sexta-feira, 24 de junho de 2022

início no Backoffice + Livro da vez + ZOOM + MGLU3

Bibliófilos netos e netas,

Alguns livros me perseguem. Este, em particular, me incomodando muito, pois, talvez, seja meu maior símbolo de procrastinação. Estou a 14 anos tentando ler esse livro!!!

  
O ano é 2008, saio do meu trabalho como engenheiro e entro no backoffice de uma asset por indicação de um amigo.

Hj vejo como fiz várias coisas erradas. Destaco 2 grandes erros devido a uma grande virtude:

Virtude:
Ser muito competente no que faço! Consigo executar coisa mais detalhadas e complexas que a média.

Meus erros:

Marketing: estava eu e o excel, realizando coisas que qd eu saí precisaram contratar 3 juniores, mas ninguém sabia... só eu e o excel. Cheguei a tocar o back do maior fundo (em cotista, em patrimônio, em qtdd de ativos) e um fundo quant ao mesmo tempo, fato inédito na empresa... que eu pensei q eu estivesse mandando bem. Eu sabia que eu trabalhava bem. Meus pares sabiam que eu trabalhava bem. Mas... meu chefe e os donos da asset não sabiam disso... é o famoso, está fazendo apenas o seu dever.

Aprender novas habilidades: eu era tão auto confiante nos meus conhecimentos e habilidades técnicas q tive muita mas muita mesmo dificuldade de aprender conceitos de economia e finanças. Eu poderia fazer a correlação entre 2 ativos, mas não conseguia entender o conceito de margens e ROCEs. De novo, minha habilidade de fazer as demandas e problemas dentro das minhas expertise tinha encontrado sua limitação. Tudo tinha que caber na minha euristica de resolver problemas. Até então eu estava indo muito bem (na vida), mas neste emprego, eu quebrei a cara. Tinha a poucos metros de mim CFA, traders e gestores cheios de conhecimentos que eu nunca tive. E não sabia ir lá conversar com eles para aprender. Eis que entra o livro na história.

Ele estava lá na estante, com outros poucos, era a 3a edição traduzida.


Peguei para lê-lo umas duas ou três vezes, nunca consegui avançar. Sempre tento ver meus erros e onde posso melhorar, sem me fazer de vítima das circunstâncias. Aqui reconheço minha mente/espírito fechado a novas idéias, mas não consigo me recriminar pela falta de tempo. Rotina de Backoffice de asset enxuta é bizarra. Se vc é back e consegue fazer CFA, ou vc ta num back privilegiado, ou eu te admiro pra caralho.

Saí da empresa, voltei a ser engenheiro até ter a chance de ir para a área financeira da minha empresa (ano de 2016). De novo tive contato com o marrrdito. Dessa fez era a quinta edição pdf piratex (edição vermelhinha) em inglês na rede da gerência.



Novamente não passo da página 80.

Ano seguinte (eu acho) sai a 6ª edição, com o dolar abaixo de R$ 4,00, pago uns 300 reais no livro texto e no livro de exercícios. Os 2 objetos de decoração mais caros da minha estante!!!



E ano, algoritmo me sugere a sétima edição em português, por um preço, digamos, acessível...

Vou lá e compro pra minha coleção!!! rs

E, mais uma vez, inicio a leitura.

Logo no prefácio, vem a primeira ideia q me deixa pensativo. É uma conclusão sobre a bolha das pontocom q se aplica as demais bolhas.



Transcrevendo: Assim, os lucros antecipados extraordinários representados pelos preços das ações durante a bolha da internet nunca se materializaram, pois nunca surgiu uma "nova economia".

De imediato lembrei do ferro que estou tomando com a Magalu. Um papel que caiu 70% e logo em seguida caiu mais 70%.

Também lembrei do ZOOM (assim como o teams é tipo um skype, só q na hora certa).

Ambas essas empresas cresceram na pandemia, e muitos apostaram que elas iriam capitaliza a nova economia pós pandemia (o novo normal). Só que... não se concretizou.

O caso da zoom é bem interessante, pois eu acompanhei a história em gráficos q chegavam ao meu whatsapp (e que tive grande dificuldade em reencontra-los no Google... fiz só em consideração aos 4 leitores que sempre me acompanham).

Primeiro: comparação "covarde" com empresas de aviação


Seguido do curioso caso de uma empresa de mesmo nome tbm disparar nas bolsas (os "investidores" confundiram o nome das empresas!!!)
 
 


Seguido da volta para o Velho Normal (ou a economia como ele é)


E, claro, click baits "por q q a ZOOM está tão barata???"

#NãoÉSóNoBrasil

Conclusão: nota mental: se um dia eu voltar a fazer stockpicking, ser bastante cético com teorias/narrativas de empresas que depende de uma mudança na economia e na forma com as pessoas agem (os 2 são mutável, mas o homem médio -ou abaixo da média se ele for youtuber ou blogueiro -  adivinhar qual empresa que vai conseguir melhor monetizar isso, beira astrologia).

E aí, Netos? Qual livro vcs estão demorando 14 anos para terminar?

Em qual tese dependente de mudança de comportamento vcs estão apostando? (paleta mexicana? frozen de iogurte?)

O Novo normal de vcs tbm está igual ao velho normal?

Bora lá!!!

2 comentários:

  1. Interessante a sua história. Na mimha estante eu tenho o The Wealth of Nations, do Adam Smith, já há 11 anos e nunca passei da página 100... e eu estava traduzindo. Comprei bem barato na livraria Saraiva, lembro de ter pago somente 17 reais! Um dia tomo vergonha na cara e termino de ler (mas acho que não vou mais fazer a tradução dele hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa mago... Agora q vc falou isso, devo ter uns livros de machado de assis e comprei e nunca tirei do plástico... devem estar ainda na casa dos meus pais!!! rs

      Excluir