terça-feira, 31 de maio de 2022

Patrimônio - 05/2022 - R$ 2.688.398 (ou) USD 568,372

Netos e netas,

Não tivemos recorde de patrimônio esse mês.

Segue o acompanhamento dos aportes (ainda não tive saco pra recalcular as metas devido a minha perda salarial):



É, pessoal, uma mistura de felicidade e tristeza...

Tristeza por que dos R$ 88.346 que faltam ser aportados, isso dá R$ 12600 por mês pelos próximo 7 meses. Uma meta bem desafiadora. Acho que meu principal erro na estimativa foi considerar 4 mil reais de gastos pessoais por mês. Vou fazer o levantamento, mas certamente deu bem mais. E, aliado a isso, 12k/mês já seria uma meta desafiadora com meu salário anterior de 18k, com minha redução para 15k fica MUITO desafiador.

Mas, Neto, vc ta comparando com a meta não ajustada. Vc mesmo disse que precisa ajustar a meta, dado q a original foi calculada com 18k de salário. Com 15k fica mais viável.

Eu sei, meus queridos 3 leitores fiéis, eu sei... mas dentro de mim existe aquele netinho arrogante que ainda nutria uma esperança por atingir a meta mesmo ganhando menos... Talvez eu faça uber nas horas vagas... (zoando, pra tirar a diferença de 3k por mês no uber acho q precisaria rodar bastante, ainda mais meu carro que não tem gás).

Nas contas de padeiro (preconceito com os padeiros #PadeiroFobiaNão), se eu vou perder 3K por mês por 8 meses, isso daria 24k.  Tirando 24k da meta, cai pra 64k que faltaria aportar. Isso dá R$ 9.200,00/mês pelos próximos 7 meses.


Mas estou feliz, senhores, feliz em ver que um planejamento despretensioso, até que ficou bom, e me ajudou muito a acompanhar meu patrimônio. A meta original era investir R$ 210.000,00 de dinheiro novo (se manteve nas outras versões da meta de investimento, mas adicionada das mudanças de classe de ativo). Como falta 88K, quer dizer que já investi 122k de dinheiro novo esse ano!!! Cara, isso é uma puta conquista... poderia ser melhor, poderia, mas vamos olhar o copo meio cheio!!!

Termino aqui minha breve reflexão, e àqueles ainda acordados, convido a olhar os comentários de cada campo da meta a seguir.

1) B3 - A nova tentação é liquidar minha posição em B3 e focar no investimento neutro. Brasil sendo 1% da economia mundial, aliado a cada dia mais me certificar de que não serei um bom stock picker no curto/médio prazo estão me empurrando a fazer essa medida drástica.

2) Dólar - Considero q comprei bem esse mês, aproveitei as quedas abaixo de R$ 5,00

3000 reais ao preço de R$ 4,77 (comprei BUSD na Binance)
610 reais ao preço de R$ 5,02 (comprei USDT na Bybit) - ok ok essa não foi abaixo de 5... malditas taxas da ByBit

3) Stocks -  Minha nova obsessão: VWRA. Contei no meu último post como foi minha primeira compra na IB e como o Deus do Sardinhas me protegeu. Pois bem, neste curtíssimo prazo, vem dando bons resultados, rsrsrsrs #FelicidadePueril


Comemorar resultado com 10 dias do aporte!!! A que ponto chegamos???

4) FII - Ainda em dúvida sobre se FII são bons investimentos, ou se reúnem o lado ruim da RV (quedas bruscas que podem causar danos irreversíveis ao valor da cota) sem o lado bom (beira o impossível a cota de um FII porrar pra cima) sem o lado bom da renda fixa (o rendimentos não são constantes mês a mês e podem até não existir em alguns meses). Mas ainda gostando deles pelo conforto mental do pinga pinga.

Este mês tive uma conversa muito boa com o Bilionário do Zero, iniciada num post dele sobre fii, que rendeu um breve estudo interessante feito por ele no post seguinte. E até o investidor inglês entrou na história com mais 1 post sobre o assunto. Só não gostei muito que ele roubou minha carteira de FOFs ativos sem me dar os créditos!!! rs (Seguem as provas)



Como ele prometeu um post comentando sobre estes fundos, eu irei perdoa-lo. rsrsrsrs

Meus investimentos este mês em FII foram:

URPR11 27k de subscrição
HGLG11 6K de subscrição
ITIT11 10K e
KISU11 11k 

5) Criptos - Empolgado com o inverno cripto, fui às compras de BTC.

5000 reais ao preço de 159.000
5000 reais ao preço de 145.000
5000 reais ao preço de 140.000

Minha carteira atingiu os 50 mil reais (a quantia que deixou o VDR milionário, rsrsrs), mas eu tenho muito pouca pretensão em mudar de vida com este investimento. Cripto raiz vc tem que pegar no início e ter uma multiplicação de 50.000%. Minha carteira em cripto serve mais para saciar meu FOMO e espero multiplicar por umas 3 ou 5 vezes.... nada que me fará fugir da finansfera e/ou largar o trabalho.

6) Previdência - Postergando sem pressa, não fiz ainda o dever de casa de ler sobre a previdência da Vitreo que investe no mercado mundial.

7) Renda Fixa - Ta com toda cara que será o bode expiatório quando eu revisar minha meta de investimento. 

E é isso!!! 

E vcs, Netos? Maio foi bom para vcs?

Muitas quedas? Alguma classe de investimentos te salvou?

Alguma mudança de rota nos investimentos?

Conseguiram ter uma conversa produtiva na finansfera com outro bloqueiro?

Deixem seus comentários!!!

Bora lá!!!

PS: acabaram de cobrar um dívida de 131,40 reais.... fiquei com preguiça de atualizar o post... segue pra desencargo de consciência.

8 comentários:

  1. Boa tarde Neto! Parabéns pelo resultado! O que importa é manter os aportes e seguir o plano! Acho estranho bons FIIs não retornarem acima da inflação no longo prazo uma vez que os aluguéis normalmente são corrigidos pela inflação...A taxa de adm teria que ser muito alta ou o fundo fazer muita besteira na gestão ativa pra entregar menos que a inflação no longo prazo...mas pessoalmente ainda mantenho uma alocação baixa (cerca de 12%) dada essa dúvida...Sobre fechar a RV BR, acho que o mercado é cíclico e por isso pode ser que a B3 performe melhor nos próximos anos que o SP500...é só ver que a pouco tempo o SP500 estava em seu máximo histórico e a B3 tem sofrido bastante nos últimos tempos...acredito que não seja uma boa hora de sair da B3...
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, vvi

      " Acho estranho bons FIIs não retornarem acima da inflação no longo prazo", me perdi um pouco, de onde vc tirou essa informação?

      Quanto a RV BR, sempre haverá um oportunidade que renderá acima da média mundial. o problema é identificá-la. Mas sim, posso ter "exagerado" ao falar em zerar... algumas ações bem descontadas devo deixar em carteira, pra fazer a famosa fezinha, rs, uma das intenções de "zerar" é fazer um saneamento de carteira. tenho muitas ações compradas por "dicas" de youtube. Me proibi de vendê-las antes para parar de gira patrimônio... foi um aprendizado que tive.

      Valeu, pelos comentários!!!

      Excluir
    2. Boa tarde Neto! Foi mal, quando você apontou que tinha dúvidas sobre FIIs misturei seu questionamento com a de um outro blog sobre os FIIs não trazerem nem a inflação como rentabilidade...lembro de novo seu post vi que fiz confusão mesmo...rsrs. Eu pessoalmente gosto de fazer essas limpezas quando o mercado está alto, mas é logico que tem empresas e empresas (não vale a pena esperar com empresas que estiverem perdendo fundamentos). Uma opção atualmente é trocar essas ações por outras ações de empresas boas e baratas...vendendo na baixa pra comprar outras empresas na baixa sempre é uma boa, além de permitir que você registre o prejuízo para compensação futura no IRPF...Grande abraço!

      Excluir
    3. Bom dia, VVI.

      Tentar acertar timming realmente é bem complicado, (tanto para entrar como para sair). Dps posta aqui esse estudo q fii não ganha de inflação, pf.

      Abs,

      Excluir
  2. Mesmo com a queda, seu salário ainda é muito bom. Tenta cortar alguns supérfluos para dar uma compensada na perda de poder de aporte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mago, vc tem toda a razão... Aqui estou apenas externando uma frustração por não cumprimento de planos e metas, longe de mim estar me fazendo de coitado. Tenho plena consciência que estou melhor que um percentual grande da população brasileira. Felizmente a finansfera tem maturidade pra isso, e não vejo comentários lacradores por aí.
      Essa parte de rever os custos é o famoso "é óbvio mas precisa ser evidenciado". Vc está certo novamente, estava só olhando para reduzir os aportes. Mas uma revisão dos custos faz sentido nessa hora sim.

      Valeu, véi!!!

      Abs,

      Excluir
  3. Neto, muito bom o seu resultado esse mês.

    O mês de maio foi positivo para mim, e venho conseguindo superar a minha meta de R$ 5 mil de aportes por mês.
    Eu fujo de previdência privada como alguns políticos fogem dos eleitores ou do trabalho. Não gosto do produto, e vejo as taxas pesarem muito na rentabilidade.

    Até 2019, não gostava muito de FIIs. Mas venho aumentando a participação na minha carteira, e hoje tenho mais de R$ 100K investidos nessa classe de ativos.

    Como é um produto relativamente novo (os fundos direcionados para público em geral mais antigos tem cerca de 10 anos), a gestão tem muito que melhorar. Gosto bastante do CSHG, da Kinea (não tenho nada deles na carteira ainda) e da VBI. XP e BTG são grandes, mas são extremos, com fundos muito bem geridos numa ponta e algumas "encrencas" na outra ponta, o que me faz não gostar muito deles. A transparência e os relatórios de algumas gestoras precisam evoluir bastante ainda, fora as emissões caras ou com valor abaixo do Valor Patrimonial.
    Considero os FIIs como um equivalente a "nadar no raso", ficando no meio termo entre renda fixa e ações em termos de variação de preço. Não vai multiplicar por 10x, mas escolhendo fundos diversificados, dificilmente o valor vai a zero. E com certeza a renda mensal é muito boa para quem está na fase de acumulação, para reinvestir os proventos e fortalecer o efeito dos juros compostos.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala, JD

    Meu maio não foi muito feliz em ações não. Bom que o seu foi.

    Quais encrencas são essas da XP e do BTG?

    Abs.

    ResponderExcluir