domingo, 3 de abril de 2022

Proventos de 2021 + Evolução Patrimonial

Proventosos netos e netas,

Apesar de saber que o montante de pagamento de proventos em si não deve alterar o valor do ativo - uma vez que o provento é debitado da cotação do ativo, sendo assim um resgate compulsório - admito que existem 2 fatores por trás que estão me fazendo olhar para eles de forma diferente: um sobre a empresa e outro sobre o investidor.


A empresa que paga bons dividendos recorrentemente tende a ser uma empresa que já passou pela fase de crescimento, se consolidou no setor e chegou na fase de "sobra" de caixa que vai para o acionista em forma de dividendo. O esperado é uma queda na cotação pela "correção" do crescimento esperado e  aumento do DY.

Ao passo que, apesar de o passado comprovar/insinuar que o futuro é melhor pra quem investe em RV, fazer aportes periódicos e não ver seu patrimônio crescer ou até mesmo assisti-lo diminuir por meses, anos (ou décadas 😱😭) exige MUITO sangue frio do investidor, e o problema é que não somos sangue frio 100% do tempo. Nesse momento, os proventos (dividendos, JSCPs, rendimentos) vêm dar uma acalmada no psicológico, bate um confortozinho "pelo menos to vendo algum fruto dos meus investimentos" e nos ajuda a seguir na nossa estratégia!!!

Tem pessoas que não conseguem ter essa paz nem com os proventos, preferem a colocar 80%+ de seu patrimônio em RF e marcar as atualizações do patrimônio na curva!!! (se levar até o vencimento e não apostar em títulos CCC- tudo bem pra mim, siga em frente).

Aproveitando o embalo do IR (e inspirado em alguns bloggers da finanferas), resolvi fazer meu gráfico de proventos do ano passado:

Como nunca foquei em empresas de dividendos e meus aportes em FII foram muito pequenos dps do meu péssimo timming no final de 2019, meus proventos mensais, frente ao meu patrimônio, ano passado é relativamente pequeno - deve melhorar um pouco esse ano com investimentos em FIIs.

Como já estava com a mão nos dados (e de novo inspirado pela praxe da finansfera de publicar a evolução patrimonial), aproveitei e fiz o gráfico da minha evolução patrimonial (mensalmente publico  foto do mês, nunca um gráfico com todos os meses).


Como já comentei em outros posts, em 2016 eu foquei loucamente no trabalho, consequentemente reduzi meu tempo em gastar dinheiro, e acabei ganhando e economizando bastante. Mas controle controle mesmo do patrimônio só fui começar a fazer ano passado (confesso que ainda acho que dá pra melhorar muito) com o início desse blog (período em vermelho no gráfico).

O período anterior (em cinza) não tinha uma metodologia definida, nem constante, nem separação em classes de ativos, eu simplesmente entrava nos bancos em que tinha conta, nas corretoras em que tinha posição, no meu inss, somava com minha casa e meu carro e, voilà, tinha meu patrimônio daquele dia.

Olhando o gráfico acima, chego a seguinte concusão: fazer o blog está me dando azar!!! 😂😂😂, pois, visualmente, estou com um crescimento médio nesse período inferior ao do período passado!!! 😭😭😭

Melhoro o controle, pioro o resultado!!! Ironias do destino!!! rs

E vcs, netos? Focam em proventos? Gostam de proventos?

Como está a evolução patrimonial de vcs?

Bora lá!!!

6 comentários:

  1. Também fui um dos "péssimo timing". Comprei FII bem durante 2019 e antes da Covid mesmo. É uma das decisões de que me arrependo. Faz parte. Fica o aprendizado. Enfim, 2016-2019 foi um período bom em todo tipo de mercado. Os últimos anos têm sido mais complicados mesmo. Fez muito bem em focar no trabalho por um bom tempo. Aporte e tempo são o principal. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso msm, A.,

      Mas não eu não fico arrependido por errar timming, fico só triste mesmo. rs

      Arrependido eu fico qd eu sei o que estou fazendo e fraquejo e deixo me levar descaradamente pelos vieses. Ou qd me engano achando q eu sei, mas no final, eu sei que to racionalizando ou arranjando uma desculpa.

      Timming não é obrigação acertar de quase ninguém.

      Excluir
  2. Impossível acertar o timing consistentemente, a não ser que você esteja no nível do pessoal que manipula o mercado, mas até esses podem ser surpreendidos de vez em quando. Pessoas normais geralmente só acertam o timing na sorte ou comprando todo mês (alguma vez vai acertar, outras vai errar... faz parte do jogo)

    ResponderExcluir
  3. Neto, parabéns pela evolução.

    A receita para vencer o timing é aportar sempre.

    sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande João Dinheiro, blz??w

      Sim aportes recorrentes tem um lado psicológico muito forte e, contraintuivamente, tbm se mostra mais acertado que acertar timming.

      Exceção feitas aos grandes traders (que são raros dentro do high level do mercado financeiros e estes não vendem curso), mas pra investidor pessoa física, executor de plano previdenciário tem que ser pinga pinga ali todo mes nos seus ativos.

      O único problema que eu vejo é que o aporte recorrente deveria ser nos mesmo ativos. Tem ativos na minha carteira desde antes da pandemia que não re-aporto!!!

      Valeu, garoto!!!

      Excluir