terça-feira, 15 de março de 2022

Destinei uma porcentagem do meu IR para Fundos da Criança e do Idoso #Filantropia

Caridosos Netos e Netas deste Brasil

Descobri que é possível - e muito fácil - destinar até 3% do meu IR para fundos da criança e do idoso ainda este ano na declaração deste ano.

Vejam como eu fiz.

Eu faço a declaração completa (essa destinação só pode na completa).

Cliquei em "Doações Diretamente na Declaração", e apareceram 2 abas: uma para o fundo da criança e do adolescente e outra para o fundo do idoso.


Ao clicar em "Novo" de cada uma das abas, aparece a esfera administrativa para qual vc quer destinar seu imposto, (vou ilustrar com a municipal por ser mais completa).
Eu vi que é interessante deixar essa parte da declaração por último, pois o programa de declaração calcula o máximo restituível que se pode destinar para cada um dos fundos (em todas minhas simulações deu o mesmo valor).

Ao criar essa destinação, meu imposto a restituir aumentou no mesmo valor (R$ 154,53 neste exemplo).

'Como assim, Neto??? A grana vai para o fundo que eu doar e ainda vou ganhar mais por isso???'

Com certeza não, meu espantado leitor. Então eu imprimi os respectivos DARFs e paguei os valores de, neste exemplo, R$ 154,53 cada um


É como se eu fizesse uma doação hoje e a receita me devolvesse tudo que doei junto com minha restituição. Por isso é uma destinação e não uma doação. É um jogo de "soma zero" (eu sei eu sei, como tem dinheiro no tempo, eu emprestei dinheiro pro governo hoje, e ele vai me devolver junto com minha restituição tudo aos juros de rentabilização da restituição, que, se não me engano, é a SELIC do período, mas não sei fazer esse cálculo na vírgula).

'Mas Neto, esses são fundos administrados pelo executivo municipal, eu não confio na administração deles'

Pois bem, meu leitor de incredulidade justificável, o IR é um tributo do Governo Federal, seu dinheiro já não te pertence mais. Aqui vc pelo menos está carimbando parte dele para o Município, ou Estado de sua preferência, ou carimbando a destinação no Governo Federal.

'Mas minha declaração é simplificada'

Pelo que li, não dá pra fazer isso na simplificada.

'Mas tenho imposto a pagar não a restituir'

Não tem problema, o mecanismo é o mesmo. Eu pagaria esse DARF dos fundos em separado e pagaria menos no DARF principal.

Avisos importantes (alguns óbvios, mas o óbvio às vezes precisa ser dito):

- Os valores acima são chutados no programa e, infelizmente, não representam a restituição deste humilde neto;
- Se vc for fazer essa destinação, PAGUE O DARF!!! Não pagar esse tipo de DARF é pedir pra cair na malha fina.
- Isso foi o que eu fiz, se vc quiser fazer lembre-se que vc é responsável por sua declaração de IR, qq erro é por sua conta e risco (inclusive se escrevi algo errado acima);
- Se vc for fazer essa destinação, PAGUE O DARF!!!
- Doações feitas diretamente a esses fundos ou a outras instituições de caridade possuem tratamento diferentes, este exemplo serve apenas para doações realizadas no momento da entrega da declaração clicando no "doações diretamente na declaração".
- PAGUE O DARF!!!

O próximo passo como bom cidadão é fiscalizar o poder público para a correta utilização do nosso dinheiro (confesso que desconhecia a existências desses fundos, dei uns googles e pelo visto a informação não é muito fácil de se encontrar, mas... bora lá pesquisar e entendê-los).

E vcs netos? Conheciam essa modalidade de doação/destinação?

Vão destinar essa graninha para o Federal? Estadual? ou Municipal?

Segue um videozinho do itau explicando como era essa destinação no ano passado (idêntica a desse ano, ao meu ver)

Bora lá!!!

4 comentários:

  1. Legal Neto! Já havia ouvido falar nessa opção, mas nunca tinha visto exatamente como fazer. Pena que tem apenas duas opções. Poderiam ter outras instituições possíveis...Espero até a próxima semana já deixar a declaração avançada.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, VVI, véi!!!

      Seguinte, ACHO que é possível realizar doações ao longo do ano para instituições cadastradas e ter um abatimento na declaração do ano seguinte. Aí seria uma ONG talvez cuja administração vc confie mais, ou tenha um trabalho mais ligado a uma causa social que combine melhor com vc.

      Vou dar uma estudada e te aviso.

      Abs!!!

      Excluir
  2. Parabéns, Neto. Não conhecia.
    Fazer doação é bacana. traz um sentimento muito bom.

    ResponderExcluir