sexta-feira, 25 de março de 2022

Falsos Gurus + Sommelier de vídeo de Youtube

Inestimáveis netos e netas, vou divagar um pouco hoje.

Estava eu surfando nos vídeos do YouTube, eis que me deparo com um vídeo de qualidade bem questionável (tem um inseticida no armário aberto ao fundo), mas que é agradável pelas exemplificações e pelo sarcasmo.




vídeo descreve o roteiro de diversas ações de marketing digital

Roteiro:
1o Passo, para atrair a atenção, venda sonhos (receitas altas para seu empreendimento, viagens, compras caras), claro seguido do famoso "Clique no link abaixo"

O clique direciona para um presentinho (ebook, aulas gratuitas, webnário) para prender ainda mais atenção e gerar ainda mais dúvidas

Gere "empatia". Ta na hora da história triste no qual  seu passado é mesma posição em que os compradores estão agora.

Para vender cada vez mais caro, mude o mindset  (alias, há todo um vocabulário por trás). Dinheiro é abundante, logo, o comprador pode pagar mais caro.

Se livrar da culpa pelo fracasso do método vendido, pois a culpa é 100% do comprador!!! (só depende de vc)

Faça parecer fácil

Lote de depoimento de ex alunos ou conhecidos repetindo tudo o que vc falou.

Finja escassez para criar o senso de urgência (poucas vagas, tem que se inscrever hj, etc etc)

Passo final, desfrute os lucros, mas mantenha as pessoas presas (compras recorrentes / culto de seguidores).

Pode parecer historinha repetida e conhecida, mas está sempre funcionando, pois tem toda uma teoria que suporta essas técnicas. Para quem estiver com tempo, deem uma olhada nesse podcast.

O problema dos gurus da internet é que eles pegam técnicas, gatilhos humanos para uma finalidade muito rasa (do ponto de vista da sociedade, pois do ponto de vista do vendedor é isso mesmo) e ficam com fama de fúteis.
Dentro do mundo ideal, líderes usam essas técnicas naturalmente (ou estudam para isso) para alcançar objetivos mais nobres, dando um real significado para os feitos dos seus liderados.
O que me incomoda é que esse papinho cansa e desgasta, e quando for usado para algo sério, talvez já não tenha o mesmo efeito.

Curioso como pequenos detalhes podem fazer crescer rapidamente, ou destruir rapidamente. Exemplo: 2 personagens, que aparecem no vídeo, usaram a mesma narrativa. Ambos venderam o trajeto de começar com 1.000 reais e chegaram a 1 milhão de reais. Ambos não tiveram 999 mil reais de rendimento em cima do 1 mil inicial, eles foram aportando até chegar no 1 milhão, tendo a parte da rentabilidade pequena relevância. Um ainda é uma super referência, Thiago Primo Rico Nigro, a outra é sinônimo de copywrite que deu errado, a linda Betina.

Saindo um pouco da venda de cursos e teorias que estão em livros de 20 reais, Outro personagem que me vem a cabeça é o Marcelo Vips, deixo aqui o vídeo de uma entrevista recente com ele. Ele é o prenda-me se for capaz brasileiro. E as produções da Netflix do golpista do Tinder e o inventando Ana. (Acho que estou numa vibe golpista ultimamente).

No mais, é sempre bom conhecer essas técnicas para não ser fisgado para produtos ruins. O bom e velho Bastter já dizia: o bullshit é tentador, fuja do bullshit, ele é feito com técnica, nínguem é imune ao bullshit.

Na outra mão, sempre gosto de consumir um ou outro produto gratuito para ver se consigo extrair algum aprendizado ou me faça confrontar ou confirmar algum conhecimento que ja tenho.

E vcs, netos? São caem facilmente na lábia de vendedor?

Ou são vcs os bons de lábio que conseguem vender cobertor na praia?

Já mandaram alguma mentira clássica pra conquistar aquela garota na night?

A minha era ser fotógrafo da National Geografic e ficar contanto história de que estava na África fotografando zebra e girafa bebendo agua no rio com jacaré. Funcionava (às vezes)!!!

Bora lá.

12 comentários:

  1. Seu blog me lembra o estilo dos blogs da velha blogsfera. E não poderia deixar de comentar sobre o nome do blog, Neto Financista do Velho Barreiro é um nome bem original.

    Com relação ao post, o que posso dizer é que Youtube é um grande meio de vida e redes sociais também.
    É a nova TV aberta, com a única diferença da pessoa poder escolher o que quer ver.
    Mas tem um monte de canal fajuto, click baits, enrolação e muito papo furado. Acho que entre canais de Youtube de forma geral tem uns 20, 30% de bons canais, fora isso é encheção de linguiça para todo o gosto.
    Quem quer ser enrolado por pseudo empreendedores, pseudo investidores, pseudo religiosos, teóricos de conspirações das mais variadas, fora os canais que não tem nem foco nenhum, o Youtube se tornou o lugar certo.
    E o que mais chama a atenção é como os seguidores desses canais muitas vezes os defendem com unhas e dentes.
    Não é atoa que vários Youtubers estão com a vida financeiramente ganha e tantos outros ganham mais que bons profissionais de várias áreas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô, Anon... Boa noite!!!

      Essa sua percepção "Seu blog me lembra o estilo dos blogs da velha blogsfera" tem um pouco a ver com a minha tbm. Acho que as pessoas da minha idade, ou já alcançaram seus objetivos e saíram ou enjoaram de blog... eu concluo que cheguei bem atrasado a blogsfera (atual finansfera, rs)

      Essa parte de defesa do seu guru favorito tbm me impressiona. Q nem aquele caso dos piramideiros de cabo frio lá no Rio de Janeiro... Fizeram passeata e tudo pelo cara!!!

      Valeu pelo comentário, abs!!!

      Excluir
    2. Eu conheci a blogsfera em 2012 e na época haviam alguns blogs que mesclavam boas análises sobre investimento e economia com assuntos do cotidiano e reflexões sobre a vida.
      Eu gostava daquele estilo, a blogsfera/finansfera praticamente acabou, embora ainda existam alguns blogs daquela época. Todos os assuntos tratados pela blogsfera estão hoje no Youtube e isso ajudou na diminuição do público daqui, mas gosto da "independência" que a blogsfera tinha e em partes ainda tem.

      Excluir
    3. Fala, Anon,

      Cara, queria ter vivido essa época, na verdade, não sei se queria não, rs, pois foi uma época bem difícil, a bolsa andou de lado, caindo de 2012 até 2016... aí ficar discutindo teorias de investimentos com seu patrimônio só reduzindo é complicado.

      O ponto do youtube tbm concordo, diminui tanto o público consumidor como o público criador de conteúdo, pois aqueles que buscam a fama é muito melhor no youtube.

      Grande abraço!!!

      Excluir
  2. Neto,
    Tem uma frase que li não sei aonde:
    Na corrida de busca ao ouro, ganhou dinheiro quem vendia pá!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, C&P,

      Eu conheço essa frase do Modern Ware fare, aquele que tem uma fase uma fase polêmica na Rússia e uma que se passa numa favela Rio de Janeiro, (acho que é call of duty modern war fare II, algo assim).

      Mas eu acho os gurus piores, pois as pa e picaretas são ferramentas. Os gurus na corrida do ouro venderia técnicas para cavar mais rápido, tendo mais determinação que os outros e acordando mais cedo. No limite, venderiam como identificar terrenos cheios de ouro. Em todos os casos, se vc não achasse o ouro, a culpa seria sua por não ter se empenhado. rs

      Excluir
  3. Realmente o "papo de vendedor" foi levado para o próximo nível com youtube e redes sociais.

    O que o Bastter falou é verdade, por mais que você se arme com defesas mentais, alguma coisa do bullshit vai passar, que nem água infiltrada... Como diz aquele meme do Garfield (não sei porque fizeram com o Garfield, vai entender...): "you are not immune to propaganda"

    Nunca assisti nada do primo rico, mas tenho curiosidade... ele é "sério" mesmo ou ele é mais um vendedor de ilusões? Eu sempre costumo ser o "do contra", o anti-modinha, então geralmente se "está todo mundo seguindo o primo rico", eu tendo a no mínimo desconfiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Mago, extrapolaram no "papo de vendedor"!!!

      Assim como no coach. Eu sempre liderei minhas equipes no trabalho ensinando os mais novos a fazer no detalhe e os deixando "livres", mas sempre supervisionados comigo intervindo quando necessário. Me julgava um gerente-coach. Mas atualmente esse termo está muito desgastado. Vergonha de me auto denominar coach.

      Valeu, garoto!!!

      Excluir
    2. preciso participar desse papo aqui kkkk

      realmente existem termos que conseguimos impregnar com uma percepção negativa. Além de coach, coloco mindset na lista kkkk

      mesmo que tenhamos bons usos, agora precisamos encontrar sinônimos para não parecer que somos como os casos que citou no post.

      Excluir
    3. Mindset ainda não me incomoda, devo ter ouvido pouco!!! rs

      Excluir
  4. Neto, tudo certo?
    Post, interessante e divertido.

    Realmente lembra o grupo clássico da finansfera kkkk

    conheci seu blog agora, mas tenha certeza que agora tem mais um companheiro de aventuras ahahaha

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, PI, blz?

      Seja bem vindo. Espero que goste dos posts... vamos conversar aqui nos comentários!!!

      "Realmente lembra o grupo clássico da finansfera kkkk" não sei por que, mas realmente fico feliz com isso. valeu!!! Mas a garotada nova vem com tudo. Eles serão os verdadeiros FIREs.

      Abs!!!

      Excluir