteúdo, conforme você escreveu. Agora, ficar escrevendo só desabafo atrás de desabafo acaba ficando chato bem rápido...

    Legal o seu raciocínio para definir as metas. Todos os seus gastos variáveis estão no cartão de crédito (incluindo lazer)?

    Porque o BOVA11 te dá aversão?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mago.

      Sim sim, usar o post como válvula de escape ok, mas muito mimimi é chato. Ainda bem que é relativo, e pode ter pessoas que gostem desse estilo.

      Quanto a pergunta do cartão de crédito, então como falei, isso foi um esboço, que modéstia a parte, acho que ta bem perto do que eu faria em definitivo. Mas te respondendo, sim, tento jogar todas as contas pro cartão, restaurante, roupa, remédio e uso pouco dinheiro e pix (vc acabou de me lembrar da diarista que é recorrente e pago no pix 160x4 (ou x5) = 640 (ou 800) reais no mês). Então sim, a conta do cartão é uma boa referência/chute inicial para as demais rubricas de gastos.

      Aversão ao bova11 acho que foi pesado demais... Tinha uma explicação/análise boa dele no blog do viver de renda, mas ta fechado :( ... desculpa não dar uma explicação mais técnica de cabeça, mas o ibovespa volta e meia atualiza a forma de calcular seu índice (vide efeito OGX), o que me leva a crer que eu possa ter de novo mudanças de metodologias no meio da caminho. Posso estar falando algo errado, me corrijam, mas prefiro efts passivos que sigam referenciais mais estáticas e simples.

      Mas dada a sua pergunta, vou anotar aqui no meu caderninho (todo list) estudar melhor o BOVA11.

      Valeu, Mago, Abração!!!

      Excluir
  3. Neto,
    Elas estão fazendo o básico! Não que o básico seja ruim. Mas o povo não faz o básico, e elas acabam mostrando que de certa forma, o básico já é muita coisa.
    Acho que primeiro devemos focar nos gastos, ou seja, se equilibrar financeiramente, pois com dívidas altas é difícil ter cabeça para raciocinar outras coisas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, C&P, esse é o caminho natural. Mas muitas pessoas tem a dificuldade de dar esse segundo passo para focar na receita. E esse é uma lacuna que a Renata preenche.

      Abs,

      Excluir
  4. Nossa amiga IFM segue a todo vapor. Já está indo pro quarto milho! A Nathalia Arcuri eu assisti bem no começo. É como disseram, é o basico do basico. Depois fui pra outras fontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia Arcuri, nunca acompanhei... mas qd o youtube/algoritmo me oferece um vídeo dela com um conteúdo/título interessante eu clico (às vezes sou fisgado na verdade, rs).
      Ser empregado, pagar as contas e "sobrar" 1 milhão por ano para investir, realmente, é para MUITO poucos... meus sinceros parabéns e admiração a quem consegue.

      Excluir