sábado, 30 de abril de 2022

Patrimônio - 04/2022 - R$ 2.734.178,00 [R] (ou) USD 550,136.00

Netos e Netas,

Nenhum fato anedótico ou tragédia distante que tenha acontecido em abril me vem a cabeça neste momento.

Nesta temporada de fechamento de patrimônios e carteiras, segue minha humilde contribuição.


Mais um recorde em reais, obvio que foi devido aos aportes, mas dessa vez o recorde em USD não acompanhou. A desvalorização do BRL "destruiu" mais de 20k do meu patrimônio em USD. (recorde em reais, perda grande em USD, dificil viver nesse multiverso) 
Tbm foi o mês das loucuras com os aportes e estou tentado a fazer loucuras com o patrimônio.

Revisei minha meta de aportes, estava saqueando a acéfala reserva de oportunidades, os saques foram num total de 115,5 k BRL até esse mês e nesse mês ainda teve vencimento de um título de renda fixa de 25k BRL. Estes valores foram distribuídos nas metas de aplicação e o total a ser aplicado este ano que era de 210k e pulou para 289k hoje está em R$429.500,00. Segue a tabela de acompanhamento:


aahhhh.... mas neto.... vc ta mudando muito sua meta...

Meu leitor fiel cumpridor de leis e acordos, admito, queria ter acertado de primeira, mas não consegui. Mas, ter a meta está me ajudando muito a gastar com investimentos e menos em tentações, o famoso "eu mereço". Mesmo seguindo a meta meio descoordenado, eu nunca afrouxei ou a revisei para baixo. Ela continua de 210k de dinheiro novo, explicado neste post, e os demais aumentos são "apenas" mudanças de classes/tipos dentro do meu patrimônio/plano previdenciário.

1) B3 - O Preço/lucro e as palavras do CFO da companhia dizendo que a meta é pagar na forma de dividendo 60% do fluxo de caixa operacional para os próximos anos foram o canto da sereia (no sentido de hipnotizante, se é furada ou não, o tempo dirá) que me fizeram comprar mais 170 ação da maior petrolífera brasileira. Entra amigo do Guedes, entra general, entra novo presidente, e nada de controlar (agressivamente) o preço... toma paridade internacional (com umas semaninhas de atraso) na "veia" do brasileiro. Tudo se encaminha para ser uma supervaca leiteira. Sempre lembrando que no Brasil em 7 dias muda tudo, em 7 anos não muda nada.

Mas, repensando o portfólio como um todo, vai demorar para eu comprar mais uma ação stock picking, alias estou com vontade de limpar meu portfolio... acho que nunca divulguei aqui, mas tenho mais de 30 ações em carteira... vontade de fazer uma faxina e focar em BOVA11 (ou suas irmãs).

2) Dólar - Olhando o quanto gastei/investi (é gostoso gastar com investimentos) no mês, minha impressão era que dólar tinha sido MUITO mais!!! foram só 8K BRL... maior parte do mês com o dólar abaixo de 5 e eu deixei passar essa put* oportunidade.

Agora é lamentar até o chope de fim de sábado e partir pra maio!!!

3) Stocks - assim como o Dólar, tbm achei que tivesse enchido mais o carrinho... mas, no apagar das luzes, meio que me redimi. Ontem um câmbio de 25K USD bateu na minha novíssima conta da Interactive Brokers e ta lá parado (os 5k USD de caixa em dólar da tabela do meu patrimônio são basicamente eles). Quero aportá-los em ETFs de acumulação sediados na Irlanda. Para isso estou devorando os vídeos do Otávio Paranhos (que está seriamente cotado para roubar o lugar do Fabio Holder e ser meu youtuber/influencer favorito, mas lhe falta carisma pra ser uma estrela do youtube).

4) FII - Se houve descontrole por falta de mais aportes em dólar e em stocks, aqui foi um semi descontrole. Um, na linha do pote de ouro, do qual eu não me arrependo, e outra, essa eu fiz mas muito na dúvida se deveria ter feito ou não, subscrição de URPR11 e HGLG11. (não estão sensibilizados esse mês nem na meta de aportes nem em patrimônio uma vez q a liquidação será mês q vem)

Se eu já achava barato FOF ativos (com gestão ativa) com 20% de desconto (0,8 p/vp), imagina encontrar fundos passivos com quase o mesmo desconto???

Coloquei na carteira 150 ITIT11 (fundo passivo de tijolo que busca replicar o índice TEVA) e 1300 KISU11 (fundo passivo tijolo + papel que busca replicar um índice da suno). Gostar eu não gosto de fofs, mas, a famosa pergunta, a que preço??? Não sei o ponto de equilíbrio, mas hj os considero bem baratos, a ponto de assim como ações, estou pensando em me desfazer de algumas posições em FII e focar nesses 2 FOFs passivos. (assim como ações, acho que nunca falei que tenho quase 20 FIIs em carteira.

Quanto às subscrições, me parece uma boa ideia tanto por estar abaixo do valor negocial, quanto pra não ser diluído... HGLG11 é elogiado por todo mundo (consenso de mercado é perigoso), mas URPR11 começa a ficar muito desequilibrada na minha carteira, subscrição atrás de subscrição, o carrego dele ta sendo ótimo, mas, do nada, pode ter uma tungada no à vista... Gestor tem que ser bem bom pra cuidar de 1 bi de patrimônio de dívida B e C!!! #NaTorcidaPorEles 

5) Crypto, esse aqui foi um descontrole "consciente". Consciente, não por saber que estava descontrolado, mas sim, por que, como eu queria o tal cartão green da crypto.com, estava ciente do que tinha q ser feito, ponderei e fiz... O que eu não reparei é que eu estava montando minha carteira de criptos, digamos, muito devagar. Compra 26 mil reais em cronos ($CRO) numa tacada só, deixou essa cripto com uma relevância de mais de 50% da minha carteira.... uma criptomoeda/token de segunda ou terceira categoria (segunda, vai?). Essa falha de falta de visão holística me chateou... foi um erro estratégico... deveria ter feito consciente disso... mais umas cervejas pra esse sábado a noite!!!

6) Previdência - Na mesma, postergando sem remorso ou preocupação.

7) Renda fixa - Então, com o vencimento de um título de renda fixa, uma posição que tenho deixado de lado, juntando com o fato de ter nascido em 1983, tudo me fez pensar que talvez seja a hora de começar a pensar nela.

Tenho que parar de pensar só em acumular e começar a pensar em como sacar essa grana na aposentadoria.

Traçar uma meta pra me aposentar até os 50 anos e comprar RF para esse vencimento? 

Vamos pensar... Vai ser nada de debenture... Tesouro Direto? Uma RF privada pra dar uma pimentinha? Se bem que ja tenho RF privada pra caramba nos meus FIIs de papel.
 
Tenho que pensar...

Essas foram as aventuras dos aportes de abril. A loucura que eu to pensando em fazer em relação ao patrimônio, eu já praticamente contei acima: "liquidar" minha posição de ações e migrar pro BOVA11 ou similares e liquidar meus trocentos FII e ir pra KISU11 e ITIT11, nessa dos FIIs, a hora é agora.

E vc? Netos? Como foi patrimônio/carteira de vocês em abril?

Como foram de aportes?

Vcs sabem por que ITIT11 e KISU11 estão operando abaixo do VP? (se souberem me contem)

Alguma de suas criptos em carteira está incomodando vcs?

Qual fundo irlandês vcs têm?

1/3 do ano se passou!!!

Bora lá!!!

8 comentários:

  1. Como dizem no forum do Bastter, "ora, ora, encontramos um [REMOVIDO]". Também adoraria me aposentar aos 50... Vamos ver o que o futuro nos reserva! Se depender do INSS, acho que nunca chegaremos lá, pois não duvido que o negócio entre numa espiral de a cada 5 anos ter uma nova reforma e ir só aumentando a idade mínima, de modo que ao menos uma geração fique com essa "cenourinha do burro", sempre a 5 anos de se aposentar mas com a idade mínima sendo postergada. Também não duvido que uma hora alguém vai , com uma canetada, decretar que não importa o quanto você contribuiu, só vai receber 1 salário mínimo. Enfim... não conto com isso mesmo... por isso invisto todo mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li o seu texto sobre o staking de criptos e o cartão da Exchange... muito complicado pra mim. Parabéns por entender o assunto!

      Excluir
    2. Grande Mago,

      quando falo em me aposentar, longe de mim estar me referindo ao dinheiro do inss. Estou me referindo a atingir um lean fire, um flex fire ou mesmo fire (não tão jovem assim, rs) com meu próprio patrimônio que se confunde (corretamente) com meu plano previdenciário. Dinheiro do inss é upside, quando vier, espero ja estar fire. rs

      Excluir
    3. Quanto ao cartão, estou ainda no capítulo introdutório!!! Tenho um longo caminho de aprendizado.

      Faça aquilo que te der paz e não tire seu sono. Hj o token $CRO ta caindo 10% em dólar... há aprendizado mais baratos com certeza... rs

      Grande abraço!!!

      Excluir
  2. Bom dia Neto! Parabéns pelos aportes! Eu tenho 2 fundos irlandeses clássicos -IWDA+EIMI. Investi muito pela influência do Otávio Paranhos mesmo. Os vídeos dele são excelentes! É um bom momento pra entrar pois caíram muito nos últimos meses (meu IWDA está com queda de 20% até agora). Só aconselho a ir devagar nós aportes pois com essa guerra e aumento de juros nos EUA pode haver mais quedas pela frente. Eu pessoalmente não gosto de fundos/ETF que replicam a Bovespa. Nosso mercado tem muito lixo junto com as boas empresas e isso limita a valorização da Bovespa no longo prazo. É só ver que no longo prazo a bovespa muitas vezes perde até pro CDI. Se está te incomodando manter uma carteira própria de ações, sugiro escolher uns 2-3 fundos de ações de gestoras consolidadas que aderem a sua filosofia e se complementem entre si e deixar o valor em fundos ativos de ações. Acredito que seja uma melhor estratégia(minha opinião, não recomendação). Sobre os FIIs já acho que esses fundos que seguem carteiras recomendadas melhores...apesar de gostar de ter o controle da minha carteira de FIIs...rsrs Sobre RF, tem muitas otimas opções no mercado...taxas superiores a IPCA+4% líquido pra todo lado. Eu pessoalmente mesmo estando fora da minha alocação objetivo continuo aumentando minha RF (no futuro conserto a alocação com os ativos que forem vencendo). No mais , ótimos investimentos e que o mercado se estabilize um pouco (não custa desejar, apesar de saber que a partir de agora o mercado vai respirar dia e noite eleições...)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VVI.

      Cara, isso de vc falar que CDI e IBOVESPA é a mesma coisa, juntando com a teoria do Otavio Paranhos que não faz sentido se expor muito ao Brasil por ser apenas 1% da economia do mundo, me faz pensar realmente em reduzir bastante exposição em bolsa brasileira... Bem destacado... vou pensar sobre isso.

      FII realmente to apaixonado por esses fofs passivos (vc sabe se temos mais deles no mercado?)

      Renda fixa, acho que não tem muito o que errar/inventar. Uma parte em pós e outra em pré... minha maior duvida é o melhor vencimento para a pré.

      No mais, obrigado pelos parabéns!!!

      Abs

      Excluir
  3. Show. Sou teu fã. Roubei teu modelo de planilha pra controlar minhas finanças.. hahaha

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, PR, andou sumido.

      Eu tento controlar todo o patrimônio, e encará-lo como meu plano previdenciário... Fique a vontade para "roubar", rs, fazer melhorias e adequá-lo a sua realidade.

      Grande abraço.

      Excluir